Idealizador do Festival das Cataratas participa de Seminário Nacional de Turismo de Fronteira
O objetivo de discutir iniciativas públicas e privadas para alavancar o segmento turístico.
Como parte da programação da Expo Turismo Paraná 2022, que acontece em Curitiba (PR), nesta quinta-feira (9), o idealizador do Festival das Cataratas e atual secretário de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Paulo Angeli, participou do 1º Seminário Nacional de Turismo de Fronteira.
Com a participação de brasileiros, uruguaios e argentinos, e diversas autoridades do setor, a ação foi promovida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Fecomércio-PR com o objetivo de discutir iniciativas públicas e privadas para alavancar o segmento turístico.
“Nós apresentamos as nossas particularidades e dificuldades da fronteira para iniciar um debate salutar e cobrar das autoridades um posicionamento ou uma alteração de legislação que facilite o trânsito turístico fronteiriço”, destacou Paulo Angeli, que participou do painel “Iniciativa Privada e Políticas Públicas para o desenvolvimento turístico na fronteira”, ao lado de Diego Gimenez, vice-presidente do Comitê Territorial La Frontera; e Manuel Suarez, presidente do Conselho de Turismo Fecomércio RS.
Além de painéis, a programação do seminário contou com debates, cases de sucesso e a apresentação de linhas de fomento para o turismo.
Grupo de trabalho
A CNC, por meio do seu Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), vem discutindo o tema desde 2013 e criou em 2018 um Grupo de Trabalho (GT) sobre Turismo de Fronteira, reunindo representantes de 11 federações que estão situadas em regiões fronteiriças.
A entidade também vem buscando convergência com outro projeto, o Vai Turismo, que integra sugestões de políticas públicas que visam estimular o desenvolvimento dos destinos turísticos e serão entregues aos candidatos aos governos estaduais e à Presidência da República.
A faixa de fronteira do Brasil corresponde a 27% do território nacional, com 15.719 quilômetros de extensão, abrangendo 11 estados que fazem divisa com dez países da América do Sul.