Um final de semana em São Paulo
Fazer turismo é algo estupendo, porém nada melhor que descobrir novos lugares. Já estive várias vezes para São Paulo, a capital e sempre conheço movas lugares. Exemplo. Fui numa enorme livraria com minha amiga Sandra Regina. Essa foi uma das opões no primeiro dia de folga, depois que terminou o 17º Workshop da CVC, onde Foz do Iguaçu esteve presente. Depois de olhar, ouvir um monte de CDs e ler muitas orelhas de livros na livraria Cultura, fomos num restaurante japonês para comemorar o aniversário do Emerson, meu mais novo amigo de infância. Conheci cinco minutos antes de ir para o restaurante. Ele é primo da Sandra.
A livraria tem sofás, cadeiras confortáveis e um amplo espaço
Entre sashimi, sushi, tempura, temaki, tomamos um drink d espumante, vodka, suco de limão e sorvete de limão, que fez a diferença. Espetacular. Era um digestivo. Depois daí, ….ah não vou contar, mas tinha pagode…..(ahahahah)
Caipirinha Carambola e Jabuticaba
No dia seguinte, acordamos e ficamos batendo papo, pois a Sandra queria saber as novidades e ter noticias de uma série de pessoas de Foz do Iguaçu. Não é para menos. Ela morou mais de 10 anos na cidade.
Ai vem a segunda parte. Fomos ao Veloso Restaurante. Comemos costelinha de porco e mandioca, regado a caipirinha. Gente, as caipirinhas são bem exóticas. Eu tomei uma de cachaça com jabuticaba e outra de tangerina com pimenta. A Sandra tomou duas de Carambola com manjericão e uma de limão com gengibre.
Uauuuuuuuuuu, uma delicia.
O restaurante é bem simples e para conseguir uma mesa na calçada, que é um charme, tem que chegar antes do meio dia. Sentamos a uma mesa e começamos a comer e degustar as caipirinhas. Para completar o almoço, uma forte e fria chuva pra refrescar os ânimos, mas isso não é novidade neh!
Mas eu preciso falar da costelinha de porco. Ela vem fervilhando na mesa, bem torradinha, acompanhada de chumichurri, molhos, pimenta, farofa e mandioquinha O Veloso fica no bairro Vila Mariana. Eu recomendo.
Costelinha de porco e acompanhamentos
A tarde a Sandra me levou para uma Centro Cultural São Paulo. O local é muito bom. Têm espaço para exposições, shows, para simplesmente sentar e ler. Caminhar, namorar, jogar baralho, dama, xadrez, ou ficar na net. Foi nesse lugar que escrevi esse texto e postei as fotos. … e a chuva continuava…
Acabei conhecendo mais um amigo da Sandra, o André, que trabalha no mundo artístico. Tomamos umas cervejinhas e depois comemos doces. O mais gostoso foi um com receio de nozes. Isso tudo no Centro Cultura.
Sandra Regina no Espaço Cultural
Fim da folga e a chuva caia com vontade, quando tomei o rumo do aeroporto de Guarulhos/SP. Uma coisa aprendi nos 2 dias em São Paulo; fazer uma combinação de metrô e ônibus e abandonar o taxi. Além de econômico é muito mais rápido. Essa dica foi do meu irmão e meus sobrinhos que moram aqui aha mais de 20 anos e conhecem a cidade com todos os seus detalhes.