No Dia do Rio, estudantes aprendem a importância do reflorestamento nas margens e nascentes
Alunos fizeram o plantio de árvores em uma área de preservação permanente na região de Três Lagoas; ação foi organizada pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o IAT
Comemorado nesta quinta-feira (24), o Dia do Rio foi marcado por uma ação especial da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o IAT (Instituto Água e Terra), envolvendo alunos da Escola Municipal João da Costa Viana e do Colégio Estadual Arnaldo Busato, em Três Lagoas.
Eles participaram de uma aula a céu aberto sobre a importância das árvores e do reflorestamento para as margens e nascentes de rios, compreenderam os benefícios da mata ciliar e da proteção dos recursos naturais. A atividade foi encerrada com um plantio de árvores a beira do Córrego Vitória, uma área de preservação permanente do município.
Para a professora da escola João da Costa Viana, Janaina Proença, as aulas práticas são essenciais para fortalecer os conteúdos desenvolvidos em sala. “É a primeira vez que este grupo de crianças faz o plantio em uma área fora da escola, mas as atividades sobre o meio ambiente são desenvolvidas o ano todo em todas as turmas. Visitamos este espaço antes e vimos a necessidade do reflorestamento neste local. Vamos continuar sensibilizando nossos alunos para que nossos rios sejam protegidos”, disse.
Os amigos João Carlos e Nicolas, do 2º ano, estavam empolgados com o plantio de diferentes espécies. “As árvores deixam o rio mais forte e daqui uns anos ele vai ficar limpo, com peixes, e vai dar pra tomar banho nos rio”, disse Nicolas.
Conforme explicou o diretor de arborização da Secretaria de Meio Ambiente, Marcos Silva, o local foi escolhido por ser uma área degradada, mas que a partir de agora será totalmente reflorestada. “Estamos plantando hoje 30 mudas de diferentes espécies e nos próximos meses, toda essa área será reflorestada com mais de 200 árvores”, afirmou. O plantio é uma compensação ambiental por conta do prolongamento da Avenida Safira, ou seja, as árvores que precisarão ser suprimidas serão replantadas neste espaço e também no horto municipal.
O Dia do Rio foi instituído com a finalidade de alertar as pessoas para a escassez da água e a preservação do meio ambiente.