Projetos da FIciencias 2022 são premiados
Encerramento foi realizado nesta sexta-feira (28), após cinco dias de atividades presenciais; melhores projetos receberam prêmios em dinheiro, além de troféus e medalhas.
Marcada por muita expectativa e emoção, a FIciências 2022 chegou ao fim na manhã de sexta-feira (28), com a cerimônia de encerramento e premiação dos projetos vencedores. Os alunos e professores de várias instituições públicas, federais e privadas do Brasil, Paraguai e Argentina, que participaram da 11ª edição do evento acompanharam o momento do anúncio dos ganhadores.
Depois de um longo caminho percorrido, de desenvolvimento e apresentação dos trabalhos aos avaliadores, foram premiados projetos de diversas categorias e classificação geral. Além disso, os três primeiros da classificação geral receberam premiações em dinheiro: 1º lugar: R$ 3.000,00; 2º lugar: R$ 2.000,00; 3º lugar: R$ 1.000,00.
Houve ainda, a divulgação do resultado do Hackateens que contemplou alunos com R$ 2.500,00 (1º colocado), R$ 1.500,00 (2º colocado) e R$ 1.000,00 (3º colocado) e professores com R$ 1.500,00 (1º colocado), R$ 1.000,00 (2º colocado) e R$ 500,00 (3º colocado).
Na classificação geral o vencedor foi o projeto: “Políticas Públicas para educação sexual e pobreza menstrual no Brasil: um estudo de caso em instituições de ensino no estado do Paraná – fase 2”, das alunas do IFPR (Campus Campo Largo), Ana Luiza Goularte da Silva, Jessica Fedalto, Julia Bianco, orientadas pela professora Angelica Colombo.
As alunas desenvolveram uma pesquisa exploratória sobre o conhecimento a respeito de contracepção e saúde menstrual em instituições de ensino médio integrado do Estado do Paraná. Como resultados, o projeto pretende identificar os índices de conhecimento sobre temas relacionados à saúde sexual e menstrual e verificar a eficácia de políticas públicas para a educação sexual no combate ao grande índice de gravidez na adolescência e também ao alto índice de vulnerabilidade menstrual.
Projetos que fazem a diferença
Ao visitar a feira, o diretor-superintendente do PTI-BR, general Eduardo Garrido, destacou o alinhamento da FIciencias com a missão do Parque Tecnológico em desenvolver ciência, tecnologia e pesquisa. “Nesta edição estamos conseguimos, após os dois anos de pandemia, estarmos juntos presencialmente para verificar tudo aquilo que nossas crianças, nossos jovens e adolescentes estão produzindo”, afirmou.
“Muitos projetos interessantes foram apresentados e que estarão fazendo a diferença na criação de soluções para a atender as demandas da sociedade. Ficamos felizes em poder fazer toda essa coordenação, juntamente com nossos parceiros, para que possamos cada vez mais incentivar esse tipo de iniciativa”, complementou o diretor-superintendente.
Talentos
Segundo Andrea Pavei Schmoeller, gerente da área de Ciencia e Educação do PTI, o evento é uma grande vitrine de talentos, emponderando os participantes e fortalecendo a confiança para desenvolverem estudos cada vez mais inovadores. “Procuramos despertar nos alunos o interesse por buscar novas respostas e novas formas de compreender melhor o mundo a sua volta. Além dos alunos, buscamos impactar também os professores, para que produzam pesquisas e ciência nas escolas, apresentando na FIciencias todo o conhecimento produzido”, destacou.
A Feira
Em 2022, a Feira de inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias) chegou a sua décima primeira edição. Realizada pelo Parque Tecnológico Itaipu e pela Itaipu Binacional, em parceria com 6 universidades: UEL, UEM, Unicentro, UFFS, UTFPR e Unila, o evento já se tornou tradicional em Foz do Iguaçu e região.
Após dois anos sendo realizada de forma virtual, nesta edição os alunos puderam expor presencialmente suas ideias e projetos em diferentes áreas do conhecimento. Conforme dados da organização, cerca de três mil pessoas visitaram a feira, que ocorreu entre 24 e 25 de outubro, com um total de 110 projetos expostos no Hotel Golden Park em Foz do Iguaçu.
A feira também contou com a FIciencias Kids, espaço para onde os pequenos tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos nos mais variados temas. Assim como o Hackateens, que desafiou estudantes (acima de 14 anos) e professores a desenvolverem ideias e soluções criativas para a educação.
A FIciencias segue a cada edição se consolidando como um dos principais eventos educacionais de estímulo à projetos científicos, com foco em produções de estudantes do ensino fundamental e médio, com espaço para ideias criativas e inovadoras.
Confira os trabalhos premiados
Confira a baixo a relação completa dos vencedores em todas as categorias da Ficiencias 2022 e Hackateens:
HACKATEENS
Professores
2º LUGAR
Projeto: Escool
Professores: Julio e Juliana
1º LUGAR
Projeto: É por você
Professores: Izabel e Raquel
Alunos
3º LUGAR
Projeto: HackStudy
Alunos: Joshua, Larissa, Maria Eduarda e David
Projeto: GPE – Guia de Estudos Personalizados
Alunos: Samantha, Gabriel, Caio e Júlia
2º LUGAR
Projeto: Dara
Alunos: Carla, Maysa e Bernardo
1º LUGAR
Projeto: Nivetto Education
Alunos: João, Emanuelli, Fernanda e Akkshayni
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
3º LUGAR
Nome do projeto: GREEN GO: GAMIFICAÇÃO ETNOBOTÂNICA DA IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS DO IFPR
Instituição de Ensino: IFPR – CAMPUS FOZ DO IGUACU
Cidade: Foz do Iguaçu
Orientador: Marcela Turim Koschevic
Alunos: Alana Brandão, Maria de Oliveira Becker, Nicolly Tavassi
2º LUGAR
Nome do projeto: DISPOSITIVO DE SEGURANÇA NO DESCARREGAMENTO DE CEREAIS BASEADO EM IMAGENS
Instituição de Ensino: IFPR – CAMPUS ASSIS CHATEAUBRIAND
Cidade: Assis Chateaubriand
Orientador: Luís Henrique Manosso Von mecheln
Alunos: Erika Vanessa Teixeira de Meira, Natally Stefany Ribeiro de Souza
1º LUGAR
Nome do projeto: SEED MOUSEPAD DE BAGAZO DE CAÑA DE AZÚCAR COMO ALTERNATIVA DE REFORESTAC
Instituição de Ensino: COLEGIO PRIVADO SANTA CECILIA
Cidade: San Cristóbal
Orientador: Julio Zarb
Alunos: Tayla Laysa Genovay Manthey
CIÊNCIAS HUMANAS
3º LUGAR
Nome do projeto: EXISTIA PUERPÉRIO NA IDADE MÉDIA? CONCEPÇÕES DE SAÚDE FEMININA NOS TRATADOS DE TROTULA DE RUGGIERO
Instituição de Ensino: IFPR – CAMPUS CAMPO LARGO
Cidade: CAMPO LARGO
Orientador: Júlia Glaciela Da Silva Oliveira
Alunos: Maria Jaszczerski e Thais Fernanda de Andrade
2º LUGAR
Nome do projeto: JOGOS DE RPG EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM ECOLÓGICA SOBRE A MATA ATLÂNTICA
Instituição de Ensino: COLÉGIO SESC EM SÃO JOSÉ
Cidade: Curitiba
Orientador: Stephanie Todesco
Alunos: Helloá de Carvalho e Lucas de Azevedo Branco
1º LUGAR
Nome do projeto: GÊNERO E CLASSE NA IMPRENSA FEMINISTA ARGENTINA DO SÉCULO XIX: UMA ANÁLISE DO PERIÓDICO ANARCOCOMUNISTA LA VOZ DE LA MUJER
Instituição de Ensino: IFPR – CAMPUS CAMPO LARGO
Cidade: CAMPO LARGO
Orientador: Júlia Glaciela Da Silva Oliveira
Alunos: Brayan Agio de Miranda Andrade, Kailaine Kovalski e Renata Chicalski
CIÊNCIAS DA SAÚDE
3º LUGAR
Nome do projeto: NANOTECNOLOGIA NA IMUNOTERAPIA PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER
Instituição de Ensino: COLÉGIO LONDRINENSE
Cidade: Londrina
Orientador: Estevao Junior, Murillo Bernardi Rodrigues
Alunos: Ana Szlachta, Gabrielle Panont Nakahara
2º LUGAR
Nome do projeto: REAPROVEITAMENTO DE ÓLEO DE COZINHA USADO NA FABRICAÇÃO DE VELAS REPELENTES DE INSETOS
Instituição de Ensino: VICENTE RIJO, C E-EF M PROFIS
Cidade: Londrina
Orientador: Ana Paula Gutmann, Joicy Alves Quintella
Alunos: Cesar Gabriel Rodrigues da Costa
2º LUGAR
Nome do projeto: EDUCAÇÃO ALIMENTAR DAS CRIANÇAS E APRENDIZAGEM CULINÁRIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Instituição de Ensino: IFPR – CAMPUS ASSIS CHATEAUBRIAND
Cidade: Assis Chateaubriand
Orientador: Celina de Oliveira Barbosa Gomes, Michelli Cristina Galli
Alunos: Julia Maria Neris
1º LUGAR
Nome do projeto: TELEMEDICINA: ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS E DESVANTAGENS DA SUA IMPLANTAÇÃO NA CIDADE DE LONDRINA – PR
Instituição de Ensino: NEWTON GUIMARAES, C E PROF-EF M
Cidade: Londrina
Orientador: Ana Paula Gutmann
Alunos: Beatriz, Luiza Alves da Costa Saffaro
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
3º LUGAR
Nome do projeto: DESPERDÍCIO 0
Instituição de Ensino: MARIO EVALDO MORSKI, C E PROF-EF M N
Cidade: Pinhão
Orientador: João Manuel de Lima
Alunos: Gustavo Marcelo, Kauany de Cássia Ferreira Ulisses
2º LUGAR
Nome do projeto: PROJETO ABASTECE
Instituição de Ensino: COLEGIO SESI AFONSO PENA
Cidade: São José dos Pinhais
Orientador: Ana Julia Donatti Foggiatto, Diego Nascimento
Alunos: Anna Julya, César Roque Filho, Maria Luiza Leme Soares
2º LUGAR
Nome do projeto: SE ESSA RUA FOSSE MINHA- ARBORIZAÇÃO URBANA
Instituição de Ensino: ERICO VERISSIMO, C E-EF M
Cidade: Cambé
Orientador: Eliane Stein, Luciana Panchoni
Alunos: Gabriela Stein Lemos, Gabrielle da Silva Sanches
1º LUGAR
Nome do projeto: PRODUÇÃO DE MICROALGAS Chlorella vulgaris E ANÁLISE DE SEU POTENCIAL
Instituição de Ensino: COLÉGIO INTERATIVA DE LONDRINA
Cidade: Londrina
Orientador: Leonardo Fernandez
Alunos: Giovana Proença Peixoto Souza; Fabio Luiz Ferreira Bruschi
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
3º LUGAR
Nome do projeto: EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS: O APROVEITAMENTO DE ALIMENTOS DESCARTADOS DE SUPERMERCADOS PARA A PRODUÇÃO DE EMBALAGENS BIODEGRADÁVEIS
Instituição de Ensino: NEWTON GUIMARAES, C E PROF-EF M
Cidade: Londrina
Orientador: Ana Paula Gutmann e Marcelo Birello Marchi
Alunos: Mariana Vilela Resende de Oliveira, Sofia Clara Godoi de Oliveira
