Um giro pelo setor de turismo & eventos

NOVOS PREÇOS – O ingresso para visitar o Parque Nacional do Iguaçu será reajustado a partir de 1º de novembro de 2020.  O valor do ingresso é atualizado com base no Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), com vistas a repor as perdas da inflação, anualmente.  Os novos valores podem ser conferidos na Portaria nº 1.005, do Ministério do Meio Ambiente, de 8 de outubro de 2020, publicada dia 15 de outubro. O documento está disponível na íntegra em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-1.005-de-8-de-outubro-de-2020-282664087.  Visita ao Parque Nacional do Iguaçu – Os ingressos para visitar o parque são vendidos exclusivamente on-line, no site www.cataratasdoiguacu.com.br. E como neste momento a unidade de conservação está com limitação, o visitante precisa realizar a aquisição e agendar o dia e o horário da visita. A compra está sujeita à disponibilidade de vagas.

NOVA ROTA – A Voepass vai antecipar em um dia o início da nova rota aérea entre Ponta Grossa e Foz do Iguaçu. O voo inaugural estava previsto para ocorrer no domingo (25), mas foi antecipado pela empresa e remarcado para sábado (24). De acordo com a programação da empresa, o avião vai pousar em Ponta Grossa, vindo de São Paulo, às 14h15, e vai decolar às 14h45 do aeroporto Sant’Ana para o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, onde vai pousar às 16h10. Segundo a empresa, a antecipação se deve por um ‘ajuste de malha’. Ainda, o primeiro voo vindo de Foz do Iguaçu está previsto para decolar às 8h e pousar em Ponta Grossa às 9h25, a aeronave fica em solo ponta-grossense por 30 minutos, para decolar, em direção ao aeroporto de Congonhas às 9h55, com previsão de pouso às 11h20 na capital paulista. Os voos entre Ponta Grossa e Foz do Iguaçu acontecem às quartas-feiras e sábados, às 11h40. Já a linha de retorno a Ponta Grossa, parte de Foz do Iguaçu às quartas-feiras às 14h30 e aos domingos às 08h.

INAUGURAÇÃO – O Dreams Motor Show, primeiro museu de motos raras e exclusivas com experiência gastronômica e espaço para espetáculos e eventos em Foz do Iguaçu, foi inaugurou na quinta-feira (22), com a presença de autoridades do setor turístico, empresários e imprensa. Depois da cerimônia, o público pôde assistir ao show da banda iguaçuense Magnun Rock Machine, que também foi transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do complexo Dreams Park Show. A partir de agora, o espaço de 2,3 mil metros quadrados e capacidade para 1,5 mil pessoas terá uma agenda com shows semanais tanto para moradores de Foz do Iguaçu, como para turistas do Brasil e do mundo que visitarem a cidade. A proposta é, neste primeiro momento, valorizar os artistas locais.

GRAMADÃO FOZ – As primeiras atividades da obra de revitalização do Gramadão de Itaipu, na Vila A, começaram na quinta-feira (22) com a chegada dos tapumes de metal que vão cercar todo o local. A ordem de serviço que autoriza o início das obras, pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, e pelo diretor de Coordenação, general Luiz Felipe Carbonell. A entrega deve acontecer em meados de agosto de 2021. “Assumimos o compromisso de entregar essas melhorias para a nossa gente. É uma contrapartida possível com a realocação de recursos que vieram das economias feitas durante um ano e oito meses de gestão”, explica o general Silva e Luna. E complementa: “esse lugar é abençoado pela natureza, com um belo pôr do sol, um local onde as famílias se reúnem e passam momentos maravilhosos. Daqui a 10 meses, quando a lógica do ‘fique em casa’ já estiver superada, as pessoas poderão voltar a se reunir aqui com ainda mais segurança”.

NOVA PONTE FOZ – As obras da Ponte da Integração, que vai ligar Foz do Iguaçu (Brasil) e Presidente Franco (Paraguai), atingiram mais uma etapa importante esta semana, com o deslocamento de uma estrutura de 1.437 toneladas de metal e concreto. O trabalho, concluído na tarde desta na quinta-feira (22), marcou o início da fase de construção do tabuleiro, que vai sustentar a pista de rolagem. Até então, o esforço foi a construção dos pilares de sustentação da ponte. Com o início da construção do tabuleiro, a ponte começa a ganhar seu formato de ligação. Financiada com recursos da margem brasileira da Itaipu Binacional, a obra é gerida pelo governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). A construção é executada pelo consórcio Construbase-Cidade-Paulitec e emprega, atualmente, aproximadamente 450 trabalhadores. Isso sem contar os empregos indiretos. A conclusão da obra está prevista para março de 2022, juntamente com a Perimetral Leste, um acesso direto até a BR-277. “O ritmo adiantado das obras comprova o nosso compromisso de entregar a Ponte da Integração dentro do prazo”, reforçou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna. Com a construção do tabuleiro, agora são mais de 40% das obras concluídas na margem brasileira do Rio Paraná. “Para nós, é uma grande satisfação ver a ponte tomando forma, gerando empregos e trazendo a perspectiva de dias melhores para a nossa gente da Região Oeste do Paraná, com ganhos socioeconômicos para toda a fronteira, consequentemente, Paraná, Brasil e Paraguai”.

FESTAS CLANDESTINAS – “O coronavírus nunca me afastou”, anuncia um dos convites que se espalham em grupos de brasileiros nos arredores de Boston, nos EUA. O chamado é para umas festas organizadas por DJs e produtores brasileiros em estacionamentos, terrenos vazios e postos de gasolina de cidades do Estado de Massachusetts. Intensificados desde o início da pandemia em resposta a restrições impostas por governos locais a aglomerações, os eventos chegam a reunir até três mil pessoas, segundo os organizadores. Em perfis de produtores em redes sociais, vídeos e fotos mostram multidões dançando em volta de caixas de som instaladas nos porta-malas de caminhonetes. A maioria dos frequentadores é jovem, não usa máscaras e ignora recomendações de distanciamento social. Na última semana, os encontros ganharam atenção de jornais e televisões locais. Descritos como “superdisseminadores” do coronavírus, eles viraram tema de discussão nos gabinetes de prefeitos e mobilizam a polícia. (BBC)

SANTA CATARINA – Em segundo turno a Assembleia Legislativa aprovou a Proposta de Emenda à Constituição proibindo a cobrança de pedágios urbanos no Estado. Dois municípios praticavam essa cobrança Governador Celso Ramos e Bombinhas e outros dois vinham trabalhando a aprovação da denominado Taxa de Preservação Ambiental. Agora não pode mais. Foi um ano e nove meses de muita discussão até acontecer ontem a votação, e, foi expressiva 32×2 . Essa bandeira foi levantada pelo deputado Ivan Naatz considerando que as taxas eram meramente arrecadatórias. Ou seja, mais um imposto onerando o cidadão catarinense. “O Parlamento deu mostra de que não vai tolerar a proliferação e a criação de novos impostos, principalmente neste momento de crise econômica e sanitária.”declarou o parlamentar e líder da oposição.

CATARATAS – O fascínio de visitar o Parque Nacional do Iguaçu e tomar aquela brisa d’água das Cataratas do Iguaçu é recomendado como uma viagem imperdível que deve ser realizada pelos viajantes do mundo. “É uma experiência visceral de cair o queixo. A força e o ruído das Cataratas do Iguaçu, com centenas de cachoeiras e milhões de litros d’água por segundo, ficarão para sempre na memória das pessoas que têm oportunidade de conhecer e visitar este lugar”, narra a publicação. “As cataratas mais impressionantes do planeta”, qualifica a publicação, que faz a apresentação das Cataratas entre os dez lugares imperdíveis no mundo. As quedas são indicadas como algo sublime, aquela visita que as pessoas precisam fazer pelo menos uma vez na vida e guardar a experiência na memória, como apresenta a última edição do Ultimate Travel List, da Lonely Planet, que relacionou ainda os 500 locais que despertam a emoção dos viajantes ao redor da planeta Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *