Goiás – Desde o dia 3 quem chega a Caldas Novas, no interior de Goiás, encontra uma cidade diferente e com uma série de restrições. A partir de um decreto municipal, a prefeitura determinou que o comércio feche as portas a partir das 18h e todos os turistas que chegarem precisam apresentar testes de covid-19 com resultado negativo. A medida vale por sete dias e pretende evitar o colapso na saúde causado pelo aumento do número de casos, óbitos e demandas por vagas de UTIs causado pela proliferação do coronavírus. (Panrotas)

Latam – O lento e triste processo de desmantelamento da subsidiária argentina da LATAM Airlines teve um momento importante nesta quinta-feira (4), quando o Airbus A320, matrícula LV-BRA, decolou do Aeroporto Internacional de Ezeiza. Em breve, ele se juntará a outros seis que ficaram “presos” no Aeroporto Jorge Newbery em agosto, quando começaram as obras de reconstrução da pista. Em resposta a uma pergunta do Aviacionline sobre o assunto, a empresa afirmou que “no âmbito da cessação definitiva de operações anunciada em 17 de junho de 2020, a empresa iniciou o processo de transferência das aeronaves de sua frota que ainda permanecia na Argentina para outros países a fim de realizar os trabalhos de manutenção visando a devolução da aeronave aos seus proprietários”. Também se encarregaram de ressaltar que, como se sabe, as aeronaves não são propriedade da companhia aérea, devendo ser devolvidas aos locadores “com observância de todos os procedimentos operacionais correspondentes”. Havia dúvidas se os trabalhadores autorizariam ou não a saída dos aviões do país em caso de eventual reclamação trabalhista na Justiça. (Aeroin)

Corte – Azul corta 50 voos diários em março e abril com agravamento da pandemia. Apesar de ver com otimismo a recuperação da demanda por voos no Brasil, John Rodgerson, presidente da companhia, fala em ‘dois a três meses difíceis pela frente’. Embora a Azul reforce otimismo acerca da recuperação da demanda no Brasil, a companhia aérea cortou 50 voos por dia em março e abril. Com isso, a média deve ficar em torno de 600 voos diários para o período. “Temos dois a três meses difíceis pela frente. Com o lockdown nas diferentes regiões do País, vamos avaliar o mercado para maio”, afirmou o presidente da Azul, John Rodgerson, em teleconferência com jornalistas. (Terra)

Viagem secreta – A Qantas anunciou uma novidade para os clientes da companhia: operar voos domésticos misteriosos para viajantes interessados ​​em desfrutar de experiências de viagem únicas na Austrália enquanto as fronteiras internacionais permanecem fechadas. A transportadora nacional operou voos misteriosos pela última vez na década de 1990, quando os viajantes apareciam no aeroporto e recebiam assentos em um voo regular para qualquer um dos destinos da companhia aérea, onde passavam um dia de lazer antes de voltar para casa. Agora, ela reformulou o conceito e oferecerá três experiências no Boeing 737 que incluirão não apenas o voo, mas um dia inteiro de atividades em um destino misterioso – então, tudo que os passageiros precisam fazer é reservar e comparecer ao aeroporto. A única dica que a companhia dá é que todos os destinos estão fora das grandes capitais. (Leia + passageiros)

Novos trens –  A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) completou a renovação da frota da Linha 13-Jade com a entrega do oitavo, e último trem, da série 2500, para uso exclusivo nesta linha que liga o centro da capital paulista ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Com a entrega do último trem da série 2500, se encerra um importante ciclo de renovação da frota de trens da companhia, chegando a marca de 172 trens novos comprados e que já estão disponíveis à população paulista. Renovação que foi iniciada em 2008 com a aquisição dos trens da série 2070 e passou pelas compras de composições das séries 7000, 7500, 8000, 9000, 8500, 9500 e agora a 2500. (Leia + passageiros)

Prêmio OMT – A plataforma brasileira Sisterwave ganhou o Prêmio Global de Startups  da Organização Mundial do Turismo, OMT. A criadora do serviço digital, Jussara Pellicano Botelho, explicou à ONU News, de Brasília, como a iniciativa se destacou entre as mais de 10 mil propostas concorrentes de todo o mundo. “Dentro da plataforma existem mais de 18 mil mulheres com quem você pode contar. Dentre elas, 550 são anfitriãs e você pode ficar na casa delas. A gente está pretendendo lançar vários outros serviços nessa transformação da plataforma, que não é só a hospedagem, mas o que a gente já implementou do ano passado de forma presencial, assim que for possível com novos protocolos. São cursos e outros serviços de viagem entre mulheres.” A proposta de Jussara está entre as 25 que foram premiadas pela agência da ONU pela contribuição ao turismo sustentável e responsável, apoiando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs. (OMT)

Novo comando – A Belmond Brasil, que detém as marcas de luxo Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), anuncia hoje novo diretor de Vendas. Trata-se de Felipe Pereira, que soma passagens por Grupo Pestana, Grupo Aviva, além dos hotéis Unique e Unique Garden. “As experiências que passei ao longo da minha carreira contribuíram diretamente para o profissional que sou hoje. Busco liderar equipes qualificadas com o objetivo de atingir ou superar metas”, afirma o novo diretor, que conquistou o prêmio do Grupo Expedia de hotel com maior crescimento em receita entre os anos 2018 e 2019. (Panrotas)

Vacina – A demanda pela exigência de certificados de vacinação para viajantes tem crescido em todo o mundo, mas é necessário um acordo internacional, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em documento publicado, a OMS alerta que as autoridades nacionais não devem exigir prova de vacinação da covid-19 como condição para a partida ou chegada de viagens internacionais, dado que ainda existem dúvidas sobre a eficácia da vacina na redução da transmissão do vírus. As informações são do portal Travel Weekly.

Marketing – O Instituto de Promoção Turística da Argentina (Inprotur) e a Associação dos Parques Nacionais da Argentina (APN), em reunião presidida pelo secretário executivo do Instituto, Ricardo Sosa, e pelo presidente da APN, Daniel Somma, coordenaram uma série de estratégias de promoção internacional e definiram tarefas conjuntas para promover um ramo da natureza. “A natureza e os espaços abertos serão as chaves do turismo do futuro. Por isso, é nossa missão dar a conhecer os nossos parques nacionais, que são verdadeiras maravilhas de ver e desfrutar. Agradeço ao Daniel Somma e a toda a equipa de Parques por se juntarem ao Inprotur para divulgar a nossa grande oferta turística”, destacou Sosa. A ideia central do encontro teve a ver com o desenho conjunto de uma estratégia de promoção baseada nos grandes espaços naturais do país, com o objetivo de torná-los um motor de desenvolvimento para o turismo receptivo argentino. O país possui um total de 49 áreas protegidas: 36 parques nacionais, três áreas marinhas, três parques marinhos interjurisdicionais, seis reservas e um monumento natural.

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