No Festival de Turismo, Paraguai mostra nova imagem do comércio

Pela primeira vez, o turismo de compras é tratado em condições de igualdade em relação aos atrativos do Destino Iguaçu, na região de fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. O 7° Festival de Turismo das Cataratas, dias 13, 14 e 15 de junho, em Foz do Iguaçu, terá como uma das grandes novidades, este ano, a 1ª Feira Internacional do Turismo de Compras do Iguassu – Feturcom.

Nesta primeira edição, algumas das principais lojas de Ciudad del Este, no Paraguai, vão ocupar 14 estandes, num total de 1.400 metros quadrados da área de exposições do Rafain Palace Hotel, expondo produtos que fazem parte dos sonhos de consumo da maioria das pessoas.

A Feturcom pretende mostrar aos cerca de 6 mil agentes de viagens que participarão do festival a nova imagem de Ciudad del Este e consolidar o turismo de compras como um atrativo turístico tão importante quanto as Cataratas do Iguaçu ou a usina de Itaipu.


Efeito multiplicador
O empresário iguaçuense Sérgio Kenji Soba, da agência de turismo P.A.Z., que idealizou e organizou a Feturcom, afirma que o turismo de compras atrai entre 60% e 70% dos turistas que vêm a Foz do Iguaçu por via terrestre. Por via aérea, o número é estimado em 50%.

Sérgio Kenji afirma, ainda, que o turismo de compras é um multiplicador de turistas na área de eventos. Em todo evento realizado em Foz do Iguaçu, conta, além do participante vêm a mulher e os filhos, atraídos pela possibilidade de fazer compras em Ciudad del Este e também pelos demais atrativos do Destino Iguaçu.

O organizador do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, Paulo Angeli, inclui a Feira Internacional do Turismo de Compras do Iguassu entre as maiores atrações deste ano, ao lado do Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo e da Feira de Negócios do Sebrae.

Negociação direta
Os estandes da feira serão ocupados pelas lojas Monalisa, Nave Shop, Nissei, Master 10, PC Tronic, Olympic Games, Centro Sony – Vendôme, Maruri e Autoserviço Gran America, além do Cassino Imperador e da Aglaia.

Nos estandes, os próprios comerciantes de Ciudad del Este terão oportunidade de manter contato com agentes de viagens e estabelecer mecanismos que permitam atrair mais visitantes.

Hoje, segundo Kenji, a mentalidade dos empresários que atuam no Paraguai está mudando muito. “Eles sabem que o comércio de muamba e o volume de vendas do passado não existem mais. Agora, eles têm que trabalhar para atrair turistas, disputando com outros destinos de compras, como Miami (EUA), por exemplo,” afirma.

Sem riscos
Para atrair esse visitante, o Paraguai oferece as novidades que surgem no mercado quase simultaneamente ao lançamento nos Estados Unidos e na Europa. Além disso, quem entra numa loja de Ciudad del Este já não corre mais o risco de comprar produtos falsificados ou ser vítima de fraude. Os próprios comerciantes paraguaios criaram organismos de defesa do consumidor semelhantes ao Procon, no Brasil, que interferem sempre que o comprador se sente lesado.

“Vamos mostrar aos agentes de viagens essa nova imagem do comércio paraguaio e provar que comprar no país vizinho é tão seguro quanto aqui no Brasil. O Paraguai não é mais o mesmo”, completa Kenji.

Na fronteira
Não há números precisos sobre o turismo de compras na fronteira entre o Brasil, Paraguai e Argentina. Mas Paulo Angeli faz uma comparação simples: num feriado que caia na sexta-feira ou na segunda-feira, emendando assim com o final de semana, o fluxo de visitantes nas Cataratas do Iguaçu chega a 12 mil pessoas, enquanto aproximadamente 40 mil carros de brasileiros atravessam a Ponte Internacional da Amizade, rumo a Ciudad del Este.

Além dos turistas que vêm ao Destino Iguaçu exclusivamente para as compras em Ciudad del Este, a maior parte dos brasileiros que visitam as Cataratas do Iguaçu e os outros atrativos da região também aproveitam para conhecer as novidades no comércio paraguaio.

Movimento
O Destino Iguaçu torna-se cada vez mais atraente para os turistas em geral. No Aeroporto Internacional Cataratas, o número de embarques e desembarques cresceu de 1.155.543 em 2010 para 1.690.526 em 2011. Na rodoviária, o crescimento do número de embarques e desembarques foi menor: de 1.112.598 em 2010 para 1.161.204 em 2011, o que mostra também a maior procura por aviões por parte da classe média em geral.

Em 2009, por exemplo, o número de embarques e desembarques no aeroporto de Foz do Iguaçu somou 807.719 pessoas, menos da metade do que foi registrado no ano passado.
Reflexo desse aumento: no Parque Nacional do Iguaçu, o número de visitantes saltou de 1.265.765 em 2010 para 1.394.187 em 2011. O outro grande atrativo turístico de Foz do Iguaçu, a usina de Itaipu, recebeu 30 mil visitantes a mais, em 2011: foram 352.943 em 2010, contra 385.462 no ano passado.


SERVIÇO
FEIRA INTERNACIONAL DO TURISMO DE COMPRAS DO IGUASSU – FETURCOM
DATA: 13, 14 e 15 de junho
LOCAL: Centro de eventos do Hotel Rafain Palace, Foz do Iguaçu – PR

MAIS INFORMAÇÕES:
Sérgio Kenji Soba, da agência de turismo P.A.Z., promotora do evento. Telefone: 45 9926-9999

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