Turismo Pet Friendly já é uma realidade em Foz do Iguaçu
Em Foz do Iguaçu, alguns hotéis já estão preparados para receber a família completa.
Viajar com pets está se tornando um hábito cotidiano. Para receber ‘os amiguinhos turistas’, que vem junto com os humanos viajantes, os hotéis se adaptaram para atender os dois públicos. Em Foz do Iguaçu ainda não é muito corriqueiro ver turistas saindo do avião, ônibus ou carro com seu pet querido, mas o Hotel Bella Italia, por exemplo, já destinou uma ala exclusiva para hospedar famílias com seu animalzinho de estimação.
Para o funcionamento correto para que todos possam conviver em perfeita harmonia, foi criado alguns protocolos como ter somente um pet por apartamento e consultar a disponibilidade, além, é claro, apresentar o cartão da vacina atualizado e o hotel hospeda somente pet de pequeno porte, como cachorro, gato e no máximo até 08 kilos. “Nosso protocolo também preza pelo bem estar do animal, então pedimos para não deixá-lo só no apartamento e pedimos que o hóspede traga o kit higiene, medicamento se necessário, manta e caminha”, anuncia o gerente comercial, Sidiclei Moura.
Vários outros hotéis de Foz do Iguaçu também são Pet Friendly, como o Vivaz Cataratas Hotel Resort que pede para os turistas não deixar seus pets nas áreas sociais, pois o resort possui uma ampla área externa com mata nativa onde podem brincar, correr e rolar. Os amiguinhos precisam andar na coleira e ter vacina atualizada e o hotel cobra uma taxa de hospedagem desse pequeno hóspede.
Onde eles não podem ir
Nem todos os atrativos turísticos de Foz do Iguaçu permitem a entrada dos pets e isso é perfeitamente explicável, pois são ambientes naturais na sua grande maioria. O que isso quer dizer? Que lá dentro tem outros animais e que não são de estimação ou adestrado, como é o caso do Parque Nacional do Iguaçu, que tem os quatis à solta e o Parque das Aves que o nome por si só, já explica.
O que fazer com o pet?
Em Foz do Iguaçu tem hotéis para pets. Esta é uma boa opção para os tutores que vão turistar pela cidade, já que nem todos os passeios podem ser acompanhados pelo animal de estimação. Nestes hotéis tem hospedagem e profissionais para cuidar o tempo todo e ainda oferecem serviços como banho e tosa e clínica veterinária. Outra alternativa são os aplicativos que oferecem os mesmos serviços com boa qualidade.
Quero viajar com meu Pet
Uma pesquisa realizada pelo site Hoteis.com revelaram que 82% dos entrevistados pretendem viajar com seus animais. Outra pesquisa realizada pela Decode, mostrou que a busca on line pelo termo “hotel pet friendly” cresceu 238% durante a pandemia.
Informações do Booking.com revela que 46% dos brasileiros vão escolher o próximo destino de férias baseado no quão Pet Friendly ele é. Filtro “Aceita pets” é o terceiro mais usado na seção de comodidades do Booking no Brasil.
Os cachorros são a maioria
Os cachorros são os principais animais domésticos no Brasil. Segundo a Abinpet, dados de 2021, o Brasil tem 55,9 milhões de cães. Isso é mais que o dobro da quantidade de gatos, que ocupam o segundo lugar na lista.
Desde 2015 dados do IBGE já relevaram que temos mais cachorros do que crianças nas famílias, estatística que está crescendo, pois, os números de adoções cresceram com a pandemia. Cães estão presente em quase metade das casas brasileiras.
Embora os gatos estejam ganhando espaço, e alguns deles viajando e saindo para passear com seus tutores, os cães ainda representam a esmagadora maioria entre os pets viajantes.
Texto: Silvana Canal
Fonte: Diário do Turismo
Foto: Internet
estou pesquisando locais para turismo em Foz e pretendo levar meu cachorrinho, no entanto, ainda parece bem atrasada a cidade nesse sentido.
Quase nada é Pet Friendly.
Faltou informações das outras atrações turísticas (usina de Itaipu, cataratas) se aceitam ou não pets…