Um giro pelo setor de turismo & eventos

Espetáculo – As chuvas dos últimos dias têm ajudado a mudar o cenário das Cataratas, principal atrativo turístico de Foz do Iguaçu. De acordo com os dados do monitoramento hidrológico feito pela Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), a vazão nas quedas era de 3,6 milhões de litros por segundo. A média normal é de 1,5 milhão de litros de água por segundo. Isso se deve ao acúmulo de chuva na bacia hidrográfica do Rio Iguaçu. Janeiro já é o mês com o maior volume acumulado de chuva em Foz do Iguaçu, desde 1998, quando começou o monitoramento do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Somente até quinta-feira (21), o volume acumulado era de 397,8 milímetros, quando o esperado no mês era de 160 mm

Mudanças – As ações de apoio à gestão, estruturação e promoção do turismo, promovidas pelo Programa de Regionalização (PRT) do Ministério do Turismo, serão atualizadas em 2021. Por meio de um acordo celebrado entre a Pasta e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o programa contará com novas medidas que terão o objetivo de fortalecer a atuação da rede de interlocutores do PRT no Brasil. A expectativa é de que as mudanças deem mais eficácia e um novo alinhamento com foco no ordenamento territorial direcionado à atividade turística dos municípios e de suas respectivas regiões turísticas. (Leia + https://www.gov.br/turismo)

Feira híbrida – A edição 2021 da BNT Mercosul foi confirmada oficialmente pelos organizadores. O evento acontecerá de 24 a 28 de maio de maneira híbrida. Os representantes de destinos e segmentos do mercado apresentarão um panorama das perspectivas para o turismo, e de forma virtual os agentes participarão. “Vai ter BNT sim, de maneira híbrida. Porque não é o momento de agente reunir seis mil profissionais de turismo de maneira profissional como a gente sempre fez”, afirma Geninho Goes, diretor da BNT Mercosul. Será também a primeira edição realizada em parceria com o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, organizador do evento que mais promove o turismo nacional. (Leia + https://www.mercadoeeventos.com.br/)

Brasileiros barrados – Quando Aruba decidiu abrir as fronteiras para a América Latina (exceto a Venezuela), no início de dezembro, a preocupação era adotar as medidas sanitárias para garantir a segurança dos turistas na ilha e manter o número de casos sob controle. Menos de dois meses depois da decisão, o território caribenho decidiu fechar as portas para visitantes de Brasil e Peru, considerados áreas de alto risco da pandemia. A preocupação é proteger os cerca de 100 mil locais e turistas de outras localidades. Desde o início da pandemia, Aruba registrou só cerca de 6 mil casos de covid-19 e 52 mortes. Atualmente, há apenas 30 casos ativos na ilha. Mas não foi só a alta de casos que pesou contra o Brasil – cerca de 70% dos turistas da ilha vêm dos Estados Unidos, outro país muito afetado pela pandemia. A detecção, no Japão, de uma nova variante do vírus em passageiros saídos de Manaus também influenciou a decisão. Outro fator importante foi seguir medidas adotadas pela Holanda, já que a ilha é um território do país europeu. A KLM suspendeu os voos para Brasil, Reino Unido e África do Sul, onde novas mutações do vírus foram detectadas. (Viagem e Turismo)

Novas medidas – A partir de amanhã (26), estrangeiros e cidadãos americanos deverão apresentar um teste negativo de covid antes de embarcar para os Estados Unidos e, na chegada, deverão fazer quarentena. Ao apresentar as novas regras, não foi especificado quanto tempo deverá durar o isolamento, mas o CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças) orienta pessoas que tiveram contato próximo com algum caso confirmado de covid-19 a ficarem em casa por 14 dias. Continua proibida a entrada de pessoas cujos voos tenham origem no Brasil ou que tenham passado por aqui nos 14 dias que antecederam a chegada em solo norte-americano (estão isentos da restrição os cidadãos americanos, os residentes permanentes e seus familiares de primeiro grau; todos deverão apresentar teste de covid). (Viagem e Turismo)

Atrativos no App – O turista que chega a Balneário Camboriú, no litoral catarinense, tem agora um novo meio para conhecer as atrações da cidade. O Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau acaba de lançar o aplicativo Movimenta BC, que virtualmente apresenta diversas opções de lazer e serviços para quem chega ao destino. Disponível de maneira gratuita em celulares com sistema operacional Android ou IOS, o app divulga ações e promoções de empresas de Balneário Camboriú. Nele há opções de hotelaria, gastronomia, comércio, empreendimentos turísticos e agências de turismo, e tem também uma agenda de eventos previstos para o ano. Cada segmento pode oferecer algum benefício como descontos, voucher e brindes, a quem utilizar o aplicativo para fazer uma compra. (Leia + https://www.panrotas.com.br/)

Parceria – Na última segunda-feira (18), data inicial da distribuição do primeiro lote das vacinas contra a Covid-19 para todo o País, a GOL e a LATAM Brasil, se uniram em uma ação colaborativa para que os imunizantes não deixassem de aterrissar em um dos destinos programados para recebê-los naquele dia: Curitiba, capital do Paraná. Ambas as Companhias estabeleceram total prioridade para o transporte das vacinas e estavam inteiramente à disposição do Ministério da Saúde. Quando foi confirmada a carga com destino a Curitiba, o espaço no compartimento de carga da aeronave da LATAM era insuficiente, lembrando que o transporte foi feito em aviões comerciais e voos regulares. Rapidamente, os funcionários da operação das duas empresas se uniram para atender a demanda da carga das vacinas sem prejudicar os passageiros, e assim a GOL cedeu espaço num voo seu, para o mesmo destino, para 500 kg em bagagens de passageiros da LATAM – 25 volumes, no total -, peso que impediria o carregamento das vacinas. (Leia + https://diariodoturismo.com.br/)

Braztoa – Um balanço apresentado na tarde do dia 22 pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – Braztoa – aponta que o faturamento referente às vendas efetuadas em dezembro não chegaram a 50% se comparado ao mesmo mês, em 2019. O relatório aponta que, dessas empresas, 31% disseram que o percentual não alcançou 10% do que foi comercializado no ano anterior. Os rumos da pandemia e o contexto de incertezas fizeram com que a baixa expectativa de faturamento, prevista ao longo dos meses de 2020, se confirmasse. Essas premissas integram o décimo levantamento mensal da BRAZTOA que traz números de dezembro sobre a comercialização e gestão de seus associados, que representam cerca de 90% das viagens de lazer comercializadas no Brasil, diante da pandemia da COVID-19. (Leia + Diário do Turismo)

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