A BORDO DAS NOTÍCIAS DO TURISMO

Operadoras de turismo se adequam a pandemia Coronavírus e criam estratégias inteligentes para se manter durante o período de quarentena, visando o segundo semestre.

Durante live promovida pela Portal Panrotas e Omnibees, executivos sobre o impacto da pandemia de covid-19.

Veja as principais falas:

AGAXTUR – “Desde o início da pandemia começamos um processo de reorganização da empresa. Dividimos os departamentos, mantivemos a Agaxtur funcionando e hoje temos uma rotina de reuniões diárias com todas as equipes”, lembra CEO da Agaxtur Viagens, Aldo Leone Filho

O executivo ainda ressalta que, mesmo em meio ao processo atual de isolamento social, alguns resultados vêm sendo alcançados como o atendimento aos representantes das agências que antes eram Latam Travel e agora estão migrando. “Por semana, tenho recebido mais três, quatro franqueados. Hoje temos 75 lojas, contando com as que eram Latam Travel e e estamos fazendo um trabalho constante de atendimento”, completa.

Na parte financeira, Leone conta que encara o período atual como uma hibernação. “No financeiro nada nos assusta. O que se tem hoje é uma parada do fluxo de entradas, como se fosse uma hibernação, que começou em março e já começou a retornar. Ontem (29) vendemos 10% do fluxo normal, com viagens para o final do ano”, afirma

ORINTER – A sócia-diretora da Orinter, Ana Maria Berto conta que todo o processo tocado nesses últimos dois meses foi guiado pela preocupação de não deixar de atender os agentes de viagens. “Num primeiro momento, imediatamente conseguimos, com ajuda do TI, colocar toda a equipe em home office. Depois nossa preocupação foi deixar claro que o cliente continuaria tendo acesso direto a todos, inclusive à diretoria”, recorda. “Como segunda atitude revisamos os custos e renegociamos todo o possível. Fomos muito bem sucedidos nessa parte, inclusive”.

Depois desses dois passos, a Orinter passou a buscar o reforço de relacionamento com os agentes. “Aproveitamos esse momento para capacitar, mostrando que esse profissional é importante e faz a diferença. Com isso, tivemos alcançamos 750 novos agentes e tivemos dois mil novos cadastros na nossa página online. Foram 6,3 mil visualizações nas nossas lives”, enumera Ana Maria. Na parte das divisas, a executiva lembra que a empresa sempre teve “os pés no chão” e a solidez financeira ajudou nesse momento.

EUROPLUS – O sócio fundador da Europlus, Peter Weber destacou que foi pego de surpresa com a pandemia e que teve que agir rapidamente. “Colocamos todo mundo em casa no meio de março, inclusive o comercial”, revela. Weber conta que, a partir desse momento, utilizou todas as medidas disponibilizadas pelo governo para manter a saúde financeira e agora concentra os esforços para prestar o melhor atendimento possível aos agentes, que também experimentam a pouca entrada de capital.

“Estamos agora utilizando este momento para nos reinventar e pensar em jeitos novos de fazer Turismo. Também temos apostado muito nas redes sociais e em capacitações. Crescemos cerca de dois mil seguidores desde o início do ano”, diz. Sobre as finanças, o executivo comenta que fez esforços para renegociar todos os custos possíveis.

CVC – Na CVC, conforme conta diretor executivo da CVC, Claiton Armelin, o período começou com muitas reuniões para entender o que fazer. Além de colocar mais de três mil colaboradores para trabalhar de casa, a companhia organizou uma estratégia para repatriar viajantes que estavam pelo mundo, inclusive fretando aeronaves. A empresa também utilizou um expediente comum nesse momento: diminuiu carga horária e salários de boa parte dos colaboradores. A exceção vale para a área de tecnologia que, segundo o diretor, seguem trabalhando a todo vapor.

“Uma preocupação que temos agora é com parceiros, sejam agentes, lojistas e hotéis, entre outros. Estamos trabalhando em conversas com associações e com o poder público, tentando organizar meio de dar crédito para esses empresários”, afirma. “Precisamos que esses parceiros sobrevivam para a retomada”, completa. (Publicação Panrotas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *