Comércio de Ciudad del Este se prepara para as vendas de Natal

Após um ótimo movimento na semana da Black Friday em novembro, o comércio de Ciudad del Este (PY), se prepara para recepcionar os turistas em missão de compras para o final de ano.

As lojas de rua e shoppings do microcentro já estão enfeitadas para o Natal e exibem promoções diversas para atrair clientes. A data é considerada uma das mais lucrativas e deve aquecer a economia da cidade vizinha à Foz do Iguaçu. De acordo com o terceiro vice-presidente da Câmara do Comércio de CDE, Kenny Yuen, os lojistas estão muito otimistas e esperam recuperar pelo menos uma parte dos prejuízos causados pela pandemia no ano passado.

“As expectativas são animadoras, considerando que já passou a fase mais difícil da pandemia. A movimentação no microcentro aumentou desde setembro, com os sucessivos feriados no Brasil e espera-se um maior número de compradores no Natal e no Ano Novo”, contou em entrevista ao jornal La Clave. 
Além dos empresários, o mês de dezembro também trouxe expectativa para quem está em busca de emprego. O comércio deve abrir boas oportunidades nos próximos dias, já que muitas lojas ampliaram os espaços e seguimentos para atender com mais segurança e oferecer maior variação de produtos. 

Dentre os exemplos há uma loja especializada nos segmentos de games e informática, que investiu na reforma do espaço e abriu oportunidade para 60 novos colaboradores em diversas áreas. “Melhoramos a loja e reestruturamos o setor de logística de entrega para que eles [clientes] se sintam bem dentro do nosso espaço. Ampliamos a equipe também porque a expectativa é que as vendas aumentem cerca de 30% durante este período”, explicou a gerente comercial, Nany Ribeiro.

Para chamar a atenção e atrair mais compradores, os estabelecimentos estão investimento ainda nas facilidades de pagamento e descontos à vista. Em muitos locais é possível pagar via PIX ou parcelado em até dez vezes nos cartões de crédito.  Os brindes, como vale-compras, também são um ponto chave na hora de aumentar os lucros e deixa os clientes mais felizes. 

Recuperação gradual
Ciudad del Este sofreu bastante em 2020 com o impacto causado pela pandemia da Covid-19. A cidade, que sobrevive quase que inteiramente do comércio, se viu a beira de um colapso durante os meses de fechamento da Ponte Internacional da Amizade. Após muita incerteza, os comerciantes voltaram a ter esperança com o sucesso da Black Friday, semana na qual o microcentro recebeu em torno de 27 mil turistas por dia. O bom movimento dos últimos dias, que apontam para uma recuperação lenta, porém gradual.

“Estamos em um claro aumento de vendas, mas agora não temos condições de nos comparar a 2019, que foi um ano muito interessante. Neste ano nós começamos bem e depois paramos devido ao aumento de casos de covid, então tivemos uma série de interrupções. A situação começou a melhorar na segunda metade do ano, mas ainda não chegamos ao ponto em que estávamos antes da pandemia”, disse o empresário Kenny Yuen. 

O avanço da vacinação na Tríplice Fronteira trouxe mais confiança aos empresários, que acreditam em um 2022 bastante positivo para o comércio. “As expectativas são animadoras, considerando que já passou a fase mais difícil da pandemia. A grande maioria da população foi vacinada e isso significa que a população da tríplice fronteira tem condições de se mobilizar sem maiores riscos”, afirmou Yuen. 

Publicado pelo GDia
Foto: Disponível na Internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *