Um giro pelo mundo da enologia
Online – A pandemia do Coronavírus restringi as viagens, mesmo em destinos brasileiros. Muitos apreciadores de vinhos estão curiosos para conhecer os rótulos da Cave do Sol, vinícola inaugurada em setembro no Vale dos Vinhedos. Com lotes limitados, a vinícola optou por uma venda exclusiva em sua loja física e passou a apostar no mundo virtual desde o dia 16 de dezembro. Vinhos, espumantes e sucos de uva das linhas Cave do Sol, Solar do Vale e Vulcano estão à venda pelo site www.cavedosol.com.br com entrega em todo o país.
Cave do Sol: Sem adição de açúcar, água, conservantes, aromatizantes ou qualquer outro tipo de aditivo, somente uva. Assim são os Sucos de Uva Solar do Vale, elaborados pela Vinícola Cave do Sol, do Vale dos Vinhedos. Eles exibem o Selo do Suco de Uva Puro, que é uma garantia de pureza e o compromisso de levar à mesa do consumidor mais saúde. O selo tem a autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e a certificação é concedida pelo conceituado Instituto Totum, o mesmo que concede o selo ABIC para o café.
– Suco de Uva Bordô Integral (Bordô) 500ml: Este suco apresenta coloração púrpura profunda e aroma intenso que lembra a uva in natura.
– Suco de Uva Tinto Integral (Isabel e Bordô) 1L e 500ml: De coloração púrpura profunda, traz aroma intenso que lembra a uva in natura.
– Suco de Uva Branco Integral (Niágara e Lorena) 500ml: De coloração amarelo dourado, apresenta aroma intenso que lembra a uva in natura.
Dos Almas – A Domno Importadora, marca do Grupo Famiglia Valduga, acaba de incluir em seu portfólio os rótulos da Dos Almas, produzidos em regiões vinícolas do Chile em evidência atualmente, como o Vale do Colchaqua e Casablanca, onde as videiras se beneficiam de grandes variações de temperatura ao longo do dia, nas encostas das montanhas. Este microclima peculiar oferece vinhos excepcionais. A Dos Almas é fruto da parceria entre a Famiglia Zonin, que há nove gerações se dedica à produção de vinhos com caráter italiano usando videiras chilenas, e o Grupo Ventisquero, reconhecido por uma produção moderna em vinhedos próprios e regionais, seguindo técnicas de precisão, alta tecnologia e que respeitam o meio ambiente.
Nova diretoria – A Associação Brasileira de Enologia (ABE) tem nova Diretoria para o biênio 2021/2022. Conduzida pelo jovem enólogo André de Gasperin, da Vinícola Don Affonso, de Caxias do Sul, a diretoria foi eleita por aclamação em Assembleia Geral realizada na sexta-feira, 4 de dezembro. Gasperin assume o posto do enólogo Daniel Salvador, que esteve à frente da entidade em 2019 e 2020. A nova equipe, já empossada, terá sua primeira reunião ainda este ano. “Foi um ano difícil, especialmente em relação a saúde, a economia e as mudanças necessárias em decorrência do vírus. Mas para o vinho, vivemos um momento espetacular. Enfim, o brasileiro descobriu o seu vinho, o vinho brasileiro.”, celebra Salvador.
Enólogo do ano – No ano da ‘Safra das Safras’ seria impossível deixar passar em branco o Enólogo do Ano 2020, a maior distinção feita pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) a este profissional que transforma a uva em vinho. Era para ter sido em outubro, por ocasião do Dia do Enólogo, celebrado no dia 22 daquele mês. Mas em razão da pandemia, a tradicional festa de confraternização foi cancelada, mas não a homenagem, que apenas foi adiada. O Enólogo do Ano 2020 é Edegar Scortegagna, enólogo da Luiz Argenta Vinhos e Espumantes, de Flores da Cunha.
Pocket Graden – O Wine Garden Miolo, o mais charmoso wine bar a céu aberto do Vale dos Vinhedos, que habita o jardim da Vinícola Miolo desde 2015, inaugurou em dezembro, um pocket Garden na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, onde os vinhedos serão substituídos pelo sol e mar inconfundível da ‘Cidade Maravilhosa’. A novidade é fruto da parceria com o tradicional restaurante Bota, primeiro restaurante italiano da Marina da Glória, seguindo a estratégia de expansão da experiência Wine Garden além do jardim. A casa, que já tinha capacidade para 160 pessoas, ganha mais 100 lugares totalmente ao ar livre, traduzindo o verdadeiro estilo de vida à beira mar. A previsão inicial é que o pocket permaneça por uma temporada curta, porém intensa, em terras cariocas. O funcionamento do Garden será quinta a sábado, das 12h às 23h, e aos domingos, das 12h às 20h.