Paraguai fará quarentena de 9 dias para tentar frear o Coronavírus
Ministros do Poder Executivo paraguaio fizeram o anúncio na quarta-feira (24), sobre as medidas que entrarão em vigor no sábado (27) e vão, a princípio, até domingo, 4 de abril. Fronteiras permanecem abertas.
Ogoverno paraguaio anunciou hoje (24), que o Paraguai fará uma quarentena, a princípio, de 9 dias, para tentar frear o Coronavírus durante a Semana Santa.
Segundo a Agência de Informação Paraguaia, as medidas começam no próximo sábado, 27 de março às 00h, e se estendem, a princípio, até o domingo, 4 de abril.
Como medida principal, a circulação de pessoas será permitida apenas para as que exercem alguma das atividades essenciais – no horário entre às 5h e às 20h. E também para as deslocações essenciais, como transferência de pacientes, compras de alimentos e medicamentos. Parques públicos estarão fechados.
A medida é semelhante à que foi adotada em março de 2020, nos primeiros meses da chegada do Coronavírus ao Paraguai.
Fronteiras permanecem abertas
As fronteiras com o Brasil permanecem abertas, mas haverá controle rígido e barreiras sanitárias na saída do Paraguai. A policia nacional, junto às forças militares, patrulha rodoviária e a policia municipal farão o controle, conforme informou o Subcomandante da Polícia, Victor Balbuena.
A chefe de Migração, Maria de los Angeles Arriola, apontou que o Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi também permanecerá aberto, seguindo o protocolo atual: apresentação do exame de RT-PCR negativo para a entrada ao Paraguai.
Aulas
Aulas da rede pública e particulares no sistema presencial foram suspensas para acompanhar as medidas impostas. As instituições de ensino poderão ministrar aulas, desde que sejam virtuais, a distância.
Cultos religiosos
Cultos foram reduzidos a no máximo 20 pessoas, mediante agendamento prévio.
Mobilidade
Aplicativos de transporte, como: táxi, Uber, Muv, poderão seguir transportando passageiros.
Algumas das atividades permitidas
Restaurantes que trabalham com serviço de delivery.
Supermercados, farmácias e redes de abastecimento.
Setor de obras públicas.
Atividade física individual – até 500m da residência.
Estabelecimentos não essenciais poderão trabalhar – assim como os restaurantes, no sistema delivery durante 24h por dia.
Futebol profissional, o calendário da Associação paraguaia de Futebol (APF) será cumprido – as partidas continuarão sem torcidas.
Atletas profissionais de alto rendimento poderão continuar treinando.
Pessoas que tenham reservas turísticas em hotéis ou estabelecimentos poderão se locomover.
Matéria publicada pela 100 Fronteiras
Jornalista: Anne Grallmann