Consagração da eleição das Cataratas
A consagração das Cataratas do Iguaçu como uma das sete maravilhas da natureza terá uma grande festa popular em Foz do Iguaçu e na vizinha Puerto Iguazú, na fronteira do Brasil com a Argentina.
Na sexta-feira, dia 25, é a vez do lado brasileiro comemorar a conquista. No sábado, 26, a celebração é no lado argentino. Bandas de renome nacional e local vão colocar todo mundo para dançar e cantar. A entrada é grátis.
A programação começa no início da tarde da sexta-feira, a partir das 14h, com o sobrevôo do dirigível da New Seven Wonders, promotora do concurso, nas Cataratas do Iguaçu, saindo do Gramadão da Vila A.
Depois do sobrevoo, no Gramadão da Vila A, haverá uma solenidade com entrega da placa de bronze pelos representantes da fundação suíça aos prefeitos de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, e de Puerto Iguazú, Marcelo Sánchez, e à comissão dos comitês locais de apoio às Cataratas no concurso.
Depois da solenidade no dia 25, ainda no Gramadão, terá show grupo Cidade Negra e o cantor Daniel, além de artistas paranaenses –a banda Soulf Funk e A Banda Mais Bonita da Cidade. A programação começa ao entardecer, por volta das 18h. Portanto, programe-se para aproveitar ao máximo a festa.
No sábado, 26, em Puerto Iguazú, a comemoração será durante a “Festa Cataratas 7 Maravilhas da Natureza”, no Parque Nacional. O evento coincide com o encerramento do festival “Iguazú em Concierto”, com a participação de 700 jovens de todo o mundo.
As Cataratas foram eleitas como uma das novas 7 maravilhas da natureza em novembro de 2011, pela fundação New Seven Wonders. A campanha para eleger as Cataratas começou em 2007 e envolveu todos os setores organizados de Foz do Iguaçu, do estado do Paraná e também da Argentina. A primeira etapa teve início em 2007, com a participação de 440 destinos de mais de 200 países e territórios.
Como parte das festividades, a programação prossegue no dia 27 com a realização do Congresso Mundial das Sete Maravilhas da Natureza. Parte da programação acontece no Brasil e a outra em Puerto Iguazú. Representantes de todas as atrações eleitas participam do evento.
Já entre os dias 29 e 30 de maio, em Buenos Aires, capital argentina, será inaugurado um monumento alusivo à premiação, uma espécie de maquete das Cataratas do Iguaçu. Outras surpresas estão previstas, mas as datas ainda não foram definidas.