Primeiro voo do ano com brasileiros expulsos dos Estados Unidos está marcado para dia 27.
Uma aeronave decola da cidade de Mesa, no Arizona, faz uma parada em Manaus e encerra a viagem em Confins em Belo Horizonte.
Os brasileiros expulsos dos Estados Unidos serão embarcados no dia 27 de janeiros na aeronave Boeing 737-400 da SwiftAir, que decola da cidade de Mesa, no Arizona, e faz uma parada em Alexandria, na Louisiana, antes de seguir para o Brasil. A chegada acontece com uma parada técnica em Manaus, por volta das 13h, antes de seguir para Confins (Belo Horizonte), onde o voo SWQ-3314 pousará às 19h.
Não há informações de quantas pessoas estarão a bordo, mas a aeronave que fará o voo tem capacidade para até 150 passageiros. Sabe-se, contudo, que o avião não voa com toda sua capacidade por motivos de segurança e que os deportados são algemados aos assentos durante todo o percurso.
Os Estados Unidos têm registrado um número-recorde de imigrantes tentando acessar o país por sua fronteira com o México e o governo do Presidente Joe Biden tem sido cobrado sobre tomar medidas que mitiguem o risco de um desastre humanitário e sanitário. Nesse contexto, e após muita pressão, Biden visitou a região de fronteira pela primeira vez desde que assumiu a Casa Branca.
Apesar de não ter interagido com os imigrantes ilegais, Biden teve algumas trocas com as equipes que trabalham nas fronteiras e prometeu tomar medidas de acolhimento, sendo a maior parte delas visa aos nacionais de países em situação política instável ou ditaduras, como Venezuela, Cuba, Haiti e Nicarágua.
Enquanto isso, para pessoas de outros países, os processos de triagem pouco devem mudar e eles devem acabar deportados. Ao longo do governo Biden, dezenas de voos foram realizados para diversos destinos na América Latina, incluindo o Brasil, que viu uma intensificação no processo de deportação ao longo da pandemia.
.