Parque das Aves é um passeio para o conhecimento sobre a natureza!

O Parque está cada vez mais atrativo, bonito, relaxante e educativo sobre a Mata Atlântica.

Desde sua fundação, em 1994, o Parque das Aves recebe milhares de turistas ano a ano, contribuindo com o fomento e a geração de empregos no setor de turismo de Foz do Iguaçu. No entanto, a sua missão vai mais além do que só a observação da mata, das flores, do colorido dos pássaros, répteis e borboletas, o Parque aborda o cuidado da biodiversidade e o mais devastado bioma brasileiro; a Mata Atlântica, com muita responsabilidade.

Com lançamento da nova identidade visual do Parque das Aves, despertou a vontade de passar algumas horas passeando pelas trilhas e observar todo o conhecimento que pode nos transmitir. Então lá fomos nós: eu, a minha filha e o meu neto, na manhã do domingo (5). O dia estava ensolarado, mas sem aquele calor peculiar de Foz do Iguaçu.

Para o Luigi (meu neto), que já está sendo alfabetizado e estuda ciências, biologia e recebe informações constantes sobre fauna e flora, nada melhor do que mostrar in loco a riqueza que o Brasil possui através da Mata Atlântica, e que está aqui, bem pertinho de nós.

Caroline, minha filha e mãe do Luigi, aproveitou todo o conhecimento que estava exposto no Parque para explicar e tirar dúvidas e curiosidades do filho. Fotografamos, filmamos, e segundo o Luigi, os vídeos vão canal do YouTube, Luigi Sousa.

Já os monitores também tiveram tarefa importante, pois, quando o Luigi ficou sabendo que as pessoas de camisetas azuis poderiam responder sobre suas perguntas, ele aproveitou mesmo. Ele queria saber por que tinha tantos espelhos no viveiro dos flamingos, por que tinha luz na ‘caminha das cobras’, se podia pegar as araras, nome de espécies de aves, por que tinha aranha junto com as borboletas….entre outras.

Fizemos o passeio sem pressa. Observamos que ainda parece ser primavera no Parque das Aves. Muitas flores, bromélias e as árvores estão ainda mais lindas, mais verdes, mais cuidadas. O Passeio foi incrível.

Nova identidade visual

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Diante do desafio de cuidar e proteger o mais devastado bioma brasileiro, a Mata Atlântica, o Parque das Aves lançou uma nova identidade visual, que busca uma imagem afetiva na memória das pessoas. A nova marca também alinhada com os principais valores a uma causa comum da Mata Atlântica, amplificando as mensagens de educação ambiental e conservação.

Foram dois anos nesta empreitada. A ideia da mudança de posicionamento do Parque vem sendo gestada desde o final de 2016, quando a Dra. Carmel Croukamp, diretora-geral da instituição, descobriu que a pombinha pararu-espelho (Claravis geoffroyi) teria desaparecido da região do Iguaçu. Nesse momento Carmel se questionou sobre qual seria a melhor atuação do Parque e decidiu que nenhuma outra ave desapareceria. “Chega o momento de repensar uma ação mais efetiva do Parque para os próximos anos com o objetivo de lançar luz sobre esse tema, destacando que todos temos a responsabilidade de apoiar e proteger”, conta Dra. Carmel.

Outro forte motivo para o Parque das Aves focar seus esforços na Mata Atlântica e suas espécies diz respeito à sua localização, em Foz do Iguaçu, dentro do maior remanescente de Mata Atlântica de interior do Brasil. A Mata Atlântica é o 2º bioma mais biodiverso do mundo, abrigando 8% de todas as espécies do planeta, sendo que as 380 espécies das 627 da fauna brasileira ameaçadas de extinção são encontradas neste bioma. Além disso, 120 espécies e subespécies de aves estão em risco de extinção.

O desafio estava lançado: fazer com que o Parque das Aves se tornasse um lugar com foco total na Mata Atlântica e que pudesse transmitir os valores e atributos desse bioma. Para atingir uma meta tão ambiciosa foi necessário a busca de uma consultoria experiente, a canadense Twenty31, empresa especializada em marketing de destinos, que atuou em parceria com a Alphabet, também canadense, para desenvolver o novo branding do Parque das Aves.

Ambas trabalharam em conjunto com a agência Fog, sediada em Curitiba (PR), parceira há mais de sete anos e que desenvolveu todas as peças que o Parque apresenta.

“A Fog caminha conosco, está alinhada ao nosso posicionamento e traduz o nosso sentimento aos visitantes e quem nos acompanha pelo site e pelas redes sociais”, diz Jurema Fernandes, diretora administrativa do Parque das Aves.

“Esses parceiros conseguiram uma nova identidade visual para fortalecer a imagem do Parque das Aves, com toda sua bagagem de conservação da Mata Atlântica, transformar a forma de como nos relacionamos com os clientes e colaboradores, sem perder nossa essência que é o cuidado com as aves que chegam até nós”, completa Carmel.

Visão estratégica

Essa é uma crise de conservação na Mata Atlântica. Mais de 70% dos brasileiros vivem e dependem diretamente desse bioma, mesmo assim esse é um fato que poucas pessoas sabem. São 120 espécies e subespécies de aves em risco de extinção, algumas muito próximas de desaparecer. “A nova marca do Parque das Aves tenta criar um vínculo com o movimento de conservação, conectando pessoas com seu bioma”, avalia Croukamp.

Foi pensando nisso que a Twenty31 – baseado no que existe de melhor no mundo – desenvolveu um design mais despojado, com uma paleta de cores mais ampla e novas formas. O novo branding está mais alinhado às tendências e novos comportamentos dos viajantes, de pessoas que buscam se conectar com experiências reais e aprender durante suas viagens e que sonham com um mundo melhor e protegem a natureza.

A nova proposta alinha ainda a ideia de experiência vivenciada única e autêntica. “A trilha do Parque terá um storytelling renovado, falando sobre a Mata Atlântica e a crise de conservação, alertando os visitantes se tornem protagonistas da causa e que tomem ações para que a mudança ocorra”, finaliza Carmel.

Sobre o Parque das Aves

Com 25 anos de atuação e 230 colaboradores, o Parque das Aves é a única instituição do mundo focada na conservação de aves da Mata Atlântica. Possui 16 hectares de mata restaurada, 1.400 aves de 140 espécies diferentes, com três viveiros de imersão e um borboletário. O objetivo do Parque das Aves é atuar investindo significativamente para criar um impacto positivo para as aves da Mata Atlântica, principalmente as 120 espécies e subespécies em risco de extinção. O Parque das Aves recebe 830 mil visitantes por ano, sendo o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas. (Com Assessoria).

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