A BORDO DAS NOTÍCIAS DO TURISMO
Fechada visitação nas Cataratas
O Parque Nacional do Iguaçu estará fechado para a visitação turística a partir desta quarta-feira, 18 de março. A suspensão da visitação se dará pelo prazo inicial de uma semana, conforme determinação do presidente da República, publicada nesta terça-feira, 17, pelo Ministério do Meio Ambiente, responsável pelas unidades de conservação federais. A medida visa a garantir a saúde de todas as pessoas para conter a pandemia do coronavírus (covid-19), conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. (Da assessoria)
Parque das Aves fecha por quinze dias
Parque das Aves fecha suas portas por quinze dias a partir desta quarta, 18 de março. Decisão estratégica visa conter a pandemia e assegurar uma pronta recuperação da indústria turística de Foz do Iguaçu. A decisão foi tomada para assegurar que pessoas fiquem em suas cidades, impedindo a disseminação do Covid-19 no país e no mundo, proteger seus colaboradores e a comunidade local, além de garantir que a recuperação da indústria do turismo em Foz seja o mais assertiva possível.
“Atrativos turísticos são magnetos que chamam pessoas para uma região. Agora, pessoas deveriam permanecer em suas cidades, para todo mundo junto proteger uns aos outros. Esta é a decisão que consideramos mais ética neste momento, pensando em nossos colaboradores, na comunidade, e no turismo”, comenta Carmel Croukamp, diretora geral do Parque das Aves. (C/ Assessoria)
Itaipu suspende visitação por uma semana
Além de se alinhar às diretrizes do governo, a medida também atende a protocolos estaduais e locais para evitar aglomerações e circulação de grandes quantidades de pessoas ao mesmo tempo. A margem brasileira da Itaipu Binacional vai fechar a visitação turística por sete dias, a partir desta quarta-feira (18). A medida ocorre em função do alinhamento da empresa com a política do governo federal de gestão de crise causada pelo coronavírus. Todos os seis passeios oferecidos pela Itaipu serão suspensos.
Nesta terça-feira (17), por determinação do presidente da república, Jair Bolsonaro, todas as unidades de conservação federais suspenderam a visitação por uma semana.
Fundo emergência – A gestão brasileira da usina vem acompanhando atentamente a evolução da crise. A empresa recorreu a um fundo emergência de U$ 3 milhões de dólares para ajudar o município de Foz do Iguaçu, que ainda não tem nenhum caso confirmado de coronavírus, a enfrentar uma possível epidemia.
A medida beneficia toda a 9ª Regional de Saúde do Paraná, um universo de aproximadamente 400 mil pessoas. A preocupação principal é com os pacientes do Sistema Único de Saúde. “Continuaremos atentos e seguindo as recomendações do governo federal”, diz o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna. (C/ Assessoria)
Marco das 3 Fronteiras também fecha
O Marco das Três Fronteiras estará fechado para visitação a partir desta quarta-feira, 18 de março de 2020. O Grupo Cataratas, concessionária responsável pela gestão e visitação turística do local, e a Prefeitura de Foz do Iguaçu estabeleceram que o fechamento é por prazo indeterminado.
A medida visa a garantir a saúde de todas as pessoas para conter a pandemia do coronavírus (covid-19), conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. (C/ Assessoria)
Itaipu entra no combate a dengue
Estudantes do ensino fundamental da rede pública de Foz do Iguaçu e dos 56 municípios da região Oeste do Paraná já estão recebendo, a cartilha “Operação Fora Mosquito Aedes aegypti”. A ação é uma iniciativa da Itaipu Binacional, por meio da Divisão de Educação Ambiental, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.
Serão distribuídas, ao todo, mais de cem mil cartilhas. Empregados, estagiários e jovens aprendizes da Itaipu também recebem o material, assim como os funcionários das principais empresas prestadoras de serviço na Itaipu. “A ideia é que a cartilha possa ser entregue a uma criança da família ou conhecida, com o objetivo de ampliar a divulgação das ações de prevenção à dengue”, explicou Rodrigo Cupelli, da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu. (C/ assessoria)