2º LUGAR
Nome do projeto: FISHELEVATOR
Instituição de Ensino: IFPR – CAMPUS ASSIS CHATEAUBRIAND
Cidade: Assis Chateaubriand
Orientador: Olavo José Luiz Junior, Renato Guerreiro
Alunos: Nathani Cremon
2º LUGAR
Nome do projeto: OTIMIZAÇÃO DA EXTRAÇÃO POR ULTRASSOM DE COMPOSTOS BIOATIVOS DA PFAFFIA GLOMERATA
Instituição de Ensino: IFPR – CAMPUS UMUARAMA
Cidade: Umuarama
Orientador: Marcela Terhaag, Otávio Sakai
Alunos: Geovana Moreto de Brito, Renan Kenji Konishi
1º LUGAR
Nome do projeto: USO DO HIDROGEL DE FRALDAS USADAS COMO ALTERNATIVA DE MANUTENÇÃO DA UMIDADE DO SOLO
Instituição de Ensino: COLÉGIO LONDRINENSE
Cidade: Londrina
Orientador: Murillo Bernardi Rodrigues
Alunos: Joaquim Canhadas
ENGENHARIA
3º LUGAR
Nome do projeto: FIBER BLOCK: BLOCOS ECOLOGICAMENTE CORRETOS INCORPORADOS COM FIBRA DE VIDRO E POLIESTIRENO.
Instituição de Ensino: COLÉGIO SESI CURITIBA – CIC
Cidade: Curitiba
Orientador: Amanda Nacarato, Solange Coltro
Alunos: Luana Dallastra Soares, M. Micaloski, Thais Alves Lima
2º LUGAR
Nome do projeto: ISOBARK: COMPÓSITO SUSTENTÁVEL A BASE DE ISOPOR E CASCA DE ÁRVORE
Instituição de Ensino: COLÉGIO SESI CURITIBA – CIC
Cidade: Curitiba
Orientador: Amanda Nacarato, Solange Coltro
Alunos: Alana Serafim, Samuel André da Silva Antunes
2º LUGAR
Nome do projeto: PRODUÇÃO DE PISO TÁTIL COM LODO DE ESGOTO NA CIDADE DE LONDRINA E REGIÃO
Instituição de Ensino: COLÉGIO LONDRINENSE
Cidade: Londrina
Orientador: Murillo Bernardi Rodrigues
Alunos: Allana Costa da Silva, Loubi Melo, Manuela Duarte Sanches
1º LUGAR
Nome do projeto: FUSION RECYCLE: PRODUTO ECOLOGICAMENTE CORRETO PARA SUBSTITUIÇÃO DA MADEIRA NAVAL
Instituição de Ensino: COLÉGIO SESI CURITIBA – CIC
Cidade: Curitiba
Orientador: Amanda Nacarato, Luianne Santos
Alunos: Isabela Passos, Gabryelle Rodrigues de Paula, Kay Fernandes
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
3º LUGAR
Nome do projeto: Ahorrar o Perder
Instituição de Ensino: Instituto Familiar Gumercindo Esquivel
Cidade: Eldorado
Orientador: Pletten Bacher, Lurdes Carolina
Alunos: Brenda Munhoz, Lucila Ayala, Ricardo Aumer
2º LUGAR
Nome do projeto: A problemática da Pobreza Menstrual: estudo de protótipos auxiliares à linha de produção de absorventes
Instituição de Ensino: IFPR – CAMPUS CAMPO LARGO
Cidade: Campo Largo
Orientador: Angelica Colombo
Alunos: Jayane Wiezbicki, Maria Luiza Azzolini, Rebeca Vitória Becki
1º LUGAR
Nome do projeto: INside’s: Aplicativo interativo e pedagógico com ênfase nas funções executivas para educação inclusiv
Instituição de Ensino: MONTEIRO LOBATO, E E-EF
Cidade: Sertanópolis
Orientador: Francislene Ramos
Alunos: João Pedro de Oliveira Totti
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – PERSPECTIVA SOCIAL
3º LUGAR
Nome do projeto: A problemática da Pobreza Menstrual: estudo de protótipos auxiliares à linha de produção de absorventes
Instituição de Ensino: IFPR – CAMPUS CAMPO LARGO
Cidade: Campo Largo
Orientador: Angelica Colombo
Alunos: Jayane Wiezbicki, Maria Luiza Azzolini, Rebeca Vitória Becki
2º LUGAR
Nome do projeto: JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS EDUCACIONAIS PARA CRIANÇAS DO FUNDAMENTAL II COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH
Instituição de Ensino: IFPR – CAMPUS ASSIS CHATEAUBRIAND
Cidade: ASSIS CHATEAUBRIAND
Orientador: Celina de Oliveira Barbosa Gomes
Alunos: Camilly Nilo
1º LUGAR
Nome do projeto: REPREENSÃO DA HOMOSSEXUALIDADE E SUPOSTA “CURA GAY”
Instituição de Ensino: COLÉGIO SESI EM PALMAS
Cidade: Palmas
Orientador: Gilson Aléxis Godoi Muller, Raquel Maia Carneiro Martinelli
Alunos: Sofia Machado
1º LUGAR
Nome do projeto: UNIDOS CONTRA O RACISMO E A DISCRIMINAÇÃO SOCIAL
Instituição de Ensino: E.M.E.F. VISCONDE DE MAUÁ
Cidade: Portão – RS
Orientador: Luciane R. Rodrigues, Juliana de Campos Hessler
Alunos: João Henrique Viana Bittencourt Maria Eduarda Hammes de Lima Rafaella Henz de Oliveira
1º LUGAR
Nome do projeto: A RELAÇÃO ENTRE O PROFESSOR E O ALUNO E AS SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM
Instituição de Ensino: IFPR – CAMPUS ASSIS CHATEAUBRIAND
Cidade: Assis Chateaubriand
Orientador: Celina de Oliveira Barbosa Gomes
Alunos: Gabriel Aragão Sanches
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – PERSPECTIVA AMBIENTAL
3º LUGAR – BIOLOGICAS
Nome do projeto: PRODUÇÃO DE MICROALGAS CHLORELLA VULGARIS E ANÁLISE DE SEU POTENCIAL PARA A PRODUÇÃO DE BIOPOLÍMEROS
Instituição de Ensino: COLÉGIO INTERATIVA DE LONDRINA
Cidade: Londrina
Orientador: Leonardo Fernandez
Alunos: Giovana Proença Peixoto Souza; Fabio Luiz Ferreira Bruschi
2º LUGAR – BIOLÓGICAS
Nome do projeto: SE ESSA RUA FOSSE MINHA- ARBORIZAÇÃO URBANA
Instituição de Ensino: ERICO VERISSIMO, C E-EF M
Cidade: Cambé
Orientador: Eliane Stein, Luciana Panchoni
Alunos: Gabriela Stein Lemos, Gabrielle da Silva Sanches
1º LUGAR – EXATAS E DA TERRA
Nome do projeto: SEED MOUSEPAD DE BAGAZO DE CAÑA DE AZÚCAR COMO ALTERNATIVA DE REFORESTAC
Instituição de Ensino: COLÉGIO PRIVADO SANTA CECILIA
Cidade: San Cristóbal
Orientador: Julio Zarb
Alunos: Tayla Laysa Genovay Manthey
1º LUGAR – ENGENHARIA
Nome do projeto: PRODUÇÃO DE PISO TÁTIL COM LODO DE ESGOTO NA CIDADE DE LONDRINA E REGIÃO
Instituição de Ensino: COLÉGIO LONDRINENSE
Cidade: Londrina
Orientador: Murillo Bernardi Rodrigues
Alunos: Allana Costa da Silva, Loubi Melo, Manuela Duarte Sanches
1º LUGAR – AGRARIAS
Nome do projeto: FISHELEVATOR
Instituição de Ensino: IFPR – CAMPUS ASSIS CHATEAUBRIAND
Cidade: Assis Chateaubriand
Orientador: Olavo José Luiz Junior, Renato Guerreiro
Alunos: Nathani Cremon
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – PERSPECTIVA ECONÔMICA
3º LUGAR – EXATAS E DA TERRA
Nome do projeto: SEED MOUSEPAD DE BAGAZO DE CAÑA DE AZÚCAR COMO ALTERNATIVA DE REFORESTACION
Instituição de Ensino: COLÉGIO PRIVADO SANTA CECILIA
Cidade: San Cristóbal
Orientador: Julio Zarb
Alunos: Tayla Laysa Genovay Manthey
2º LUGAR – BIOLÓGICAS
Nome do projeto: PROJETO ABASTECE.
Instituição de Ensino: COLEGIO SESI AFONSO PENA
Cidade: São José dos Pinhais
Orientador: Ana Julia Donatti Foggiatto, Diego Nascimento
Alunos: Anna Julya, César Roque Filho, Maria Luiza Leme Soares
2º LUGAR – SOCIAIS APLICADAS
Nome do projeto: EDUCAMONEY: APLICATIVO INTERATIVO E PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Instituição de Ensino: VICENTE RIJO, C E-EF M PROFIS
Cidade: Londrina
Orientador: Márcio Cunha, Tiaraju Dal Pozzo Pez
Alunos: Matheus Carvalho, Mirian dos Santos Pereira
2º LUGAR – ENGENHARIA
Nome do projeto: COLEIRA IPETZ BIO
Instituição de Ensino: COLEGIO SESI AFONSO PENA
Cidade: São José dos Pinhais
Orientador: Daniel Araújo
Alunos: Eduardo Fritzen de Deus, Henrique Lenzi, Maria Eduarda Dias Silva
1º LUGAR
Nome do projeto: PRODUÇÃO DE PISO TÁTIL COM LODO DE ESGOTO NA CIDADE DE LONDRINA E REGIÃO
Instituição de Ensino: COLÉGIO LONDRINENSE
Cidade: Londrina
Orientador: Murillo Bernardi Rodrigues
Alunos: Allana Costa da Silva, Loubi Melo, Manuela Duarte Sanches
1º LUGAR – SOCIAIS APLICADAS
Nome do projeto: INSIDE’S: APLICATIVO INTERATIVO E PEDAGÓGICO COM ÊNFASE NAS FUNÇÕES EXECUTIVAS PARA EDUCAÇÃO INCLUSIV
Instituição de Ensino: MONTEIRO LOBATO, E E-EF
Cidade: Sertanópolis
Orientador: Francislene Ramos
Alunos: João Pedro de Oliveira Totti
1º LUGAR – ENGENHARIA
Nome do projeto: PROTÓTIPO DE UM DISPENSER AUTÔNOMO PARA ALIMENTAÇÃO DE PETS DE BAIXO CUSTO
Instituição de Ensino: ESCOLA ESTADUAL DE EDUCACAO FUNDAMENTAL MONTEIRO LOBATO
Cidade: Sertanópolis
Orientador: Francislene Ramos
Alunos: João Gabriel Alves Longhi
AVANÇOS TECNOLÓGICOS
3º LUGAR – ENGENHARIA
Nome do projeto: PROTÓTIPO DE UM DISPENSER AUTÔNOMO PARA ALIMENTAÇÃO DE PETS DE BAIXO CUSTO
Instituição de Ensino: ESCOLA ESTADUAL DE EDUCACAO FUNDAMENTAL MONTEIRO LOBATO
Cidade: Sertanópolis
Orientador: Francislene Ramos
Alunos: João Gabriel Alves Longhi
2º LUGAR – ENGENHARIA
Nome do projeto: COLEIRA IPETZ BIO
Instituição de Ensino: COLEGIO SESI AFONSO PENA
Cidade: São José dos Pinhais
Orientador: Daniel Araújo
Alunos: Eduardo Fritzen de Deus, Henrique Lenzi, Maria Eduarda Dias Silva
1º LUGAR – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Nome do projeto: LIXEIRA INTELIGENTE
Instituição de Ensino: MARIO EVALDO MORSKI, C E PROF-EF M N
Cidade: Pinhão
Orientador: Joao Manuel de Lima
Alunos: Odaiana Jocoski, Pamela Cordeiro, Roberta Oliveira Serapio
1º LUGAR – SAÚDE
Nome do projeto: APPTHLETIC KIDS – APLICATIVO GUÍA PARA FACILITAR LA INICIACIÓN AL ATLETISMO MEDIANTE JUEGOS DE CORRER, SALTAR Y LANZAR.
Instituição de Ensino: Colegio Privado Santa Cecilia
Cidade: San Cristóbal
Orientador: Julio Zarate
Alunos: Alan Henrique Dopke Maders, Bruno Vidal Salinas, Fiorella Margarita Zarate Roa
EMPREENDERISMO
3º LUGAR – ENGENHARIA
Nome do projeto: PRODUÇÃO DE PISO TÁTIL COM LODO DE ESGOTO NA CIDADE DE LONDRINA E REGIÃO
Instituição de Ensino: Colégio Londrinense
Cidade: Londrina
Orientador: Murillo Bernardi Rodrigues
Alunos: Allana Costa da Silva, Loubi Melo, Manuela Duarte Sanches
2º LUGAR
Nome do projeto: SEED MOUSEPAD DE BAGAZO DE CAÑA DE AZÚCAR COMO ALTERNATIVA DE REFORESTAC
Instituição de Ensino: COLEGIO PRIVADO SANTA CECILIA
Cidade: San Cristóbal
Orientador: Julio Zarb
Alunos: Tayla Laysa Genovay Manthey
1º LUGAR
Nome do projeto: FIBER BLOCK: BLOCOS ECOLOGICAMENTE CORRETOS INCORPORADOS COM FIBRA DE VIDRO E POLIESTIRENO.
Instituição de Ensino: COLÉGIO SESI CURITIBA – CIC
Cidade: Curitiba
Orientador: Amanda Nacarato, Solange Coltro
Alunos: Luana Dallastra Soares, M. Micaloski, Thais Alves Lima
INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE
3º LUGAR
Nome do projeto: SEED MOUSEPAD DE BAGAZO DE CAÑA DE AZÚCAR COMO ALTERNATIVA DE REFORESTAC
Instituição de Ensino: Colegio Privado Santa Cecilia
Cidade: San Cristóbal
Orientador: Julio Zarb
Alunos: Tayla Laysa Genovay Manthey
2º LUGAR – SOCIAIS APLICADAS
Nome do projeto: EDUCAMONEY: APLICATIVO INTERATIVO E PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Instituição de Ensino: VICENTE RIJO, C E-EF M PROFIS
Cidade: Londrina
Orientador: Márcio Cunha, Tiaraju Dal Pozzo Pez
Alunos: Matheus Carvalho, Mirian dos Santos Pereira
2º LUGAR
Nome do projeto: FIBER BLOCK: BLOCOS ECOLOGICAMENTE CORRETOS INCORPORADOS COM FIBRA DE VIDRO E POLIESTIRENO.
Instituição de Ensino: COLÉGIO SESI CURITIBA – CIC
Cidade: Curitiba
Orientador: Amanda Nacarato, Solange Coltro
Alunos: Luana Dallastra Soares, M. Micaloski, Thais Alves Lima
2º LUGAR
Nome do projeto: INSIDE’S: APLICATIVO INTERATIVO E PEDAGÓGICO COM ÊNFASE NAS FUNÇÕES EXECUTIVAS PARA EDUCAÇÃO INCLUSIV
Instituição de Ensino: MONTEIRO LOBATO, E E-EF
Cidade: Sertanópolis
Orientador: Francislene Ramos
Alunos: João Pedro de Oliveira Totti
1º LUGAR
Nome do projeto: PROTÓTIPO DE UM DISPENSER AUTÔNOMO PARA ALIMENTAÇÃO DE PETS DE BAIXO CUSTO
Instituição de Ensino: ESCOLA ESTADUAL DE EDUCACAO FUNDAMENTAL MONTEIRO LOBATO
Cidade: Sertanópolis
Orientador: Francislene Ramos
Alunos: João Gabriel Alves Longhi
PASSAPORTE FEBRACE
Nome do projeto: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO SEXUAL E POBREZA MENSTRUAL NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO ESTADO DO PARANÁ – FASE 2
Instituição de Ensino: IFPR – CAMPUS CAMPO LARGO
Cidade: Campo Largo
Orientador: Angelica Colombo
Alunos: Ana Luiza Goularte da Silva, Jessica Fedalto, Julia Bianco
Nome do projeto: PROTÓTIPO DE UM DISPENSER AUTÔNOMO PARA ALIMENTAÇÃO DE PETS DE BAIXO CUSTO
Instituição de Ensino: ESCOLA ESTADUAL DE EDUCACAO FUNDAMENTAL MONTEIRO LOBATO
Cidade: Sertanópolis
Orientador: Francislene Ramos
Alunos: João Gabriel Alves Longhi
Nome do projeto: GENGO – APLICATIVO DE IDIOMAS ASIÁTICOS
Instituição de Ensino: COLÉGIO SESI EM PALMAS
Cidade: Colégio Sesi em Palmas
Cidade: Palmas
Orientador: Gilson Aléxis Godoi Muller, Raquel Maia Carneiro Martinelli
Alunos: Izabelle Poyer, Rafaella Sampaio Muller
Nome do projeto: USO DO HIDROGEL DE FRALDAS USADAS COMO ALTERNATIVA DE MANUTENÇÃO DA UMIDADE DO SOLO
Instituição de Ensino: COLÉGIO LONDRINENSE
Cidade: Londrina
Orientador: Murillo Bernardi Rodrigues
Alunos: Joaquim Canhadas
GERAL
3º LUGAR
Nome do projeto: Gengo – Aplicativo de Idiomas Asiáticos
Instituição de Ensino: Colégio Sesi em Palmas
Cidade: Colégio Sesi em Palmas
Cidade: Palmas
Orientador: Gilson Aléxis Godoi Muller, Raquel Maia Carneiro Martinelli
Alunos: Izabelle Poyer, Rafaella Sampaio Muller
3º LUGAR
Nome do projeto: PROTSDOG
Instituição de Ensino: IFPR – CAMPUS PARANAGUA
Cidade: Paranaguá
Orientador: Gil Eduardo Andrade
Alunos: Emanuelli Bazanela, Samantha Vanessa Golim Stocco, Vinicius Souza
2º LUGAR
Nome do projeto: PROTÓTIPO DE UM DISPENSER AUTÔNOMO PARA ALIMENTAÇÃO DE PETS DE BAIXO CUSTO
Instituição de Ensino: ESCOLA ESTADUAL DE EDUCACAO FUNDAMENTAL MONTEIRO LOBATO
Cidade: Sertanópolis
Orientador: Francislene Ramos
Alunos: João Gabriel Alves Longhi
1º LUGAR
Nome do projeto: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO SEXUAL E POBREZA MENSTRUAL NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO ESTADO DO PARANÁ – FASE 2
Instituição de Ensino: IFPR – CAMPUS CAMPO LARGO
Cidade: Campo Largo
Orientador: Angelica Colombo
Alunos: Ana Luiza Goularte da Silva, Jessica Fedalto, Julia Bianco