Um giro pelos setores de turismo & eventos

AVIAÇÃO – O mês de junho deve ter um aumento de 12% na oferta de voos das empresas aéreas no Brasil. Essa é a expectativa do setor, que após uma série de quedas, teve uma alta que ultrapassa os 50% na disponibilidade de assentos e no total de passageiros em maio. Empresas como a Gol e a Latam tiveram alta de 60,4% e 59,2%, respectivamente, no número de viajantes voando pelas companhias. Já a Azul apresentou alta de 13,6% no mesmo período. Os índices foram divulgados nas últimas semanas pelas empresas. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a média diária de decolagens para este mês deve ultrapassar as 1.300. O número é o maior dos últimos três meses. Desde o início da pandemia, o mês de janeiro de 2021 foi o que registrou o maior volume de partidas nos aeroportos do país: 1.798 no total. A Latam espera retomar 62% dos voos domésticos. A Azul já anunciou que irá operar 50 novas rotas durante a temporada de inverno. Já a Gol espera chegar a 159 rotas em operação até o fim do ano.(Leia + https://www.gov.br/turismo).

IMÓVEIS – A gestão João Doria (PSDB) lançou um portal que é um catálogo para oferecer imóveis no estado de São Paulo a investidores. A iniciativa é da Secretaria de Turismo (Setur), e os locais devem necessariamente receber empreendimentos turísticos. No site, cada um dos endereços conta com foto, vídeo, tamanho, potenciais de investimento, status da documentação e caracterização (se é “greenfield” – terreno, “greyfield” – prédio desocupado ou “operation” – negócios em operação). Há também a indicação de quais empreendimentos seriam mais adequados para cada local, como lugares mais interessantes para hotéis, resorts, centros de exposição, parques temáticos e revitalização de prédios históricos, além de cafés e coworking. Vinicius Lummertz, secretário estadual de Turismo, Ddisse que o objetivo é melhorar o acesso de quem deseja investir no estado para fomentar a economia dessas regiões.

INCENTIVO – Artistas, produtores e trabalhadores de diferentes áreas da cultura do Paraná terão acesso a bolsas para formação em políticas públicas culturais, que vão fortalecer o trabalho do setor, um dos mais atingidos pela pandemia da Covid-19. O programa Bolsa Qualificação – Lei Aldir Blanc 2021 foi lançado nesta quarta-feira (22), em Curitiba, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e vai atender 12 mil pessoas, que receberão R$ 3 mil cada para participar do curso de extensão, movimentando R$ 36 milhões. Na solenidade, realizada no Teatro Guaíra, com transmissão pelo Youtube, foram lançadas duas iniciativas: o Bolsa Qualificação e a Paraná Cultura, plataforma multimídia que reúne conteúdos produzidos por artistas paranaenses durante a pandemia.  (Leia + https://www.aen.pr.gov.br/)

AZUL – TudoAzul está com uma promoção que oferece até 110% de bônus nas transferências de pontos da Livelo. Membros do Clube TudoAzul ou Clube Livelo recebem o bônus maior, já os demais clientes recebem 70% de bônus. A oferta é exclusiva para clientes que enviarem os pontos até 24 de junho de 2021 e que obrigatoriamente tenham se cadastrado na página da promoção. Adicionalmente, clientes Clube TudoAzul podem receber até 20% de bônus extra de acordo com o plano e o tempo de assinatura, conforme abaixo. Ou seja, é possível ganhar até 130% de bônus com a oferta. Clube TudoAzul de qualquer plano há pelo menos 6 meses: 5% de bônus adicional; Clube TudoAzul dos planos 1.000, 2.000 e 5.000 há pelo menos 12 meses: 10% de bônus adicional; Clube TudoAzul dos planos 10.000 ou 20.000 há mais de 12 meses: 20% de bônus adicional. O bônus será creditado na conta do participante em até 10 dias úteis após o termino da promoção e terá validade de 2 anos. Não há limite para o bônus, exceto o adicional por tempo de clube, que é limitado a 20 mil pontos por ano. (Leia + melhoresdestinos.com.br)

CAPACITAÇÃO – O Ministério do Turismo abriu ontem (21) o prazo para que instituições de ensino públicas, privadas e do Sistema S se tornem parceiras da Pasta na oferta de cursos de capacitação para o setor turístico. A iniciativa tem o objetivo de disponibilizar a trabalhadores do ramo formações a distância em idiomas estrangeiros, Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e boas práticas em questões associadas à biossegurança. As inscrições seguem até 1º de novembro.
Se inscreva aqui. Veja o edital aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *