Equipamento evita tragédia com dois Airbus A350
✈️ Uma tragédia foi evitada pelos equipamentos anti-colisão (TCAS) a bordo de dois jatos Airbus A350-900 da Air Mauritius, quando eles se encontraram sobre o Sudão do Sul, frente-a-frente e na mesma altitude. Como resultado, da ação do piloto automático, um dos aviões foi forçado a subir e outro a descer para evitar uma catástrofe. Eram 23h04 UTC (20h04 de Brasília) de 6 de janeiro de 2022, quando os pilotos automáticos dos voos MK-15 (de Paris para Maurício) e MK-42 (de Maurício para Londres) mudaram repentinamente suas trajetórias ao detectarem o risco de colisão a 11.800 metros de altitude, enquanto voavam sobre o Sudão do Sul. Com o desvio, as aeronaves se cruzaram a 800 metros uma da outra. (Leia + https://aeroin.net/)
✈️ Um incidente com um avião Embraer E195-E2 da Azul Linhas Aéreas na manhã de quinta-feira, 27 de janeiro, deixou bloqueada a pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), por um longo período após um pouso em “Mayday”, ou seja, em situação de emergência. Toda a sequência da situação, desde a suspensão das operações na pista até o pouso, inspeção da aeronave e inspeção da pista, durou cerca de 35 minutos e foi registrada pela câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo, parceiro do AEROIN no YouTube.(Leia + https://aeroin.net/)
🚎 O grupo Itapemirim, que cancelou “temporariamente” suas operações aéreas em dezembro, provocando uma crise no setor, voltou atrás na decisão de interromper o serviço de linhas no transporte interestadual de passageiros. A suspensão e o cancelamento de rotas foram anunciados em dezembro, logo após o problema da companhia em torno de suas atividades no setor aéreo. Em nota divulgada na quinta-feira, 27, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) afirmou que, após conversas com a Itapemirim, aprovou o pedido de cancelamento do requerimento de paralisação. “Ou seja, os serviços que seriam interrompidos a pedido da empresa continuam operando e à disposição dos usuários”, informou a agência. (https://economia.uol.com.br/)
👥 Foz do Iguaçu atrai mais um grande ponto comercial, o Assaí Atacadista, com previsão de gerar mais de 500 empregos diretos para a cidade. Nesta quinta-feira (27) representantes da Prefeitura de Foz do Iguaçu reuniram-se com o fundo proprietário do imóvel que sediará o supermercado para dar agilidade aos trâmites burocráticos, com a intenção de que a inauguração aconteça ainda no primeiro semestre de 2022. (https://cabezanews.com)