Especialistas vão debater estratégias de superação de barreiras para PcDs
Evento promovido pela Rede+Inclusão no dia 22 vai marcar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência em Foz.
A Rede+Inclusão promove, na próxima segunda-feira (22), o ciclo de palestras “Superar Barreiras para Garantir a Inclusão”, para marcar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (PcD). O evento acontece durante o dia todo, na sede da Guarda Mirim de Foz do Iguaçu, na Rua Tadeu Trompschinski, 56.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link https://www.even3.com.br/sndpcdiem2022/. Pede-se aos inscritos a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será repassado a instituições.
A programação inclui cinco painéis, abordando temas como Saúde, Educação, Esporte, Trabalho e Empregabilidade e Políticas públicas, direitos e assistência social para a PcD. Participam especialistas, representantes de instituições e de órgãos governamentais e também PcDs, contando suas experiências.
O evento tem apoio da Itaipu Binacional, Guarda Mirim de Foz do Iguaçu e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
Rede+Inclusão
A Rede+inclusão é um grupo composto por instituições sociais, empresas, representantes governamentais, PcDs e familiares que trabalham rumo à maior inclusão da pessoa com deficiência em Foz do Iguaçu e região. A iniciativa nasceu a partir de um projeto desenvolvido pela Itaipu em 2018, com apoio da ASID Brasil. Além de eventos, encontros e atividades, a rede já promoveu dois grandes fóruns, em 2018 e 2019.
Semana da Pessoa com Deficiência
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência é uma campanha desenvolvida desde 1963 pela Federação Nacional das Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), no período de 21 a 28 de agosto. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e busca conscientizar a sociedade acerca da luta pelos direitos das pessoas com deficiência, além de divulgar conhecimentos sobre as condições sociais dessa população, como meio de transformação da realidade e superação das barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas. (Divisão Imprensa)