A monarca mais longeva da história do Reino Unido morre aos 96 anos
A rainha Elizabeth II liderou a monarquia em tempos turbulentos, quando o Império da Grã-Bretanha terminou e seu lugar no mundo mudou fundamentalmente.
A Rainha Elizabeth II passou 70 anos no trono e atravessou crises e guerras, virou ícone pop e passava férias sua residência, no Castelo de Balmoral, na Escócia. Ela foi chefe de estado do Reino Unido e de outros 14 países, incluindo Austrália, Canadá e Jamaica. Segundo o Palácio de Buckingham, a rainha morreu pacificamente, deixando quatro filhos, oito netos e 12 bisnetos.
O Reino Unido já se prepara para a o cerimonial de despedida da monarca e grande parte da vida nacional será suspensa nos próximos dias.
Segundo os protocolos, as programações de televisão serão liberadas para refletir a escala do momento histórico. Os deputados prestarão homenagem à rainha e prestarão juramento ao rei Charles. As bandeiras serão abaixadas a meio mastro nos prédios oficiais, haverá badalar dos sinos das igrejas e salvas de tiros.
Novo rei – A Coroa passa imediatamente para seu filho e herdeiro Charles, que será oficialmente conhecido como Rei Charles III. “Maior tristeza para mim e para todos os membros da minha família”, diz Charles III.