Equipe da Iguassu Secret Falls e voluntários recolhem petrechos de pesca, plástico e até pneus durante ação ambiental
Instituto Chico Mendes e Lions Clube Cataratas coorganizaram o mutirão em alusão ao Dia Mundial da Água
Nesta terça-feira (22) um grupo de 40 pessoas participou de um mutirão de limpeza às margens do rio Iguaçu, em Foz do Iguaçu. A ação foi coorganizada pela Iguassu Secret Falls, Instituto Chico Mendes (ICMBio) e Lions Clube Cataratas em alusão ao Dia Mundial da Água.
Entre os participantes estavam voluntários e as equipes de trabalho dos organizadores. No próximo domingo (27), a partir das 13h15 haverá uma nova etapa, desta vez realizada nas imediações do rio Tamanduá, mais precisamente nas proximidades da cachoeira do Carimã. As inscrições podem ser feitas através do WhatsApp (45) 99949-4000.
No rio Iguaçu o volume de lixo encontrado chamou atenção de quem participou. “Muitos itens de pesca, linha, petrechos e até um pneu foi retirado do rio. Diante da quantidade, que encheu a carroceria de uma picape, nós programamos a segunda ação”, explicou o CEO da Iguassu Secret Falls, André Alliana.
Ao longo das trilhas que levam às cachoeiras secretas, todos os aventureiros atendidos pela Iguassu Secret Falls recolhem todo lixo produzido como forma de diminuir o impacto ambiental. “Essa ação do Dia da Água já é tradicional para nós, assim como o hábito de recolher os rejeitos durante as trilhas. Foz do Iguaçu é uma cidade turística porque tem natureza exuberante e nós que trabalhamos com ecoturismo temos a missão de proteger esse ecossistema”, salienta Alliana.
O lixo que foi recolhido nesta segunda-feira foi destinado ao centro de triagem do Parque Nacional do Iguaçu, que fará a destinação correta. (Foto e texto: Assessoria)