Parque das Aves lança loja online

O ecommerce oferece produtos inspirados na Mata Atlântica e suas
espécies, como pelúcias, joias e peças de vestuário exclusivas

O Parque das Aves lançou na quarta, 17 de junho, seu ecommerce para venda de produtos inspirados na Mata Atlântica e suas espécies: loja.parquedasaves.com.br. As peças hoje já são oferecidas na loja física do Parque.
IMG_0047
Os produtos oferecidos na loja online prezam por meios de produção éticos e de responsabilidade socioambiental. Assim, os fornecedores são em sua maioria locais ou com fábricas localizadas a uma curta distância do Parque das Aves. Além disso, seus métodos de produção levam em consideração a qualidade do produto final, gerando durabilidade às peças, mas sem ferir a natureza e valorizando cada funcionário envolvido no processo.

“Trabalhamos para proteger a Mata Atlântica e suas espécies, e isso inclui tentar oferecer apenas produtos alinhados com essa tarefa”, comenta Jurema Fernandes, diretora administrativa do Parque das Aves.

Peças de vestuário exclusivas
IMG_0552

Um dos destaques da loja física do Parque das Aves são as peças exclusivas de vestuário, desenvolvidas em uma parceria entre empresas de confecção e o Parque. No último ano, diversas estampas foram desenvolvidas com artistas, utilizando principalmente os “Pequenos Marrons”, aves que precisam se camuflar no chão da floresta para evitar os predadores e que são as estrelas da nova fase do Parque das Aves.

“Priorizamos as aves da Mata Atlântica, pois é o foco do nosso trabalho. E o resultado é encantador, pois algumas aves são chamativas, como guarás e araras, e é fácil trabalhar as estampas, mas as pequenas aves marrons possuem um charme menos aparente, mas conseguimos traduzir toda sua importância para o bioma e para o trabalho de conservação que realizamos criando estampas muito singelas e únicas”, comenta Sueli Aparecida Freire, responsável pela loja.
IMG_0286
Os tecidos são leves e coloridos, com estampas que em sua maioria exibem as aves que habitam o Parque, como guarás, tucanos, araras e outras. A linha feminina, que conta com vestidos, blusas, quimonos e até pijamas, é vibrante e despojada, com cortes de excelente caimento e tecidos muito leves e confortáveis. Já a masculina traz camisetas com estampas exclusivas e cores que se destacam na rotina do dia a dia. E a infantil contém peças muito confortáveis e com estampas fofas, algumas inclusive combinando com as peças adultas, para um look combinado com mamães e papais.

Joias e outros presentesIMG_0698

Apesar do destaque da loja ficar com as peças de vestuário, outros itens vendidos na loja física do Parque das Aves também estão disponíveis na loja online.

“Quem visitar nossa loja também vai poder encontrar joias de pedras brasileiras, livros focados em aves da Mata Atlântica e pelúcias antialérgicas inspiradas nos animais que vivem no Parque”, acrescenta Sueli.

O destaque vai para a linha Lembranças, que traz produtos ecológicos e peças desenvolvidas por artesãos locais, com ilustrações e cores inspiradas na Mata Atlântica e em suas espécies. Materiais reutilizáveis e de vida útil longa incentivam, inclusive, o consumo consciente e responsável.IMG_0219

Trabalho em comunidade

A implantação da loja online ocorreu durante o período em que o Parque das Aves esteve fechado por conta da Covid-19, aproveitando a oportunidade para pensar em projetos que pudessem ajudar o atrativo a manter-se vivo.

“Um grupo de profissionais foi formado com o intuito de pensar em maneiras alternativas de arrecadar fundos para o Parque. A primeira ação do grupo foi criar o programa de doações, para que o trabalho de resgate, abrigo e conservação de espécies fosse continuado. E o projeto do ecommerce veio em seguida”, comenta Jurema.

IMG_0136

O projeto, encabeçado pelo departamento de marketing, contou com profissionais de diversas áreas do Parque, como os departamentos de educação ambiental e comunicações, além da loja, que foi muito importante no processo de decisão de quais produtos seriam vendidos na loja online. Além disso, muitos colaboradores participaram como modelos para as fotos da loja, e ainda tiraram fotos de seus filhos, em suas casas.

E não foram só colaboradores do Parque das Aves que se envolveram no projeto. Ele também contou com profissionais da comunidade iguaçuense, que doaram seus serviços e seu tempo para que o projeto fosse finalizado.

“Tivemos muitos profissionais incríveis se envolvendo no projeto, doando seus serviços pela causa da Mata Atlântica. O fotógrafo Armando Abdias, sempre muito gentil e atencioso, conseguiu extrair o melhor de nós, que não somos modelos, mas estávamos cheios de vontade. Além disso, a Andrea Steiner e o Arthur Vieira, da Skytakes, fizeram takes incríveis do ensaio, e editaram o vídeo de lançamento da campanha de maneira muito rápida e linda. E o Philipe Vianna deixou todo mundo lindo com suas maquiagens profissionais. Somos muito gratos a todos”, comenta Rodrigo Chibiaqui, gerente de marketing do Parque das Aves.

Compra com propósito

A ideia, segundo Jurema Fernandes, diretora administrativa do Parque das Aves, não é estimular o consumismo desenfreado – algo que o atrativo, na verdade, combate –, mas ajudar as pessoas a apoiar uma causa ao comprar peças cheias de significado.

“Cada compra nas lojas física ou online do Parque das Aves, a pessoa acaba apoiando de maneira direta o trabalho que o atrativo realiza, inclusive de resgate e abrigo de aves que sofreram com tráfico ilegal e maus tratos, além da conservação das espécies em risco de extinção, incluindo apoio financeiro de projetos em campo. Isso porque o Parque não recebe apoio e incentivos externos e trabalha de maneira independente”, comenta Jurema. (da assessoria)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *