Onças atacam viveiro e matam 172 flamingos do Parque das Aves
Duas onças, mãe e filha entraram no Parque das Aves, localizado ao lado do Parque Nacional do Iguaçu e atacaram o viveiro de flamingos. Somente 4 sobreviveram
Hoje é um dia muito difícil para a família Parque das Aves, em Foz do Iguaçu. É com enorme pesar que anunciamos a perda de 172 flamingos que viviam conosco. Na madrugada dessa terça-feira, 9/11, duas onças do Parque Nacional do Iguaçu, Indira e seu filhote, Aritana, que está aprendendo a caçar, adentraram o recinto dos flamingos. Nem todos os animais vieram a óbito pela encontro direto com as onças. Alguns flamingos vieram a óbito pelo estresse da situação (fenômeno chamado de miopatia de captura). Apenas 4 flamingos estão vivos.
O Parque decretou luto de três dias e tem previsão de reabertura ao público na sexta-feira (12). Neste momento, estamos acolhendo os nossos colaboradores que criaram essa colônia de flamingos desde 1995, quando chegaram aqui os 16 primeiros indivíduos resgatados. No Parque das Aves, esses animais encontraram uma segunda chance de vida, recebendo todos os cuidados e atenção da nossa equipe técnica, posteriormente se reproduzindo e gerando a colônia.
Essa cicatriz ficará para sempre na história do Parque, porém estamos confiantes de que recomeçaremos a colônia de flamingos e uma nova história. Pedimos a todos que, em respeito ao nosso trabalho, não divulguem informações, imagens, sobre esse acontecimento, que não venham de nossos canais oficiais. (Nota enviada pela assessoria de imprensa (Foto disponível no Google))
MEUS SENTIMENTOS
Eu, como jornalista e assessoria de imprensa no setor de turismo de Foz do Iguaçu, deixo os meus sentimentos pelo ocorrido. Acompanho o Parque das Aves desde sua criação e sei quão grande foi a luta dos profissionais que trabalham diretamente com os cuidados com as aves e os demais animais do parque.
Por muitas vezes eu acompanhei cada tentativa e cada vitória que os biólogos, veterinários e auxiliares desempenharam para chegar ao número de flamingos, que passaram a encantar os visitantes, além de impressionar as crianças que se encantam com o colorido de suas penas.
O Parque está de luto, o turismo de Foz do Iguaçu está de luto e todo que um dia estiveram envolvidos nesse lindo trabalho.
Continuaremos sempre na torcida por vocês!