Um giro pelo setor de turismo & eventos

EUA – Os Estados Unidos ampliaram sua lista de exceções de interesse nacional (NIE, na sigla em inglês), permitindo que novas categorias de pessoas possam entrar no país, que estabeleceu um rígido controle de entrada de estrangeiros devido à pandemia de coronavírus. Segundo um comunicado divulgado pelo Departamento de Estado nesta segunda-feira (26), as novas exceções passam a valer para viajantes que venham do Brasil, da China, do Irã, da África do Sul, do Reino Unido, da Irlanda e dos 26 países europeus da zona Schengen (de livre circulação). No entanto, apenas jornalistas, estudantes e acadêmicos inscritos em programas de intercâmbio poderão se candidatar a uma das exceções de interesse nacional. Aos estudantes, a aprovação está condicionada àqueles cujo programa acadêmico começara a partir de 1º de agosto. (Leia + O Tempo).


NOVAS ALTERNATIVAS –
Com mercado imobiliário sangrando com escritórios e hotéis subutilizados, as empresas buscam alternativas para se manterem ativas e sustentáveis. A HotelCare, por exemplo, abre as portas da hospitalidade para integrar o que antes era quase impensável: serviços integrados em um mesmo edifício para Hotel, residencial e
escritório. De acordo com Ronaldo Albertino, CEO da HotelCare.usando a estrutura dos hotéis, é possível adaptar com razoável velocidade, os apartamentos para uso residencial e de escritórios ou vice-versa, “retrofitando” (jargão usado em arquitetura para o termo reforma profunda) as instalações para adaptar ao novo triplo uso. (Leia + https://diariodoturismo.com.br/)

WTTC – Começou no domingo (25) em Cancún, estado de Quintana Roo, no México, a Cúpula Mundial WTTC. Com o tema “Unindo o Mundo pela Recuperação”, o encontro global dará início ao processo de recuperação de viagens e turismo. O governador de Quintana Roo, Carlos Joaquín González, deu as boas-vindas aos representantes do setor turístico que se reuniram neste encontro. Mais de 600 delegados participam pessoalmente e mais de 30 mil virtualmente no evento que acontece no Moon Palace Convention Center; Juan Manuel Santos, ex-presidente da Colômbia e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, é um dos convidados especiais. Na abertura, Gloria Guevara Manzo, presidente e CEO do WTTC, agradeceu ao Governo de Quintana Roo por sediar a reunião global, que acontece até terça-feira (27). (Leia + https://diariodoturismo.com.br/)

VACINA – Tipo de vacina recebida pode determinar destinos de viagens. Com a retomada das viagens globais no horizonte, começa a ficar evidente que o tipo de vacina recebida pode determinar para onde as pessoas podem ir. A União Europeia planeja permitir a entrada durante o verão de americanos imunizados com vacinas aprovadas pela agência reguladora do bloco, segundo sinalizado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em entrevista ao jornal New York Times. Com isso, pessoas vacinadas com imunizantes das fabricantes chinesas Sinovac Biotech e Sinopharm provavelmente serão impedidas de entrar no futuro previsível, com sérias consequências para a atividade empresarial global e o renascimento do turismo internacional. (Leia + infomoney.com.br/).

CRUZEIROS – Um Projeto de Lei que visava derrubar a atual ordem condicional de navegação de cruzeiros marítimos (CSO, em inglês) nos Estados Unidos, de autoria do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), que previa a retomada das viagens, foi bloqueado pelo Senado Federal nesta semana. O novo PL obrigaria o CDC a fornecer orientação imediata para as que as armadoras retomassem as operações domésticas no país. De acordo com o senador Dan Sullivan, que introduziu o Cruise Act ao lado de Rick Scott, a tentativa de avançar com o projeto de lei foi bloqueada pela senadora Patty Murray, que se opôs e impediu a aprovação do projeto. Sendo assim, o lobby de Sullivan e Scott no Senado, que pressionou a retomada urgente da indústria de cruzeiros e mostrou o quanto isso significava para seus respectivos estados, acabou sendo em vão. (Leia + mercadoeeventos.com.br)

FITUR – Somente 10 países da América Latina confirmara sua participação na Fitur 2021, que acontece de 19 a 23 de maio e Madri, na Espanha. A informação foi divulgada pelo portal Hosteltur, após resposta do Ifema, organizador do evento. A feira, que teve sua realização confirmada em fevereiro pela ministra da Indústria, Comércio e Turismo da Espanha, Reyes Maroto, tem a proposta de reativar o mercado após a pandemia de Covid-19. Entre os países que marcarão presença na Fitur estão Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, México, Panamá, Peru e República Dominicana. Os países das Américas, que tradicionalmente contam com um pavilhão exclusivo no evento, este ano dividirão espaço com os países da África. Entre as presenças constantes, ficaram de fora Brasil, Paraguai e Uruguai. O Ministério do Turismo do Uruguai destacou que a opção por não participar do evento se deve ao momento da pandemia e às restrições de viagem. (Leia + mercadoeeventos.com.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *