Cacilda Calado, pernambucana fã da Loumar e apaixonada por Foz do Iguaçu
A aposentada conhece dezenas de agências dos quatro cantos do país, mas tem um lugarzinho charmoso e de fronteira que ela nunca mais vai esquecer.
Por Silvana Canal
Cacilda Calado achava que aquele seria apenas mais um dia em que iria rolar a linha do tempo vendo o que havia de aleatório pelo Facebook. Mas por destino, seus olhos foram conquistados por uma live diferente e animada. Era o pessoal do Grupo Loumar Turismo esbanjando bom-humor e alegria pela timeline. Daí, não parou mais. O conteúdo ao vivo virou rotina e faltou foi tempo na agenda da Cacilda para se garantir entre as estrelas do canal.
Cada nova conexão alimentava a dedicação e o carinho que ela criou com os personagens construídos pelo Grupo. No ar diariamente pelo Facebook, Instagram e Youtube, essa turminha de iguaçuenses promove diversão e descontos arrebatadores para toda a globosfera.
Apaixonada pela equipe (e pelas promoções) só na primeira live, Cacilda comprou pra mais de R$4 mil em produtos e serviços de Foz do Iguaçu. Estava ansiosa para viver a experiência de Tríplice Fronteira.
Virou foi fã, dos canais e dos preços: “Eu já tenho 10 viagens compradas só para Foz do Iguaçu. Metade será ainda este ano e a outro ano que vem. Vou até comemorar meu aniversário nesta cidade maravilhosa.
Sonho realizado
Na última semana, quando o frio atípico marcava 0ºC na fronteira, ela retornou a Foz do Iguaçu. O grande ponto da viagem já estava marcado na agenda há dias: realizar o sonho de conhecer a equipe da Loumar pessoalmente! Quando ela cruzou a porta, foi recebida com a mesma alegria contagiante que vivia por tela. Timidez? Nunca viu. Cacilda foi chamando os colaboradores pelo nome, como se os conhecesse há anos, dá pra acreditar? O nome disso é amizade virtual com vínculos reais!
O Sino
Desde a primeira live, a dona dessa história toda alimentava o desejo de tocar o famoso sino que a Loumar adotou para comemorar quando alguém faz uma compra online. “Quando eu comprava, tocavam o sino para mim, mas eu queria viver esse momento pessoalmente. Ah, aqui meu coração se encheu de alegria, pois toquei o sino e ainda ganhei um quati!” revela emocionada.
A conexão foi tanta que houve até troca de presentes. Como uma boa pernambucana, ofereceu à equipe com o famoso bolo de rolo e empacotou com a ‘bonequinha da fortuna’. Abriu o coração, contou um pouco da sua história, deu sugestões para a galera da casa e colaborou com ideias. “Eu assisto a tudo porque é muito gostoso ver essa equipe na tela. Eles são divertidos e transmitem confiança” revela.
Esse amor com a equipe toda conquistou até o chefe! Marcelo Valente, CEO do Grupo Loumar, comenta que o sentimento criado entre a cliente e os colaboradores “é o significado de que nossa persistência no período da pandemia deu certo. Cacilda representa a evolução da jornada que vivemos nesse período, e nos traz uma verdade e um aprendizado: a verdade, é a de que estamos no caminho certo. O aprendizado, é de que o valor humano deve estar sempre em primeiro lugar. E aqui na Loumar, ele sempre esteve” – declara.
Segredos de viagens
Funcionária do Banco do Brasil, Cacilda se aposentou em 2018. Como ela trabalhava num dos setores do RH, precisava viajar muito para ministrar palestras e treinamento aos funcionários do BB em diferentes lugares do país. Foi a partir daí que tomou gosto pela coisa e, desde que se aposentou, vem fazendo várias viagens por ano. Já é quase uma especialista.
Ela conta que o segredo é estar atento às promoções que são oferecidas pelas agências de viagens ou pelas redes sociais. “O aéreo é a parte mais cara da viagem, então eu só trabalho com milhas. Também é bom se atentar e aos pontos. Desta forma, podemos aumentar a quantidade para poder ter o suficiente para viajar sempre”.
Dicas da Cacilda
Cacilda diz que para se ter uma boa viagem e não ter surpresas desagradáveis, é preciso estar atento a tudo: “Temos que ler as avaliações que são escritas por viajantes que já usaram aquele destino, ou aquele voo, ou hotel, etc. Entra lá na Trip Advisor, pesquise tudo sem preguiça e leia os comentários dos produtos e serviços que você quer comprar”.
E aqui vai uma dica importante da Cacilda: quer viajar? Não deixa nada para em cima da hora: “Nunca vai encontrar passagens boas e baratas. É preciso fazer cotações várias vezes, porque de manhã está um valor e a tarde ou a noite outros”, indica.
E se você trabalha com o turismo, também tem recado a sua espera: “é preciso prestar atenção ao cliente, ouvir e entender nas entrelinhas o que ele necessita. O profissional do turismo não deve ficar engessado e fazer o cliente comprar um produto ou serviço sem estar satisfeito”.
“Beijou, beijou. Quem não beijou, o caixão fechou”
Eita, mas que história de beijar é essa? O ditado é da nossa protagonista. Ela explica que uma empresa para obter sucesso e transmitir segurança ao cliente, precisa ser, antes de tudo, honesta, ter profissionais capacitados e vender produtos confiáveis. Só assim vai conseguir conquistar. Daí vem o tal do beijo…
“Credibilidade e confiança são os pilares” comenta. Ela ainda exemplifica dizendo que, quando se é preciso entrar na justiça para mudar uma data de viagem, receber o reembolso ou quando a há funcionários ‘enrolões’, logo a empresa desmorona. “É fundamental que um guia de turismo, por exemplo, tenha boa capacitação. Ele precisa ter postura, saber falar bem do destino, da cultura, dos costumes e saber repassar as informações com segurança e honestidade, caso contrário as avaliações serão bem negativas”, avisa.
E mesmo com essa longa lista de requisitos, não há o que se preocupar. O vínculo criado entre a querida Cacilda e o time da Loumar é prova viva de que confiança e o bem-estar do cliente é prioridade, seja no mundo virtual ou real.
Texto:
Silvana Canal – Jornalista e assessora de imprensa & Comunicação em Foz do Iguaçu
Revisão Técnica: Alexandre Martins
Fotos: Arquivo Loumar