Iguaçu amplia mercado de atuação
Durante o workshop foi manifestado grande interesse das entidades em realizar eventos em cidades menores, como é o caso de Foz do Iguaçu/PR. Aproveitando a oportunidade, o coordenador de Eventos do ICVB, Ralf Smaha fez uma apresentação do Destino Iguaçu e teve 15 minutos para conversar com cada entidade e falar sobre a infraestrutura e as principais vantagens do destino para atrair a realização de eventos internacionais.
Hoje, as empresas organizadoras de eventos querem destinos menores, com menos congestionamento, mas que oferecem bom número de assentos aéreos, preços atraentes, hospedagens e espaços para eventos amplos e capacitados com tecnologia avançada, além de aliar o turismo de eventos ao de lazer.
A localização estratégica de Foz do Iguaçu aliada com os voos dos 3 aeroportos internacionais foi um fator de destaque durante as reuniões, pois muitos ainda não tinham conhecimento do novo voo da LAN que faz conexão direta entre o Destino Iguaçu e Lima/Peru, possibilitando um rápido acesso de participantes provenientes de vários países da América Latina e Estados Unidos.
As entidades presentes ao workshop eram de diferentes países da América Latina e que realizam diversos eventos internacionais, dentro dos segmentos médico, industrial, veterinária, administrativo, engenheiro, químico, psicológico e hidráulico. “A apresentação do turismo de eventos de Foz do Iguaçu foi muito proveitoso, pois tivemos contato direto com grandes entidades realizadoras de eventos associadas a ICCA. Num futuro próximo esperamos ter resultados satisfatório para o setor do Destino Iguaçu”, complementa Ralf Smaha.
RANKING – Atualmente Foz do Iguaçu ocupa a 5ª posição no ranking ICCA entre as cidades brasileiras que mais realizam eventos internacionais, e segundo a Embratur o gasto médio de um turista que viaja para participar de congressos e seminários internacionais é de US$ 285,10, um valor muito superior se comparado ao gasto médio diário do turista de lazer que é de US$ 68,00. Devido a esse fato atualmente o Iguassu CVB tem desenvolvido um trabalho massivo em parceria com Secretaria Municipal de Turismo e Itaipu Binacional para promover cada vez mais o destino e mostrar para potenciais entidades que Foz é o destino ideal para a realização de importantes eventos internacionais.
Segundo o departamento de eventos do Iguassu CVB hoje estão em processo de captação 65 eventos entre nacionais e internacionais, que poderão acontecer em Foz do Iguaçu até o ano de 2017 com um potencial para atrair aproximadamente 97.500 participantes.
NA TELA DA RECORD – No último domingo, dia 28, os atrativos turísticos de Foz do Iguaçu estiveram na tela da TV Record por mais de 6 minutos, exibidos no programa de Gugu Liberato, através do quadro “De Volta Para Meu Aconchego”. O quadro tem a tarefa de beneficiar pessoas com dificuldades financeiras. Enquanto Gugu Liberato construía a casa, a família pernambucana fazia passeios em Foz do Iguaçu/PR
A equipe do programa e a família ficaram hospedadas no Panorama & Acquamania Resort, hotel mantenedor do Iguassu CVB. A família permaneceu na cidade por cinco dias e conheceram as Cataratas, Itaipu Binacional, Parque das Aves, Marco das Três Fronteiras passearam pela cidade e sobrevoaram as Cataratas com helicóptero da Helisul.
Através do quadro, exibido semanalmente na Rede Record, tem o objetivo de resgatar uma família carente que mora em São Paulo e queira retornar para a terra natal. Mas antes, eles fazem um passeio por alguma cidade bonita do Brasil, desta vez a produção escolheu Foz do Iguaçu.
A partir 26 minutos do quadro “De Volta para Meu Aconchego”, começa as imagens de Foz do Iguaçఉ
REPRESENTAÇÃO – O primeiro escritório de representação do Iguassu Convention & Visitors Bureau já está funcionando no Rio de janeiro e será coordenado pelo executivo Ney Huberto Neves, que engloba as regiões Sudeste e Centro-Oeste, mercado com grande potencial emissivo.
Com 22 anos de atuação e experiência na área de turismo, Ney Neves ficará a cargo de fomentar o turismo de lazer, negócios e eventos para Foz do Iguaçu/PR, por meio de visitas, treinamentos e estímulo às entidades de classe e mercado corporativo que desejem realizar seus eventos na Terra das Cataratas.
Ney Neves revela que está entusiasmado com o novo desafio e pretende trabalhar para posicionar a cidade no 3°lugar no ranking ICCA, de cidades-sede de eventos internacionais no Brasil, através das agências de viagens, operadoras e todo o universo de eventos, sejam técnico-científicos, corporativos ou incentivos. “Foz do Iguaçu tem uma das melhores ofertas de infraestrutura do país e com o crescimento do número de visitantes, despertou nas companhias aéreas a necessidade imediata de ampliação da malha, que passou de sete para 30 voos por dia, entre domésticos e internacionais”, afirmou Neves.
A iniciativa é inédita no Brasil e o Iguassu CVB é a primeira instituição a ter uma representação no Rio de Janeiro, cidade que será o centro da mídia mundial nessa década. “Através do planejamento estratégico bem definido e as grandes oportunidades que o Brasil terá nos próximos anos, a direção do ICVB concluiu que essa seria a melhor forma de incrementar o número de visitantes”, comentou Camilo Rorato, presidente do ICVB.
A representação do ICVB vai funcionar na Le Lieu Marketing & Promoções Iguassu CVB – Rio de Janeiro -Telefone: (21) 3215-7311 -email: destino.IGU@gmail.com