Press release – para reprodução jornalistica

Conferência sobre Soja Responsável vai
reunir renomados palestrantes
A Conferência começa quarta-feira (7) e terá uma intensa programação para discutir sobre a produção de soja responsável
Foz do Iguaçu vai sediar a 9ª Conferência Sobre a Inovação da Soja Responsável, organizado pela Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS). O evento, que será realizado nos dias 7 e 8 de maio, no Rafain Palace Hotel & Convention, terá os mais renomados palestrantes relacionados ao cultivo e processamento da soja.
A abertura será na quarta-feira (7), feita pelo presidente da RTRS, Alex Ehrenhaus, às 08h30. Em seguida começam as palestras, intercaladas com debates e atividades paralelas. Também participa da abertura, Secretário Municipal de Agricultura de Foz do Iguaçu, Irineu Rodrigues Ribeiro –  A Conferência contará com a participação de mais de 300 partes interessadas, impulsionando a discussão sobre toda a cadeia de valor, que terá como tema “as inovações relacionadas à soja responsável e negócios sustentáveis”.
Na quarta-feira, os oradores, que pertencem a diferentes áreas e organizações, vão abordar os seguintes temas: Governança & Inovação; Novos Horizontes da Soja; Liderança, Inovação e Integração em Negócios Responsáveis, na parte da manhã. No período da tarde, os conferencistas podem participar de atividades paralelas, como a Comunicação Positiva; Conexão entre a Oferta e Procura e Discussões Futuras. No primeiro dia da Conferência, os trabalhos encerram por volt das 18 horas. 
Já no segundo dia da 9ª Conferência, as atividades começam a partir das 8h30, com o tema Economia Verde. Com este tema, os participantes vão discutir sobre a importância de padrões de certificação inovadoras e boa qualidade no aprimoramento da transição. Os trabalhos encerram ao meio dia.
Visita técnica – No dia 09 de maio, pela manhã, os conferencistas representantes de diferentes países, que se inscreveram antecipadamente, vão participar de duas visitas técnicas: uma na Fazenda Colombari, que fica na comunidade rural de São Pedro, em São Miguel do Iguaçu/PR, onde será mostrado como o investimento em energias renováveis pode impulsionar os negócios. Esta fazenda faz parte do Programa “Cultivando Água Boa”, da Itaipu Binacional.
No período da tarde, o grupo irá fazer segunda visita, que fica em Serranópolis do Iguaçu/PR, fazenda da Gebana, que tem como objetivo, apresentar como funciona uma fazenda com Certificação RTRS.
Soja responsável – Asoja é uma das maiores fontes de proteína disponível na cadeia de produção de alimentos e por isso está presente na maioria das refeições e também nos combustíveis e outros produtos do cotidiano das pessoas.
Portanto, cultivar a soja é uma necessidade global. Porém não basta somente produzir, mas se associar às boas práticas agrícolas, como respeito ao meio ambiente, dar condições de trabalho justo em todos os países onde a soja é produzida e processa.
A Associação RTRS foi criada em 2006 – se tornando uma iniciativa inter multisetorial, que facilita o diálogo entre as indústrias, produtores, comércio e finanças e a sociedade civil, indicando como produzir a soja de maneira correta, socialmente adequada e economicamente viável.
Desta forma, utilizando apenas soja adquirida responsavelmente, essas companhias visam ajudar a evitar a perda de biodiversidade, o uso irresponsável de agrotóxicos e a exploração de terra pertencente às comunidades locais, bem como contribuir para condições de trabalho, boas e seguras para as plantações de soja. Isto vai garantir especialmente que a soja utilizada seja cultivada sem explorar áreas naturais únicas, como a Mata Atlântica, o Cerrado, o Chaco e a Amazônia.
Contato para agendamento de entrevistas
Silvana Canal
Celular: (45) 9971-8013
Email: Silvanacanal@yahoo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *