A bordo das notícias do turismo

Reunião virtual – Cerca de 250 municípios turísticos da Argentina, se reunirão em reunião virtual, para debater sobre a retomada do turismo, na sexta-feira, 19 de junho, às 10 horas. A nova reunião virtual, é organizada pela Rede Federal de Turismo, cujo espaço consiste na participação ativa dos municípios, instância federal e formado por gerentes locais de turismo de todo o país. Ele conta com o apoio da Universidade Blas Pascal e do IDITUR, o Instituto de Pesquisa em Turismo da Universidade mencionada, para a organização por meio da plataforma Microsoft Teams, que permite que até 350 gerentes debatem com um moderador. As diferentes visões e realidades dos municípios sobre a situação atual serão compartilhadas e com uma agenda que inclui: reativação progressiva, destino turístico seguro, contenção por teletrabalho e marketing de destino. Inscrições no https://bit.ly/2N4MYAn.

Suspensão de voos – A companhia aérea chileno-brasileira LATAM, a maior da América Latina, anunciou na quarta-feira (17) que sua filial na Argentina suspenderá as operações por tempo indeterminado, já que diante do cenário da pandemia mantê-las não parece algo viável. “A suspensão das operações da LATAM Airlines Argentina, por tempo indeterminado, obedece às atuais condições da indústria local, agravadas pela pandemia da COVID-19, logo não se percebe a viabilidade de um projeto sustentável”, indicou em comunicado a companhia, a maior da América Latina, fortemente atingida pela pandemia.

Proteção total ao visitante – O Parque Nacional do Iguaçu realiza o controle individual de acesso de todos os visitantes com uma barreira sanitária instalada no Centro de Visitantes.  Nesse ponto, o visitante é recepcionado por uma equipe de funcionários que faz aferição da temperatura do público. Simultaneamente, as equipes do parque orientam todos para passar álcool gel nas mãos e os calçados no tapete sanitizante, e informam sobre a permanência e o uso correto da máscara cobrindo o nariz e a boca, durante todo o passeio.

Transporte seguro – Os ônibus que transportam os visitantes no interior do parque são higienizados antes e depois de cada viagem. Uma equipe realiza a limpeza do veículo no Centro de Visitantes e uma segunda turma faz a higienização após o desembarque dos visitantes, na Estação Porto Canoas.  O serviço de sanitização é realizado com a técnica de nebulização, referência no combate de vírus, bactérias, fungos e germes.

Ingressos do parque – Os ingressos para visitar o Parque Nacional do Iguaçu são vendidos exclusivamente on-line no site www.cataratasdoiguacu.com.br.  O visitante precisa realizar a compra do ingresso e agendar o dia e o horário da visita. A compra esta sujeita à disponibilidade de vagas.  O parque oferece 350 vagas de ingressos por hora, nesta primeira fase da reabertura. A venda on-line e a limitação de público por horário foram planejadas para manter o controle e o distanciamento entre as pessoas.

Descontos – Moradores de Foz do Iguaçu e das outras 13 cidades vizinhas possuem 90% de desconto para visitar o Parque Nacional do Iguaçu com o Passe Comunidade. Essa categoria de ingresso não é disponibilizada on-line. Esse visitante precisa comprovar residência em uma dessas cidades, conforme regulamento do Passe Comunidade, disponível no site www.cataratasdoiguacu.com.br, e apresentar o comprovante presencialmente na aquisição do ingresso no parque. Crédito imagens: Nilton Rolin/Cataratas do Iguaçu S.A

Compartilhamento de aeronaves – Na terça-feira (16), Latam e Azul anunciaram o compartilhamento de aeronaves em cerca de 50 rotas. O acordo de complementariedade de rotas anunciado por Latam e Azul é um reflexo direto da pandemia do coronavírus e uma fusão entre as duas companhias não está descartada. A avaliação é de Jerome Cadier, presidente da Latam. “Se me perguntassem em janeiro se teríamos um codeshare com a Azul, eu certamente diria que não. Esse acordo foi feito em função dessa crise”, disse o executivo. Ele explicou que as negociações para uma eventual união das duas empresas são complexas e inviáveis neste momento por causa da crise, enquanto o “codeshare” é bem mais simples.

Turismo em Foz – Nada menos do que nove estados brasileiros, além do Distrito Federal, tiveram representantes entre os 314 turistas que visitaram a Itaipu durante o feriado de Corpus Christi, de quinta-feira (11) a domingo (14). A data marcou a retomada das atividades turísticas na binacional e em outros atrativos de Foz do Iguaçu.
Em  relação aos estados, a lista de visitantes foi liderada por São
Paulo, com 52 representantes. Na sequência, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com 24; Mato Grosso do Sul, 18; Rio de Janeiro, 16; MinasGerais,5; Distrito Federal, 4; Bahia,2; e Acre e Mato Grosso, com um representante cada. Conforme os números do Complexo Turístico Itaipu (CTI), moradores dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu tiveram grande expressividade, com 54,1% do total de visitantes.

 Turismo de Portugal – Com o mote #TuPodes, a campanha é dirigida aos portugueses, incentivando-os a viajar e a conhecer melhor Portugal. A cerimônia de apresentação contou com a presença do primeiro-ministro. “Mais do que uma campanha, é uma mensagem emotiva dedicada a Portugal e aos portugueses por quem nos visita, se apaixona pelo país e sonha cá voltar. Esta mensagem é materializada num filme, com a duração de 2’40”, protagonizado por turistas de várias nacionalidades que desde Londres, Nova Iorque, Paris, Madrid e Rio de Janeiro, interpretam em português e com os seus sotaques, um dos grandes clássicos mundiais, Only You, dos The Platters, que assim é cantado pela primeira vez em português”, refere o Turismo de Portugal, em comunicado.

Segurança dos viajantes – Em mais uma ação pioneira, o Floripa Airport e a cidade de Florianópolis implementam nova medida para garantir a segurança de viajantes e cidadãos. Assim, a partir de agora, todos os passageiros que desembarcam em Florianópolis podem preencher de maneira online o formulário de controle sanitário para entrada na cidade. A iniciativa do Floripa Airport faz parte de um pacote de ações que a concessionária suíça está implementando, junto com as cias aéreas. Desta maneira, torna a experiência do passageiro em Florianópolis cada vez mais moderna, segura e alinhada com as demandas pós-pandemia: com processos digitais e sem contato.

Turismo religioso – O 4º Fórum Nacional de Turismo Religioso será realizado de 24 a 26 de junho, de forma online, e terá como tema: “O turismo religioso diante da pandemia da covid-19”. Nos três dias, a programação será extensa, com a realização de várias palestras e mesas de debate, envolvendo especialistas no assunto, de várias partes do Brasil. Na sexta-feira, dia 26, às 15h40, haverá palestra sobre o tema “A Pastoral do Turismo como instância aglutinadora para o turismo religioso”, proferida pelo coordenador nacional da Pastoral, Padre Manoel Filho, da Arquidiocese de Salvador (BA). Logo após, haverá uma mesa para exposição de casos de sucessos. Um dos expositores será o Padre Vicente Fernandes, pároco da Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz. Toda a programação será transmitida pelo Facebook e pelo Youtube do Fórum Nacional de Turismo Religioso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *