General Ferreira elogia gestão do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, mantido pela usina de Itaipu

O elogio foi feito durante roteiro de visitas do diretor-geral brasileiro de Itaipu às fundações ligadas à usina. Hospital é referência em várias especialidades e vem tendo um papel fundamental no tratamento da covid-19.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira, iniciou uma série de visitas às fundações mantidas pela usina. No último dia 14, ele foi recebido pela diretoria da Fundação Itaiguapy, entidade administradora do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), na sede da fundação. 

Na visita, o diretor-superintendente do HMCC, Fernando Cossa, fez uma apresentação sobre a história do hospital, criado para atender os empregados envolvidos na construção da Itaipu, falou dos investimentos da Itaipu que fizeram do HMCC um dos melhores hospitais do País e explicou sobre os planos de futuro da Fundação Itaiguapy, que vai capitanear a transformação de Foz do Iguaçu em um hub de saúde das Américas.

“Vimos que o hospital está sendo muito bem administrado, inclusive com preocupações para o futuro. Minha intenção é que seja mantido esse trabalho e tudo o que está dando certo até aqui”, afirmou o general.

Os próximos compromissos do general Ferreira, que há uma semana assumiu a Diretoria Geral Brasileira, dentro desse roteiro, serão nesta quinta-feira (15), com uma visita à nova sede da Fibra, que foi inaugurada no final de março, na Vila A. Na sexta-feira (16), o diretor será recebido na Fundação PTI.

Visão de futuro

Fernando Cossa falou sobre a história do hospital, construído em 1979 ainda como “Hospital Itaipu” e que, em 1994, passou a atender a população de Foz do Iguaçu, após a construção da hidrelétrica. Naquele ano, foi criada a Fundação Itaiguapy para administrar o HMCC. Atualmente, o hospital atende os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) além de outros 40 planos de saúde. Nos últimos quatro anos, foram mais de 2 milhões de atendimentos.

Em 2014, o HMCC recebeu a Acreditação com Excelência Nível 3, que reconhece a qualidade de atendimento da instituição. A Acreditação foi renovada no final do ano passado. O hospital também foi eleito pela Revista Newsweek como o 16º melhor do País, o terceiro do Sul do Brasil e o melhor do Paraná, em uma lista de 96 instituições brasileiras.

Durante a pandemia da covid-19, a Itaipu teve uma atuação fundamental ao equipar o hospital para atender a população. Com isso, foi possível o acréscimo de 50 leitos de UTI e 22 leitos de enfermaria exclusivos para os pacientes de covid-19. Até o último dia 9 de abril, 842 pessoas tiveram alta da doença no hospital.

O diretor-superintendente também falou sobre o plano de expansão do hospital, que terá, em 2023, um acréscimo de 58 leitos, subindo dos atuais 202 para 260. Ele também comentou sobre a participação da fundação no empreendimento Day Medical Center, um espaço de 26 mil metros quadrados que vai abrigar uma filial do HMCC de quase 7 mil metros quadrados, onde serão feitos atendimentos de pequena e média complexidade.

“Estamos honrados com a visita do general João Francisco Ferreira, que nos orientou pela continuidade do trabalho e das ações que já vêm sendo desenvolvidas, nos deixando um claro direcionamento”, afirmou Fernando Cossa. “Continuamos firmes no propósito de proporcionar o melhor complexo hospitalar e todos os recursos disponíveis para a nossa região. (Divisão de Imprensa/Itaipu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *