ABNT assume presidência da Associação Mercosul de Normalização
Cerimônia de posse será realizada nessa quinta-feira (19), durante Seminário sobre Implementação de Infraestrutura da Qualidade, em Foz do Iguaçu
O presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, Mario William Esper, tomará posse nessa quinta-feira (19), às 19h, no Conselho Deliberativo da Associação Mercosul de Normalização (AMN), com mandato de dois anos (2022-2024). O diretor-geral da ABNT, Ricardo Fragoso, será reeleito presidente-executivo da entidade.
A cerimônia será realizada no auditório do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas – UDC, durante Seminário sobre Implementação de Infraestrutura da Qualidade, em Foz do Iguaçu. Na ocasião estarão presentes dirigentes de todas os organismos nacionais de normalização dos países-membros: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia, que integram a AMN.
Durante o evento serão apresentadas as principais iniciativas adotadas por esses países e pela UDC, que é a primeira instituição de ensino superior brasileira a ter uma disciplina sobre Infraestrutura da Qualidade.
Infraestrutura da qualidade
O Brasil será representado no evento pela ABNT, Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR). As entidades integram o primeiro Laboratório de Infraestrutura da Qualidade (LIQ) do PTI-BR, com foco no desenvolvimento de cidades inteligentes.
“Durante o seminário vamos apresentar a solução que trará mais confiança às tecnologias desenvolvidas na Vila A, bairro inteligente de Foz do Iguaçu, com ações que visam melhoria da qualidade de vida dos cidadãos nas áreas de segurança pública, mobilidade urbana, ambiental e integração social. A ABNT contribui de forma efetiva com o tema, com um rico arcabouço normativo para auxiliar as cidades a orientar e avaliar o desempenho da gestão de seus serviços urbanos, bem como seu respectivo impacto na qualidade de vida das pessoas”, afirma Mario William Esper, presidente da ABNT.
Segundo o presidente, as organizações parceiras estão desenvolvendo ações voltadas a infraestrutura da qualidade e cidades inteligentes, já com foco em participação no comitê ISO/TC 268, responsável pelas normas internacionais sobre cidades e comunidades sustentáveis.
O Laboratório de Infraestrutura da Qualidade (IQ), conta com o suporte da ABNT, do Inmetro e da Abrac de acordo com suas áreas de atuação, ou seja, Normalização, Metrologia, Regulamentação e Avaliação da Conformidade. O projeto estabelece que as instituições mantenham especialistas para auxiliar nas questões técnicas das empresas selecionadas pelo PTI.
Na sexta-feira (20), todos os representantes do Mercosul irão visitar as instalações do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), para conhecer o Laboratório de Infraestrutura da Qualidade (LIQ).
Lançamento de normas educacionais
Durante o Seminário sobre Implementação de Infraestrutura da Qualidade haverá ainda o anúncio de novas normas técnicas voltadas ao segmento educacional: ABNT NBR ISO 29991 – Serviços de aprendizado de línguas — Requisitos, ABNT NBR ISO 29992 – Avaliação dos resultados dos serviços de aprendizagem — Orientação e ABNT NBR ISO 29993 – Serviços de aprendizagem fora da educação formal — Requisitos de serviço.
(da assessoria)