Camara municipal de foz do iguaçu

Governo de Misiones/Ar vê com bons olhos a reativação inicial da passagem entre Foz do Iguaçu-Puerto Iguazu

O governador Oscar Herrera Ahuad ratificou a posição de Misiones/Ar sobre a reativação gradual da passagem entre Foz do Iguaçu/BR e Puerto Iguazu/Argentina, que deverá ser somente para turistas.

O governador explicou que a posição da província é esperar até outubro para saber qual será a proposta que a Nação terá sobre a movimentação de terras na fronteira. Oscar Herrera Ahuad afirmou que não é aconselhável reabrir o passe da ponte San Roque González entre Posadas e Encarnación (Paraguai). No entanto, disse que vê “com bons olhos a abertura da fronteira com o Brasil, a começar por Iguaçu e Foz de Iguaçu, já que não põe em risco o uso de camas críticas”. O governador se refere às camas que são utilizadas na Terapia Intensiva.

“Misiones pretende que seja gradual e posteriormente abrir a passagem entre Bernardo de Irigoyen/Ar e Dionísio Cerqueira/Br e assim sucessivamente.

Embora já tenha antecipado alguns requisitos para especificá-lo, se deve ser solicitar restrição de tempo mínimo de travessia para controle efetivo. Também deverá ser pedido a apresentação de PCR negativo com não mais de 48 horas de antecedência e que a pessoa tenha pelo menos uma dose da vacina contra o COVI -19.

Economia – As duas cidades de fronteira, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazu são separadas pela Ponte da Fraternidade, que está fechada desde março de 2020, com o inicio da pandemia causada pela Covid-19. Desde então, o setor de turismo vem sofrendo e foi reduzido a quase zero, pois dezenas de empresas tiveram que fechar as portas.

A população de Puerto Iguazu sobrevive, quase que na totalidade, diretamente ou indiretamente do setor de turismo, ou seja, dos atrativos, restaurantes, hotéis e lojas de vestuário, alimentação e bebidas. Com o fechamento da ponte e de outras fronteiras, a cidade praticamente definhou.

A autorização da passagem de turistas pela Ponte da Fraternidade significaria o reaquecimento da economia local, a recontratação da mão de obra de profissionais do turismo, seja nos setores de hospedagem, alimentação ou passeios turísticos.

Publicado em https://lavozdecataratas.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *