Sanepar Startups: conheça as 15 empresas selecionadas para a primeira fase. d
Em 60 dias, foram submetidas mais de 80 propostas de todas as regiões do Brasil.
O programa Sanepar Startups recebeu 87 propostas de soluções inovadoras e sustentáveis após o lançamento do primeiro edital. Desse total, com base no edital do programa, foram selecionadas 15 empresas que apresentaram projetos referentes a 12 desafios do setor de água e saneamento ambiental, distribuídos em quatro temas. Este edital irá destinar R$ 750 mil para os projetos a serem desenvolvidos., mas oO programa prevê investimentos totais que chegam ade R$ 1,5 milhão da Sanepar.
O programa é desenvolvido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR), a Finep – Inovação e Pesquisa, empresa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR).
Para o gerente de pesquisa e inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, as propostas estão bem distribuídas entre os quatro temas de desafios, o que representa um potencial de impacto transversal e sistêmico no setor. “Das propostas, 76 são das regiões Sul e Sudeste do país, sendo 20% do Paraná e 43% do estado de São Paulo”, destaca Possetti. Segundo ele, todas as demais regiões do país também participaram do edital.
De acordo com o diretor de negócios e inovação do PTI-BR, Rodrigo Regis, o resultado obtido é consequência da excelência das instituições organizadoras do Programa de Inovação Aberta no Setor de Saneamento Ambiental, que mapearam os desafios do setor e trabalharam de forma conjunta. “Foram realizadas dezenas de iniciativas de sensibilização do ecossistema de inovação nacional”, comenta Regis.
As propostas passaram por uma avaliação técnica e as 15 melhores avaliadas foram publicadas na última sexta-feira, 14, no site do Programa: saneparstartups.com.br.
As propostas
As 15 empresas classificadas passarão por uma pré-aceleração composta por seis encontros e ao final terão que apresentar um pitch, que é uma apresentação oral da proposta para a banca avaliadora. A pré-aceleração começa ainda em janeiro e o pitch será no dia 5 de abril. Apenas cinco empresas serão selecionadas para receberem recursos financeiros e outros benefícios da aceleração, tais como qualificação, acesso à infraestrutura e apoio técnico.
Conheça as empresas classificadas na primeira etapa de avaliação do Sanepar Startups: https://www.pti.org.br/sanepar-startups-conheca-as-15-empresas-selecionadas-para-a-primeira-fase-do-programa-que-busca-solucionar-desafios-do-setor-de-saneamento/ (Da assessoria)