Camara municipal de foz do iguaçu

Inflação provoca aumento de até 30% e bares e restaurantes tentam se reinventar para manter clientes

Bares e restaurantes do Paraná enfrentam um dilema diante da alta nos preços dos insumos

A alta nos alimentos já se manifesta nos cardápios de bares e restaurantes do estado. Levantamento realizado pela Abrabar (Associação Nacional de Bares e Casas Noturnas) indica um reajuste de 12% a 30%, em média, de no preço dos estabelecimentos.

De acordo com Fábio Aguayo, presidente da Abrabar, a situação atinge não somente o cliente, mas também os empresários, que não estão mais conseguindo manter os negócios sem repassar o valor do aumento nos insumos aos consumidores. “Temos situações na pandemia de empresários que arriscaram não repassar o aumento de preço para os consumidores e quebraram, enquanto os que reajustaram ainda estão tentando se manter. Alguns fizeram apenas um reajuste, enquanto outros já estão pensando no quarto reajuste para tentar manter o negócio viável. Isso pode virar uma roda de inflação enquanto não tivermos a contenção no aumento dos preços pelo governo federal”, disse.

Para lidar com o dilema, alguns donos de bares e restaurantes optaram por diminuir o cardápio, mas outros preferiram fechar os negócios para que não se tornassem inviáveis com altos preços.

Segundo Aguayo, devido ao aumento da inflação, comerciantes decidiram que esse seria o momento de repassar o preço dos insumos, pois diante do avanço da vacinação um horizonte de uma nova normalidade e reativação comercial se abre. Contudo o reaquecimento da economia só será possível se o preço dos commodities estiver dentro da realidade “Caso contrário você está fadado a falir, ou seu negócio não vai pra frente. Não tem como suportar o reajuste dos funcionários se não mexer nos preços”, comentou.

O presidente da Abrabar ainda teme, que caso os preços continuem altos, as pessoas passem a frequentar novamente ambientes clandestinos ou realizem reuniões em casa “É uma faca de dois gumes, tanto para o comerciante quanto para o consumidor”, concluiu.

Diante do inevitável aumento de preços, alguns negócios estão repassando o reajuste para seus produtos de uma única vez, enquanto outros estão fracionando o reajuste de acordo com a aceitação da clientela.

Para evitar a perda de clientes, a Abrabar tem recomendado que comerciantes otimizem os serviços de outras formas, como na melhora no atendimento.

Leia mais em https://www.bandab.com.br/
Foto: SMCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *