Começam as aulas da nova turma do Programa Capacita Guias
Com 150 inscritos, curso tem foco na preparação dos profissionais para a nova realidade do setor turístico, em Foz do Iguaçu (PR). Iniciativa é do Polo Iguassu e da Itaipu Binacional.
O Instituto Polo Iguassu Internacional, com apoio da Itaipu Binacional, deu início nessa quinta-feira (18) à formação de mais uma turma do Programa Capacita Guias, que tem como objetivo capacitar profissionais para a nova realidade do setor turístico, diante da pandemia de covid-19.
Esta nova turma vai capacitar 150 profissionais entre aqueles que já trabalharam como guias turísticos em 2019 ou 2020 e que estejam inscritos no Cadastur. Dessa forma, o programa contribui com a qualificação profissional no setor turístico de Foz. O principal objetivo é treinar o guia com foco nos protocolos de segurança sanitária, além das novas demandas dos atrativos turístico para dar uma melhor experiência ao visitante, nessa época de distanciamento social.
“Esta é uma oportunidade que a administração do general Silva e Luna proporciona aos nossos guias de turismo. Uma oportunidade de autoaperfeiçoamento, de intercâmbio de experiências e de encontro com novos horizontes, habilitando-os a enfrentar melhor esses tempos difíceis pelo qual estamos passando”, afirmou o coronel Aureo Ferreira, assistente da Diretoria-Geral Brasileira da Itaipu.
As aulas têm previsão de duração de três meses. Serão 48 horas de aulas na modalidade on-line, com uma média de quatro a seis horas semanais, durante 10 semanas. A parte prática será agendada previamente e inclui visitas à Itaipu e ao Parque Nacional do Iguaçu.
Nos encontros, são abordadas novas formas de apresentar os atrativos turísticos de Foz, os cuidados necessários para a retomada no contexto de pandemia e temas relativos ao desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. O curso também dá informações históricas e técnicas sobre os principais atrativos da cidade, aproximando os guias dos atrativos.
Capacita Guias
No início de fevereiro foi formada a primeira turma do Capacita Guias. Em uma solenidade na Itaipu, cinco profissionais, representando os 147 guias que concluíram a capacitação, receberam o diploma das mãos do general Joaquim Silva e Luna, diretor-geral brasileiro de Itaipu, e de Fernanda Fedrigo, diretora executiva do Polo Iguassu. Participaram da seletiva da primeira turma 419 guias, o que mostra uma busca grande do segmento por capacitação profissional.
A primeira turma teve uma taxa de frequência média de 91% e o feedback dos participantes foi bastante positivo. Uma pesquisa feita ao final do curso com eles apontou que 93% consideraram recomendar o treinamento para seus colegas. Outros 97% disseram que iriam aplicar os conhecimentos adquiridos em sua experiência profissional. Também 97% se mostraram interessados em participar de novos cursos.