“Tem muito pra se ver em Montevidéu”

O fampress com jornalistas de Foz do Iguaçu, Toledo e Cascavel aconteceu no inicio de maio, a convite da Pluna e Destino Iguaçu

Vou contar uma “arte” que os jornalistas fizeram durante a viagem por Montevidéu. Passamos pelo estádio Centenário e movidos pelas informações da guia de turismo Mirtha Pose, fomos logo querendo visitar o estádio que sediou a 1ª Copa do Mundo, em 1930. Enquanto Mitha conversava com o irredutível administrador do estádio, invadimos literalmente o local para sacar fotos e fazer filmagem do monumental Centenário, que passou por reformas e ampliações e hoje comporta 65 mil torcedores. Mas no final tudo ficou bem e o “guardião do templo”, nos perdoou.
Caminhar nas ruas de Montevidéu dá a impressão que estamos numa cidade onde o estresse não existe, pois os motoristas dirigem com calma e param na faixa quando o pedestre precisa atravessar a rua.

Os prédios são encantadores, pois retratam a arquitetura espanhola, que junto com os portugueses e outros povos, principalmente europeus, colonizaram o Uruguai. Ainda oferecem livrarias enormes e com vitrais que contam a história dos povos, bares com o tradicional café com leite: ou melhor, o “cortado”.
Na grande praça da Independência, onde tivemos a sorte de assistir uma homenagem prestadas pelo exercito, alunos e professores, a Cruz Vermelha e fazer fotos junto a estátua de José Gervásio Artigas, herói nacional. Próximo esta o teatro Solis, fundado em 1856 e o Palácio do Legislativo, que começou a ser construído em 1908 e inaugurado em 1925 e levou a assinatura do arquiteto italiano Gaetano Moretti. O Salão Passos Perdidos revestido por mármores e granitos coloridos, onde divide a Câmara dos Senadores e dos Deputados. O desenho e cores dos diferentes mármores formam diferentes tapetes pelo salão, além dos vitrais italianos, lustres em ouro, cristais e bronze.
Para se despedir, o grupo, compostos por jornalistas de Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo, que viajou a convite da companhia aérea Pluna, em parceria com o Destino Iguaçu, estratégia que visa fortalecer ambos os destinos, foram ao Mercado del Puerto, onde a arquitetura, de mais de 130 anos, se mescla junto as grandes grelhas com parrilhas (carnes) servidas nos restaurantes, aos músicos pitorescos, artesãos e lojas com recuerdos de Uruguai. Ainda passamos pela praia do Carrasco, mesmo nome do moderno aeroporto, inaugurado em outubro de 2009. Por final, nos hospedamos no Regency Golf.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *