A bordo das notícias do turismo

Espetáculo – As Cataratas do Iguaçu voltaram a ter água por conta das chuvas que caíram nos últimos dias por todo o Estado do Paraná, principalmente na região da Bacia do Rio Iguaçu. A vazão das quedas chegou a 1 milhão de litros d’água por segundo, na manhã de segunda-feira (25).  

De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a falta d’água nas Cataratas do Iguaçu foi o resultado seca meteorológica e depois hidrológica no Paraná desde o início do ano.  A vazão chegou a ficar cinco vezes menor do que a normal, conforme o sistema de monitoramento da Copel (Companhia Paranaense de Energia). A vazão média dos saltos é de 1 milhão e quinhentos mil litros por segundo. Com a estiagem chegou a 301 mil metros cúbicos de água por segundo. (Da assessoria)

Reabertura – O retorno das águas às Cataratas anima o setor de turismo de Foz do Iguaçu. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Parque Nacional do Iguaçu fechou as bilheterias no dia 17 de março. A reabertura ao público está prevista para o dia 10 de junho, aniversário de 106 de Foz do Iguaçu.

Foz do Iguaçu – Em virtude da pandemia do novo coronavírus, uma cerimônia de hasteamento da bandeira substituirá o tradicional desfile cívico militar em comemoração ao aniversário de Foz do Iguaçu, no dia 10 de junho. A solenidade acontecerá a partir das 9 horas e será transmitida pela página da prefeitura no Facebook. O prefeito Chico Brasileiro, o vice-prefeito Nilton Bobato e algumas autoridades dos poderes legislativo, executivo e judiciário participarão do ato, além de líderes religiosos.

Recursos – As empresas de turismo já podem ter acesso à parte da primeira parcela dos R$ 5 bilhões destinados pelo Governo Federal ao Fundo Geral do Turismo (Fungetur) e disponibilizados nas instituições financeiras credenciadas ao Fundo.  O recurso, definido pela Medida Provisória 963, tem como objetivo apoiar as empresas do setor neste momento de crise em razão da pandemia global por coronavírus e poderá ser utilizado para capital de giro.

O único critério definido pelo Ministério do Turismo é que o recurso atenda os prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur (sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo) que conta, atualmente, com 105.256 inscritos. Poderão ter acesso ao crédito as seguintes empresas: acampamento turístico, agências de turismo, meios de hospedagem, parques temáticos, transportadora turística, casas de espetáculos e equipamentos de animação turística, centro de convenções, empreendimento de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, empreendimento de entretenimento e lazer e parques aquáticos, locadora de veículos, organizador(a) de eventos, prestador de serviços de infraestrutura de apoio a eventos, prestador especializado em segmentos turísticos, além de restaurantes, cafeterias e bares.

Diretrizes – A Organização Mundial do Turismo (OMT) divulgou, nesta quinta-feira (28.05), um conjunto de diretrizes para ajudar o setor a retomar suas atividades de maneira segura e sustentável. O guia foi produzido em consulta com o Comitê Global de Crise do Turismo e tem como objetivo apoiar os governos e o setor privado a se recuperarem da crise, além de restaurar a confiança dos viajantes por meio de protocolos de segurança. As diretrizes destacam a importância de restaurar a confiança dos viajantes por meio de protocolos de segurança e proteção projetados para reduzir riscos em cada etapa da cadeia de valor do turismo.

Parque – Itá Thermas Resort & Spa voltará a funcionar no feriado de Corpus Christi, do dia 11 ao dia 14 de junho. O objetivo do complexo é começar a abrir aos finais de semana com 50% da capacidade, respeitando as medidas de higiene e segurança, além de treinar a equipe de colaboradores para atender aos protocolos do Ministério da Saúde. De acordo com o gerente de marketing do hotel, Roberto Bacovis, os colaboradores serão treinados para entrar apenas uma vez por dia no apartamento do hóspede, isso se ele assim o requisitar. “Haverá um lacre no apartamento. Não haverá produtos no frigobar, nem folhetearia. Estamos seguindo à risca os protocolos sanitários exigidos pelo Ministério da Saúde e pelas Secretarias estadual e municipal”, descreveu.

Gramado – O restaurante Casa Aveiro, da família do jogador Cristiano Ronaldo (CR7) anunciou o encerramento de suas atividades em Gramado. A casa era comandada pela irmã de CR7, Katia Aveiro. O restaurante fechou devido a pandemia do novo coronavírus, mas não reabriu depois que as atividades econômicas foram retomadas em Gramado. Segundo informações, a sociedade de Katia com empresários gramadenses foi desfeita.

No Instagram oficial do restaurante, a Casa Aveiro anunciou o encerramento das atividades na Serra Gaúcha, mas avisa que anunciará novidades em breve. Não se sabe se a família de CR7 abrirá um novo restaurante em outra localidade do Brasil ou em Portugal.

Azul – A revista de bordo da Azul ganha hoje mais uma versão. A companhia lança uma plataforma de conteúdo online para a Revista Azul, que, suspensa nos voos desde o mês passado, terá, além de um espaço com as edições impressas anteriores, uma ampla cobertura, com atualização diária e conteúdos exclusivos. Também adaptada para ser acessível em libras, a revista digital poderá ser acessada pelos Clientes em casa, nas salas de espera dos aeroportos e até pelo wi-fi das aeronaves da companhia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *