Cataratas com dobro da vazão normal é destaque na imprensa nacional
As Cataratas com vazão quase o dobro do normal prometem fazer a alegria dos turistas no feriado do Dia das Crianças
As Cataratas do Iguaçu, com vazão perto do dobro do normal, ganhou destaque na imprensa nacional na quarta-feira (6). O atrativo, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, na Fronteira do Brasil com a Argentina, ganhou longa reportagem no Hora Um, noticiário da madrugada da Rede Globo. Logo após o almoço, a apresentadora Maju Coutinho chamou ao vivo durante o Jornal Hoje da emissora.
“Vale a pena esperar mesmo, porque o volume de água das Cataratas em Foz do Iguaçu, no Paraná, é quase duas vezes maior que o normal. A mudança no cenário é um espetáculo que encanta quem visita esta maravilha da natureza”, chamou a âncora do Hora Um, Jaqueline Brasil. “A experiência, é algo muito bom, parece que lava a alma mesmo”, contou uma turista.
“É ótimo por que a gente veio com esta expectativa, de ver as Cataratas com este volume e encontra esta beldade, coisa maravilhosa”, comentou outra. “Foi maravilhoso, estão me chamando para vim aqui outra vez. Todo ano se pudesse ver seria maravilhoso”, completou outro visitante ouvido pela reportagem do programa.
“E no Sul do Brasil, início do período chuvoso, já mudou o cenário nas Cataratas do Iguaçu”, destacou Maju Coutinho, ao chamar o repórter Roberto Wolfart, ao vivo direto do atrativo. “É muita água, hein Maju? A vazão normal das Cataratas é de 1,5 milhão de litros de água por segundo. Agora está em 2 milhões e 850 mil litros”, informou.
“É quase o dobro”, disse Wolfart. Ele destacou que a vazão atual é a maior desde fevereiro deste ano, graças as chuvas fortes que caíram sobre o Paraná nos últimos dias. “Há um mês a gente mostrou aqui no JH a movimentação de turistas que se encantaram com as Cataratas e chamaram a atenção para a pouca quantidade de água”.
Panorama
O repórter lembrou que, no dia 4 de setembro, a vazão era de 843 mil litros de água por segundo. “O cenário agora está bem diferente”, disse. Em setembro, choveu 84 milímetros em Foz do Iguaçu e só nos primeiros quatro dias de outubro, foram 124 milímetros, volume superior a metade da média histórica para o mês.
“Mas não é só chuva aqui em Foz do Iguaçu que faz as Cataratas ficarem assim”, destacou. O repórter lembrou que a chuva caiu também em outras cidades do Paraná, por onde passa o rio Iguaçu, contribuindo para a mudança de cenário.
“Além disto, as hidrelétricas, no final de semana, represam e no início da semana elas operam, eliminando a água e o resultado está neste cenário aqui, tão exuberante”, completou, mostrando as quedas. “Cenário lindo, enche os olhos da gente”, completou a âncora do informativo.
Publicado no GDIA / Foto: Edison Emerson/ Cataratas SA