Camara municipal de foz do iguaçu

Vinícola Aurora lança Millésime Cabernet Sauvignon 2017

Elaborado apenas em safras excelentes, vinho ícone da cooperativa gaúcha já
está sendo comercializado em todos os estados brasileiros e no
Distrito Federal. O preço médio é R$ 110.

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O vinho está Está chegando aos pontos de venda de todo o Brasil o Aurora Millésime 2017, elaborado a partir de uma safra histórica para a Cabernet Sauvignon, a rainha das uvas tintas. Nos 89 anos da Vinícola Aurora, esta é apenas a décima edição deste vinho. As anteriores foram em 1991, 1999, 2004, 2005, 2008, 2009, 2011, 2012 e 2015.

Nesta nova safra, o vinho ícone da empresa gaúcha ampliou para 18 meses sua passagem por barricas de carvalho americano, seis a mais que a versão de 2015. O contato com a madeira, associado a boa maturação das uvas, resultou em um perfil aveludado. No olfato, além da baunilha marcante, característica tradicional do uso do carvalho americano, há a presença de notas de ameixa, cassis, frutas secas e tabaco. Sua estrutura é equilibrada, com taninos agradáveis, boa acidez com profundidade e persistência excelentes, dignas de um grande vinho de guarda.

Flavio Zilio, enólogo-chefe da Vinícola Aurora, explica que a decisão de se tornar ou não um Aurora Millésime acontece ao longo do período de elaboração, do campo à enologia, levando em conta todos os processos: “Escolhemos as uvas das melhores parcelas de vinhedos dos nossos associados, vinificamos e fazemos uma verificação muito controlada no processo de evolução em tanque e em barrica. Depois da análise, enviamos para o envase e, após, esse produto permanece, normalmente, por mais oito meses na cave, descansando na garrafa, antes de receber a rotulagem”.

O cuidado extremo fez com que as safras do Aurora Millésime fossem destacadas em publicações especializadas, como o Guia Adega e Anuário de Vinhos do Brasil, e premiadas em concursos nacionais e internacionais, como Expovinhos, Vinum Brasilis e Vinitaly. A Aurora é a vinícola mais premiada do Brasil, com cerca de 700 medalhas conquistadas nos principais certames chancelados pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

A palavra “Millésime” significa, de forma simples, o melhor vinho da melhor safra. Também quer dizer que o vinho contido na garrafa provém de uvas colhidas exclusivamente no ano mencionado no rótulo. A Aurora escolheu o Millésime para representar seu vinho ícone, produzido somente em safras nas quais as condições climáticas foram excelentes para o cultivo da Cabernet Sauvignon.

“Temos um carinho especial pelo Aurora Millésime, um vinho que se consolidou muito dentro da cooperativa. Além do extremo cuidado para a elaboração, é um produto competitivo, por ser diferenciado e de alta qualidade com um valor na faixa dos R$ 110. São poucos rótulos deste nível que conseguem chegar em um preço como este. E isso nos orgulha, pois queremos levar prazer aos consumidores”, celebra o enólogo-chefe, antecipando que novas edições do produto podem ser lançadas daqui três e seis anos, com as safras 2018 e 2020, respectivamente.

O Millésime Cabernet Sauvignon 2017 tem edição limitada de 24 mil garrafas numeradas, que estão à venda em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. O preço médio é de R$ 110.

Para harmonizar com a nova edição, a sugestão é apostar em combinações com carnes vermelhas em geral, carnes de caça, aves de carne escura, molhos untuosos, massas com molhos de queijos de sabor acentuado e risotos com essas bases.

SOBRE A VINÍCOLA AURORA

A tradição atrelada a tecnologia de ponta contam a história da Vinícola Aurora, a maior cooperativa do segmento do Brasil. Com 89 anos de atuação, a empresa alçou voos muito mais altos daqueles imaginados pelas 16 famílias produtoras de uva de Bento Gonçalves que a fundaram em fevereiro de 1931. Hoje, a Aurora conta com a dedicação de 1,1 mil famílias associadas, em 11 municípios, e o engajamento de 500 funcionários divididos em três unidades em Bento Gonçalves e outra em Pinto Bandeira, ambas na Serra Gaúcha.

A arte de criar e reinventar, associadas a virada tecnológica, fazem com que a vinícola – uma das mais antigas do setor – continue mirando para longe do horizonte. Em 10 anos, o faturamento quase triplicou, atingindo R$ 558 milhões em 2019, o melhor desempenho de toda sua história.

Por ano, são envasado 64,5 milhões de litros de produtos vinícolas, divididos em 220 itens que compõe o portfólio das 13 marcas da vinícola. Sem falar das novas bebidas: a cada safra, são, em média, cinco lançamentos. Seus produtos são vendidos para os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, além de serem exportados para mais de 20 países.

Para abrigar o crescimento contínuo da marca pelas próximas décadas, foi inaugurada, em 2019, uma unidade no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. A nova planta industrial é a primeira fábrica do Brasil com certificado LEED versão 4.0, ou seja, é 100% sustentável. (AI: MCom Ação & Comunicação/Crédito: Eduardo Benini)

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