Janeiro Seco: Já pensou passar 31 dias sem álcool?
A campanha Janeiro Seco começou no Reino Unido para estimular o controle do consumo de álcool e se espalhou pelo mundo. Ainda dá tempo!
O início do ano é um período de recomeço e muitas pessoas aproveitam esse momento para traçar novas metas em prol de um estilo de vida emocional, profissional ou saudável. Você sabia que parar ou diminuir o consumo de álcool é um dos objetivos mais comuns?
Nesse sentido, a ONG britânica Alcohol Change United Kingdom criou a campanha ‘Dry January’ ou ‘Janeiro Seco’, para incentivar as pessoas a não ingerirem bebidas alcoólicas durante um mês.
Afinal, 31 dias de sobriedade podem até ajudar a reduzir a bebida em longo prazo: um estudo de 2016, publicado na Health Psychology, descobriu que seis meses após o final do Janeiro Seco, pessoas que haviam participado do movimento (mesmo aquelas que não se abstiveram por durante todo o mês) relataram beber menos por dia, menos dias por semana e ficar alcoolizadas com menor frequência.
Uma pesquisa da Universidade de Sussex, na Inglaterra, descobriu que as pessoas que participaram do Janeiro Seco em 2018 relataram níveis mais elevados de energia e peso corporal mais saudável. Elas também sentiram menos necessidade de beber álcool, mesmo vários meses depois de participarem da iniciativa.
De acordo com uma pesquisa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), 42% dos entrevistados no Brasil relataram uma alta na ingestão da substância. “O álcool é uma substância tóxica para o organismo humano, e pode provocar doenças mentais, cânceres, problemas hepáticos (como a cirrose), alterações cardiovasculares (com risco de infarto e acidente vascular cerebral), e diminuição da imunidade, além de favorecer a desidratação, a inflamação e o acúmulo de líquidos”, diz a médica nutróloga Marcella Garcez.
Benefícios
Para quem exagerou no consumo de bebidas alcoólicas no final do ano e quer se lançar no desafio, que tal trocar a bebida alcoólica por uma limonada, água com gás gelo e limão ou sucos naturais?
Adquirindo esse costume alimentar, a pessoa vai observar que o corpo desincha, portanto perde peso. A pele fica mais hidratada e melhora a aparência. Acabam as ressacas e uma série de situações prejudiciais aos órgãos internos.
Além disso, também é um período para reflexão sobre as prioridades da vida e no que as bebidas alcoólicas podem atrapalhar na reconstrução dos projetos, relacionamentos, alimentação, pois o álcool tende a tirar o foco da prioridade.
Meu depoimento
Comecei no último dia 02 de janeiro – e vou seguir os 31 dias, mas a ideia é extender. Paralelo a esta decisão de não ingerir bebidas alcoólicas, também refis o meu cardápio para obter uma alimentação mais saudável. Depois eu conto como foi esta experiência.
Informações e foto: Internet