Acelera Foz define 40 iniciativas em sete eixos de desenvolvimento

O programa possui sete eixos, que vai desde a infraestrutura
para a retomada econômica do turismo 

A Coordenação Estratégica do Programa Acelera Foz definiu as ações prioritárias para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu. São 40 iniciativas em sete eixos de infraestrutura, divulgação, retomada econômica do turismo, empreendedorismo, inovação e atração de investimentos, apoio à produção e comercialização, e fomento de políticas públicas.

A gestão do programa também aprovou as instituições do poder público e da sociedade civil organizada responsáveis por conduzir a execução das ações, as quais deverão articular os segmentos de cada área. O detalhamento das iniciativas previstas pelo Acelera Foz vem sendo apresentado em conferências virtuais com transmissão aberta ao público.

Presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz), Mario Camargo explica que a definição das prioridades do programa permite que a comunidade possa visualizar as ações e acompanhar a evolução do Acelera Foz. “Também serão previstos prazos para a entrega das metas, com indicadores quantitativos e qualitativos”, frisa.
De acordo com Mario, pelo planejamento proposto, as ações prioritárias mantêm interdependência e unidade, pois são agrupadas aos eixos estratégicos do programa. “Nosso desafio é promover a retomada do desenvolvimento pós-pandemia a partir de bases novas, gerando crescimento sustentado e qualidade de vida para a população”, enfatiza.

Obras, empregos e mobilidade
As obras prioritárias em infraestrutura somam R$ 900 milhões. São projetos já em execução – entre elas a segunda ponte e a ampliação da pista do aeroporto – e os novos empreendimentos da revitalização e duplicação da Rodovia das Cataratas, trincheira da Rua Teodoro Risden com a BR-277, revitalização do Espaço das Américas e novo Porto Seco Trimodal.

“Em consonância com as diretrizes do governo federal, que tem tido atenção bastante especial para a região, promovemos uma reestruturação administrativa que nos possibilitou redirecionar mais de R$ 900 milhões em diversas ações, com transparência, responsabilidade e em parceria com diversas entidades, por meio do Programa Acelera Foz”, afirma o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna.

Retomada do turismo
Para a retomada do turismo, o Acelera Foz prevê investimento em infraestrutura e obras de revitalização dos corredores turísticos, editais de inovação, incentivo ao turismo regional, início das obras de revitalização do Espaço das Américas e inauguração do Mercado Público Municipal até dezembro deste ano. Somadas a essas ações, serão realizadas iniciativas pontuais.
A reabertura de atrativos no município está programada para os próximos dias, coincidindo com o aniversário de 106 anos da cidade. “Foz do Iguaçu largou na frente com os protocolos de segurança sanitária para a retomada do turismo. E será, agora, o primeiro destino a fazer testagem de covid-19 em todos os turistas sintomáticos”, destaca o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla. (AI Programa Acelera Foz)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *