Batata: uma boa companheira na cozinha

Navegando pela Gazeta do Povo on line, achei essa matéria super legal e fiquei curiosa, pois adoro comer batata, preparada com queijos.
E veja só, tem uma batata com o nome ASTERIX
A Asterix é a espécie Solanum tuberosum. Esta batata tem a polpa mais seca. Por ser mais firme e de formato mais alongado que a branca, é geralmente usada para fazer batata frita. Origem: América do Sul, mas a variedade é fruto de um melhoramento genético feito na Holanda. Tempo de cozimento: de 30 a 45 minutos com casca. Coloração: amarelo claro na polpa e rosa ou vermelho na casca. Formato e tamanho: de médio a grande, oval alongada. Boa para: fritar, cozinhar e usar em massas. Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo
Bom, aliado a minha curiosidade, segue a dica de prato para Dia das Mães
Ingredientes
1,5 kg de batatas Asterix descascadas
600 ml de leite integral (2 xícaras e meia)
6 colheres de sopa de cebola
1 e ½ unidade de alho-poró
½ colher de sopa de sal refinado
Pimenta-do-reino branca quanto baste
4 xícaras de creme de leite fresco
2 folhas de louro
5 galhos de tomilho
1 talo médio de salsão
1 pitada de noz-moscada
2 xícaras de queijo gruyère
Modo de preparo
Descasque e passe-as pelo processador de alimentos ou corte em fatias de 5 milímetros de espessura. Coloque as batatas fatiadas em uma vasilha com água e deixe de molho. Em uma panela, coloque o creme de leite fresco, o leite, as folhas de louro, a metade do tomilho, o salsão, a cebola e o alho-poró. Leve ao fogo e deixe ferver por 3 minutos. Coe o líquido e descarte os aromáticos. Escorra e coloque as batatas no leite aromatizado, acrescente a noz-
-moscada ralada, a pimenta, o sal e o restante do tomilho. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por aproximadamente 12 minutos.

As batatas devem ficar al dente. Passe o queijo pelo lado grosso do ralador ou no processador. Coloque 230 g de batatas e creme suficiente para envolvê-las nos recipientes com formato de barquinhas. Cubra com queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus C e deixe gratinar por 15 minutos ou até ficar dourado. ( Priscila Deus, chef executiva da rede Pobre Juan)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *