Camara municipal de foz do iguaçu

Pontos de ônibus com tecnologias inteligentes começam a ser testados no Bairro Vila A

São quatro pontos de ônibus onde essas tecnologias estão funcionando em fase de testes

A partir dessa semana quatro pontos de ônibus, do Bairro Itaipu A, passam a contar com tecnologias inteligentes disponíveis. A previsão é que até o dia 24 eles estejam funcionando, em caráter experimental, dentro do cronograma do Programa Vila A Inteligente.

São três pontos de ônibus na Avenida Silvio Américo Sasdelli e um na Avenida Gramado, em frente ao Hospital Ministro Costa Cavalcanti. Os pontos de ônibus foram selecionados com base em dados fornecidos pelo FozTrans, em relação ao fluxo de passageiros.

Esses pontos inteligentes estão equipados com telas que mostram informações úteis ao usuário, por exemplo, as linhas de ônibus com horários previstos de chegada e seus respectivos itinerários; mapa indicando a localização do ponto de ônibus, das tecnologias do Vila A Inteligente e das principais referências do bairro (Gramadão, Catedral, Hospital, entre outros); e QRcode que direciona para landing page com informações sobre as tecnologias instaladas no Vila A Inteligente.

Estarão disponíveis, também, portas USB para carregamento de baterias de celulares, além de iluminação própria que ajudará na segurança do local no período noturno.

Além disso, em breve, está previsto o acréscimo de outras informações como a previsão do tempo, temperatura e umidade relativa do ar. E também esses locais futuramente contarão com pontos de acesso Wi-fi.

“Esses pontos inteligentes oferecem uma infraestrutura que permite comodidade e que podem agregar outros serviços informativos aos usuários de transporte público. As tecnologias estão em fase de testes, sendo aprimoradas para que possam melhorar o dia a dia população”, explica o gerente do Centro de Tecnologias Abertas e Internet das Coisas (IoT), Willbur Rogers de Souza.

O gerente de Novos Negócios da ABDI, Tiago Faierstein, destaca que os pontos inteligentes funcionam como um Hub de integração das tecnologias disponíveis no bairro, uma vez que reúnem, em um único dispositivo, muitas das inovações do Programa Vila A. “Carregamento com entrada USB, horários dos ônibus e, futuramente, ainda haverá informações climáticas e Wi-fi. São, portanto, pontos de acesso do cidadão às tecnologias instaladas no bairro”, explica. Foto: Kiko Sierich/PTI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *