Neve no mês de novembro? Sim. Climatempo prevê temperatura negativa no Sul do País

Nos dias 1 e 2 de novembro, as temperaturas devem ser negativas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, prevista pelo instituto Climatempo.

Em Foz do Iguaçu, segundo o instituto de meteorologia Climatempo, a mínima deve girar entre 7 e 8 graus. Já os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul terão forte onda de frio prevista no início de novembro. Na terça-feira, dia 1º, poderá ser registrado a ocorrência de neve e chuva congelada. O frio mais intenso será no dia 02 de novembro, com temperaturas que podem ser negativas, especial na serra e planalto catarinense e na serra gaúcha.

A onda de frio fora de época pode trazer o primeiro registro de neve em um mês de novembro no Brasil. Já no mês de outubro, está previsto mais duas frentes frias até o final de outubro, que junto com corredor de umidade e áreas de instabilidade trarão de volta os temporais pelo Sul do país nesses dias que se seguem.

Por aqui – Hoje (26) em Foz do Iguaçu, o famoso vento Sul chegou por volta das 09h da manhã. Já no Rio Grande do Sul, são previstas queda de granizo.

Motivação – A explicação para esse frio fora de época, tem relação sim com o fenômeno La Niña (que atua pelo terceiro ano consecutivo), que ajuda nas ocorrências do frio tardio pelo Brasil. Além do aquecimento global ou mudanças climáticas, onde o Planeta Terra tenta entrar em equilíbrio, contribuindo pela chance de ter frios extremos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *