Qual é a diferença entre a garrafa de vinho com Rolha ou com Screw Cap?  

A screw cap, conhecida por tampa de rosca, começa a ganhar adeptos em todo o mundo 

Os amantes de bons vinhos geralmente apreciam rótulos com as charmosas rolhas de cortiça, mas isso agora começa a mudar. Apesar de haver ainda preconceito com as chamadas screw cap (tampa de rosca), muitas vinícolas – e muitos consumidores – de todo o mundo já estão aderindo a essa tendência. 

Mas você sabe quais são as diferenças entre a rolha de cortiça e a screw cap? Para tirar todas as dúvidas, a Wine To You preparou um material especial sobre vinho de rolha e de tampa de rosca.  

Segundo Sandro Martins, gerente comercial, os vinhos com rolha natural possuem muitas qualidades, mas existe uma possibilidade pouco falada que é o risco de contaminação. Nesse caso, as mais baratas são passíveis de várias interferências nos vinhos, desde a contaminação por fungos, até o vazamento e a oxidação. “Uma boa rolha costuma ser o melhor método de conservação, mas na maioria dos casos, pode custar mais que o próprio vinho. Já uma rolha maciça de qualidade inferior, com furos e defeitos, é muito mais barata, mas não preserva tão bem o líquido, gerando um índice de perdas considerável”, afirma. 

Existe também a rolha da marca DIAM, de alta tecnologia francesa, bem mais cara, mas que possui um tratamento que dá a garantia de que nunca haverá contaminação por TCA (composto tricloroanisol, que surge a partir da presença de fungos), e alguns tipos suportam mais de 10 anos de contato com o líquido. 

Já o fechamento da garrafa com screw cap é o melhor método para conservação do vinho. Feita de alumínio, tem um revestimento que impede a entrada de ar na garrafa. Além disso, é ideal para vinhos de consumo mais rápido, como os rosés, os brancos e os tintos leves. Para Sandro, comparado às rolhas de mesmo custo, a tampa de rosca possui uma eficiência de mais de cinco vezes, ou seja, a cada seis garrafas com problemas de vedação, cinco seriam de rolha e apenas uma de screw cap. 

“A screw cap permite a conservação por mais tempo que uma rolha natural de mesmo custo, podendo chegar a até seis anos sem problemas de vazamento. Os mais críticos e os amantes de decoração, que costumam encher vasos e quadros com as rolhas para uso como objeto de decoração, até podem torcer o nariz, mas o vinho com tampa de rosca está cada vez mais presente nos supermercados, empórios e e-commerces”, finaliza o diretor comercial.  

Características das rolhas e da screw cap: 

Screw cap 
· É biodegradável;
·        Depois da garrafa aberta, é mais fácil de fechá-la;  
·        Reduz a possibilidade de contaminação e de falhas do vinho ou de deterioração da bebida; 
·        Não são suscetíveis à mancha; 
·        Podem prolongar a vida de um vinho, pois não permite a entrada de ar.  

Rolhas 
São ecológicas e biodegradáveis; 
Permitem que o oxigênio entre na garrafa lentamente ao longo do tempo, sendo benéfico para o processo de envelhecimento do vinho; 
São suscetíveis à contaminação por TCA (composto tricloroanisol, que surge a partir da presença de fungos) ou manchas. 
Para mais informações e outras opções de vinhos, acesse www.winetoyou.com.br e siga a marca no Instagram @winetoyouoficial.  

Sobre a Wine To You (W2U)   
Fundada em 2015, a Wine To You (W2U) é uma importadora de vinhos cujo objetivo é tornar a bebida mais próxima de todos os tipos de públicos. Oferecendo ao mercado um conceito de vendas por e-commerce, com preços acessíveis, nasceu para atender diversos tipos de consumidores, inclusive, os que não têm muito conhecimento sobre a bebida. Atualmente, a W2U oferece cerca de 56 rótulos de vinhos, entre brancos, tintos, espumantes e rosés, originários da Espanha, Itália, França e Chile, com preços que vão de R$60 a R$389. Outra proposta da empresa é apresentar novidades e tendências para o mercado brasileiro. Para isso, Wine2You possui uma área exclusiva que traz informações, curiosidades, novidades e surpresas do mundo do vinho aos clientes, aproximando-os e familiarizando-os com o universo da bebida.  (Texto e foto: Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *