Ministério regulamenta visto para nômades digitais no Brasil


O governo brasileiro regulamentou a concessão de um novo visto temporário para os chamados nômades digitais.

Na segunda-feira (24), o Conselho Nacional de Imigração, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, revelou a regulamentação de um visto temporário para nômades digitais que estão no Brasil. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e permite que estrangeiros que venham para trabalhar de forma remota, usando tecnologias da informação e da comunicação, morem no país por até um ano — o visto pode ser prorrogado pelo mesmo período.

O novo visto facilitará a entrada e a permanência de estrangeiros que trabalhem de forma remota, usando tecnologias da informação e da comunicação, e que desejem residir temporariamente no Brasil. O visto para nômades digitais terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por um ano adicional.

Para solicitar o visto, deverão ser apresentados documentos que comprovem a condição de nômade digital, tais como o contrato de trabalho e uma declaração que ateste a capacidade de exercer atividades profissionais de forma remota, além da comprovação de meios de subsistência, que podem ser uma renda mensal igual ou superior a USD 1,5 mil ou fundos bancários de no mínimo USD 18 mil.

O solicitante deverá, também, possuir seguro de saúde válido no território brasileiro e apresentar declaração de antecedentes criminais emitido no país de origem.

Mais informações:
Envie e-mail para: consular.wellington@itamaraty.gov.br
Visite: https://www.in.gov.br/…/resolucao-cnig-mjsp-n-45-de-9…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *