Pré-Conferência de Cultura em Foz do Iguaçu

As atividades da II Conferência Municipal de Cultura terão início no próximo sábado (22), na Unila/Centro, com a realização da pré-conferência sobre o tema “Produção Simbólica e Diversidade”. O encontro contará com a presença de Pedro Vasconcellos, Diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), que fará a apresentação do temário e a introdução ao debate. 

 

A plenária irá deliberar sobre propostas a serem apresentadas durante a Conferência da Cultura, que acontece no mês de julho. Além disso, o resultado do debate irá contribuir para a elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC), documento norteador da política cultural iguaçuense durante os próximos dez anos. 

As discussões na universidade terão como foco o fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos, a proteção da diversidade das expressões culturais, com atenção para a diversidade étnica e racial. Este eixo ainda compreende reflexões sobre a educação e a formação artístico-cultural, a cultura digital, as formas de valorização do patrimônio cultural e a proteção aos conhecimentos dos povos e comunidades tradicionais.

O encontro é aberto a toda a comunidade, sem a necessidade de inscrição prévia,  e pretende reunir artistas, produtores culturais, professores, estudantes, representantes de entidades e de órgãos de governo. Além da Unila, estão agendadas outras pré-conferências em espaços públicos e comunitários da cidade. 

Como explica a presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), Arinha Rocha, as pré-conferências são espaços importantes para descentralizar as discussões, ampliar o público envolvido e delinear as propostas a serem analisadas na Conferência da Cultura. “É uma forma de tornar o debate mais democrático, oferecendo canais onde todas as pessoas possam se manifestar e apresentar as ideias, sugestões e avaliações sobre a produção cultural em nossa cidade e no país”, defende Arinha. 

A II Conferência Municipal de Cultura será realizada no mês de julho, seguindo a portaria do MinC. Baseada na temática “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura e Plano Municipal de Cultura”, o fórum deverá avaliar as políticas e ações nacionais, estaduais e municipais desenvolvidas desde a conferência anterior, ocorrida há dois anos. Além disso, o encontro define e orienta os rumos e ações públicas a serem adotadas neste segmento, envolvendo a sociedade civil e os órgãos governamentais.  

Os interessados em obter mais informações sobre a Conferência da Cultura de Foz do Iguaçu podem entrar em contato a Comissão Organizadora, através do e-mail fundacaoculturalfoz@hotmail.com, ou pelo telefone (45) 5321-1308.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *