coluna – Um giro pelos setores de turismo & eventos
FOZ DO IGUAÇU – O presidente Jair Bolsonaro volta a Foz do Iguaçu, nesta quarta-feira (7), para a solenidade de término da obra civil de ampliação da pista do Aeroporto Internacional e a transmissão de cargo do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna, para o novo comandante da margem brasileira da empresa, general João Francisco Ferreira. Os eventos acontecerão no período da tarde), no saguão de embarque do aeroporto e, na sequência, no Cineteatro dos Barrageiros, na usina. A pista terá 2.795m e também serão inaugurados o novo pátio de manobras e a duplicação da via de acesso ao aeroporto. Além de mais segurança operacional, a ampliação da pista proporcionará um incremento das cidades atendidas sem escalas a partir de Foz, com a possibilidade de voos para a América Central e Estados Unidos. O investimento de R$ 53,9 milhões é oriundo de um termo de convênio firmado entre a Itaipu e a Infraero, que contribuíram com 80% e 20%, respectivamente. Os trabalhos foram iniciados em fevereiro de 2020.
NOVO CARDÁPIO – O Restaurante Porto Canoas, localizado no coração das Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, está com um novo cardápio para os visitantes desfrutarem uma viagem gastronômica única, antes ou depois do passeio, bem pertinho da Maravilha Mundial da Natureza. A partir desta terça-feira, 6 de abril, o Porto Canoas atenderá com uma diversidade de porções e pratos à la carte, destacando os sabores e os sentidos que o local proporciona. O restaurante das Cataratas também está com um novo cardápio de bebidas, dispondo de drinques de todas as cores e sabores. Imperdível! Confira o menu digital do Restaurante Porto Canoas: drive.google.com/file/d/1Oy-t01-Ou_uwZKX1qk5ZNGewr2tLFnVh/view. (Fotografias: Nilton Rolin)
PANDEMIA – A taxa de pobreza na Argentina aumentou com a pandemia e chegou a 42% no segundo semestre do ano passado, segundo dados divulgados na quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec). No total, 19 milhões de argentinos vivem abaixo da linha da pobreza. Outro dado preocupante trazido pelo relatório do Indec: considerando a faixa etária, crianças entre 0 e 14 anos são a população mais afetada pela pobreza na Argentina. Mais da metade delas (57,7%) são pobres, ou seja, cerca de seis milhões de crianças, das quais mais de 1,7 milhão (15,7%) vivem em situação de indigência no país, segundo estimativas.
CASAMENTO NAS ALTURAS – A companhia aérea Southwest Airlines celebrou uma história de amor que acabou virando casamento a 33 mil pés de altura. Um de seus pilotos, York Zentner, se casou com a amada Sabrina Solesbee a bordo de voo comercial da empresa de Las Vegas para Salt Lake City. Segundo a companhia, o casal se conheceu em um balcão da Southwest Airlines em Las Vegas. Os dois se deram bem rapidamente e Sabrina costumava até participar de viagens como passageira de Yoki nos dias de folga de seu trabalho para passar mais tempo com o seu amor. https://www.melhoresdestinos.com.br/
NOVAS LINHAS – A Azul planeja atender três novas cidades no país: São Gabriel da Cachoeira (AM), Ponta Porã (MS) e Correia Pinto (SC) a partir do segundo semestre. Na cidade amazonense, a previsão é iniciar voos no dia 3 de agosto e planeja pousar pela primeira vez em Ponta Porã e Correia Pinto no dia 8 de setembro de 2021. No entanto, o início das vendas para os novos voos e a confirmação das datas planejadas dependerão da execução e término de obras de melhoria na infraestrutura aeroportuária das três cidades, além da conclusão de negociações de acordos de redução de ICMS para combustíveis de aviação de modo a incentivar a operação nos estados. (Leia + www.mercadoeeventos.com.br)
FECHAMENTO DE FRONTEIRAS – O Governo do Chile anunciou na segunda-feira (5) novas medidas para restringir a circulação de pessoas com o objetivo de conter a propagação do coronavírus no país. Entre essas, se destaca o fechamento das fronteiras, tanto para saída quanto para a entrada no Chile. No caso das saídas, durante todo o mês de abril as viagens de chilenos e estrangeiros não residentes para fora do país ficarão restritas. Para casos excepcionais – indicados como fundamentais para o país, essenciais para a saúde, ou saídas sem expectativas de retorno – se estabelecerá uma permissão. Além disso, durante 30 dias a partir dessa segunda-feira (5/4), a entrada de estrangeiros não residentes no Chile está proibida, com exceção dos que se encontram em países sem transmissão comunitária do vírus de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). (Leia + https://diariodoturismo.com.br/)
VIAGEM INTERNACIONAL – Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) revelaram uma queda de 87% no volume de chegadas de turistas internacionais em janeiro, em comparação com 2020, por conta da pandemia de Covid-19. E com atualmente 32% de todos os destinos mundiais completamente fechados aos turistas internacionais (até o fim de fevereiro), a OMT espera que os primeiros meses de 2021 sejam difíceis para o turismo mundial. As perspectivas para o resto do ano permanecem incertas. Enquanto isso, a OMT mantém seu apelo a uma maior coordenação entre os países no que diz respeito a protocolos de viagens que permitam a reativação segura do turismo e evitem mais um ano de grandes prejuízos para o setor. De acordo com a última edição do Barômetro Mundial do Turismo da OMT, todas as regiões do mundo continuaram a ter quedas acentuadas no número de chegadas durante o primeiro mês do ano. (Leia + https://www.mercadoeeventos.com.br/)
CONFUSÃO – Imagina viajar para um destino e o piloto errar o aeroporto? Pior: aterrissar em um terminal que ainda está sendo construído? Pousos em locais errados são raros na aviação, mas acredite: no último domingo o caso aconteceu com uma aeronave da Ethiopian Airlines – e por pouco se repetiu com outra. Dois boeings 737-800 da companhia se dirigiram para o aeroporto errado na Zâmbia. Um deles acabou de fato pousando numa pista em obras, já o outro conseguiu corrigir o erro por pouco. O grande lapso ocorreu com a aeronave ET-AYL da Ethiopian Airlines Cargo que partiu de Adis Abeba, na Etiópia, rumo ao aeroporto de Ndola, na Zâmbia. A viagem durou cerca de 3h30, mas na hora do pouso a grande confusão. Mesmo em contato com a torre de controle, o piloto errou a pista. “Ele pousou orientando-se pelo que via (modo visual), já que não foi guiado, e pousou num aeroporto em construção”, destacou secretário do ministério dos Transportes, Misheck Lungu. (Leia + https://www.melhoresdestinos.com.br/)