Um giro pelos setores de Turismo & Eventos

Após as imagens que impressionaram o mundo das secas das Cataratas do Iguaçu, agora o cenário registrado nesta quarta-feira (23) é completamente diferente. O registro foi de 1 milhão de livros de água por segundo. Como resultado, belas imagens das cachoeiras mais famosas do mundo completamente cheias. Um espetáculo à parte para quem visita o local. O aumento do volume de água é resultado das chuvas do final de semana, especialmente as que começaram na madrugada de sábado (19) e seguiram praticamente até segunda-feira (21) na cabeceira do rio Iguaçu, que dá origem às Cataratas. (Leia + Portal da Cidade)

Por conta da queda das receitas das atividades turísticas do país, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) mobiliza o setor para lançar, hoje (24), uma campanha nacional intitulada “Não podemos parar”. A ação, que conta com o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), tem o intuito de auxiliar na retomada do segmento de forma segura, dentro dos protocolos de higienização estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com Alexandre Sampaio, presidente da entidade, a medida busca alertar a sociedade sobre os prejuízos acumulativos que o setor tem sofrido desde a chegada da Covid-19 ao país. No começo do mês de junho, a CNC informou que o turismo brasileiro teve a perda de R$ 355,2 bilhões desde março do ano passado. (Leia + Diário do Turismo)

O primeiro evento-teste em Santa Catarina deve ser realizado em julho. Os detalhes sobre os protocolos serão tratados amanhã (25) por um grupo técnico; estão previstos pelo menos cinco eventos. O grupo de trabalho que discute a retomada de eventos em Santa Catarina deliberou que o primeiro de cinco eventos-testes deve ser realizado em Florianópolis no mês de julho e deve servir como referência para os demais – promovidos com intervalos de duas semanas. Será realizado um evento cultural, um congresso, uma feira, um jantar e uma competição esportiva. As datas dependem, é claro, da situação da pandemia da Covid-19. (Leia + NDMais)

Caminhando com um plano de volta à normalidade que inclui realização de eventos para milhares de pessoas e fim da obrigatoriedade da máscara em locais públicos, a Suíça abrirá no próximo sábado, 26, as fronteiras do país para estrangeiros vacinados com as duas doses dos imunizantes contra a Covid-19. Para que o turista possa chegar até o país europeu, ele precisará apresentar um certificado de vacinação antes do voo e ao chegar no país estrangeiro. Todas as vacinas com uso emergencial e definitivo autorizado no Brasil, inclusive a Coronavac, são aceitas no país. É necessário que a pessoa imunizada tenha recebido a vacina há no máximo um ano e não será necessário fazer quarentena ou esperar determinado número de dias após a vacinação para viajar.

A cidade de Blumenau, em Santa Catarina, conquistou os selos Safe Travels, da WTTC, e o Viaje+ SC, da Santur, que reconhecem o destino como área segura para o Turismo diante da pandemia. O reconhecimento é dado a empreendimentos e locais que assumem a responsabilidade de seguir as normas de higienização, cuidado e distanciamento social, proporcionando segurança aos turistas. (Leia + no Panrotas)

Em nota, a organização do Festuris Gramado informa que o segmento do turismo criou novas expectativas com a notícia e já vem avaliando uma retomada econômica ainda mais significativa. Essa é a análise dos CEOs do Festuris Gramado, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello. “O momento é muito oportuno porque nosso Estado tem garantido resultados eficientes na sua economia e na questão sanitária, se transformando em um importante palco para os negócios e sendo referência no turismo”, opina Marta Rossi. Paralelo a isso, a feira de 2021 terá um engajamento ainda maior no segmento do agronegócio, setor que movimentou o PIB gaúcho, tendo um crescimento de 5,5% nesses primeiros meses de 2021. O que corresponde a cinco vezes mais que no mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão. (Leia + Diário do Turismo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *