Vinhos e mídias sociais

O impacto das mídias sociais na 
indústria de vinhos

Desde o boom das mídias sociais em meados do ano 2000 criou-se muito interesse para o uso como um novo meio relacionamento com o cliente e fortalecimento de marca.

Embora algumas indústrias agiram rapidamente para uma presença fortalecida nas mídias sociais integrando em seu mix de marketing, muitas empresas do setor de vinhos pareciam céticas sobre o retorno sobre o investimento. Nos últimos anos, porém, tem havido um número crescente de vinícolas com sucesso nas mídias sociais e como tem ajudado a aumentar o fortalecimento da marca.

Por que vinhos combinam com as mídias sociais
Pesquisadores descrevem o vinho como uma “boa experiência”, em que os consumidores geralmente precisam prová-lo, a fim de saber se eles gostam. Uma vez que existem milhares de rótulos no mercado, escolher um vinho pode ser confuso, e, portanto, os consumidores muitas vezes dependem de especialistas e amigos para ajudá-los a determinar qual o vinho devem comprar. No passado, eles consultaram livros, revistas e boletins informativos, mas cada vez mais eles se voltam para as mídias sociais para procurar o conselho de amigos e especialistas, a fim de reduzir o risco de comprar um vinho insatisfatório.

O crescimento da indústria de vinhos nas mídias sociais
Estatísticas recentes sobre mídias sociais mostram um aumento acentuado da indústria de vinhos nas mídias sociais. 800 mil pessoas – em média – assistem todos os meses vídeos relacionados com vinho, há mais de 8 mil tweets sobre vinho todos os dias e mais de 300 aplicativos para iPhone relacionados com vinho. Estima-se que 90% dos consumidores de vinho usam o Facebook em média 6,2 horas por semana e o Google Analytics mostra que as vinícolas são o terceiro assunto mais popular no Pinterest. O número de blogs de vinho tem crescido exponencialmente na última década, com uma estimativa de 1,3 mil blogueiros sobre vinho em todo o mundo.

Dicas sobre estratégias nas mídias sociais
Vinícolas e outras empresas relacionadas com a indústria de vinhos devem considerar uma estratégia formal nas mídias sociais que envolva a contratação de um especialista em mídias sociais em tempo integral. As mídias sociais devem passar a fazer parte do mix de marketing e receber atenção para sua importância no fortalecimento da marca entre seus clientes e potenciais clientes. (Texto extraído do 

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